TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Administração de Produção

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1 Introdução 5

2 História da Administração de Produção 6

3 Ciclo de Vida dos Produtos e Serviços 8

3.1 Introdução 8

3.2 Crescimento 9

3.3 Maturidade 9

3.4 Declínio 10

4 Sistema de Produção 11

5 Tecnologia na Administração de Produção 13

5.1 Modernização dos Sistemas de Produção 13

6 Controle da Qualidade na Administração da Produção 16

7 Logística 17

8 Conclusão 19

9 Bibliografia 20

1 Introdução

Segundo Nigel Slack, um dos maiores nomes da administração do mundo, “administrar a produção é tratar da maneira pelo qual as organizações produzem bens e serviços”, ela é responsável por desenvolver técnicas para a gestão da produção que é a própria finalidade da existência de cada negócio, por que toda empresa nasce para produzir algo seja bem ou serviço.

O processo produtivo consiste na transformação de materiais e serviços, essa transformação nada mais é do que utilizar recursos para mudar o estado ou condição de algo para produzir entradas e saídas, essas entradas e saídas podem ser de materiais, informações e consumidores, com isso a empresa poderá obter o retorno de seu trabalho, garantir a sobrevivência e criar condições para o seu sucesso e crescimento sustentável.

Essa área é considerada como o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis na tomada de decisões na área da produção voltada as empresas industriais, ou operações voltadas para as empresas de serviços, sempre com o objetivo de satisfazer alguma necessidade da sociedade ou para atender a alguma solicitação do mercado definindo sua missão organizacional e sua visão de futuro.

No Brasil há três setores principais relacionados a administração da produção:

Setor primário: Que produzem a matéria-prima.

Setor secundário: Transforma a matéria-prima em manufatura.

Setor terciário: Comercializa os produtos.

2 História da Administração de Produção

A administração da produção teve que se adaptar com as constantes mudanças e novas maneiras de gerenciamento, por isso, para Norman Gaither, a administração da produção precisou evoluir e se adaptar aos processos e desafios de cada Era.

Os sistemas de produção estão presentes nas maiores obras da humanidade, as pirâmides do Egito, o Partenon grego, a grande muralha da China, e os aquedutos e estradas do império romano. Outra forma de produção utilizada na antiguidade era o artesanato, que antes do ano 1700, eram chamados de sistemas caseiros, por que a produção se dava em casa ou cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem o trabalho manual de produtos.

Alguns acontecimentos históricos ajudaram na evolução da forma de produzir das indústrias, um desses fatos ocorreu entre os anos de 1760 e 1840 na Inglaterra, com a transição de processos para manufaturar, o surgimento da economia capitalista e o crescimento sem precedentes da renda média dos trabalhadores, tudo isso causado por várias outras mudanças que acarretaram na Revolução Industrial.

Apesar de todos os conceitos de produção, do desenvolvimento da indústria e da crescente separação entre propriedade e administração, a função de administrador junto com o “pensamento administrativo”, teve seu início com os economistas clássicos do início do século XIX, a partir de Adams Smith, criador da Escola Clássica da Economia.

No século XX, aconteceu o grande marco da administração da produção, com a criação em 22 de agosto de 1903 da Ford Motor Company, fundada pelo empresário americano Henry Ford, com um investimento inicial feito por 12 sócios no valor total de 28.000 dólares, fabricando um carro do modelo T a cada 98 minutos, utilizando linha de produção. Henry Ford conseguiu com muita persistência implementar na Ford Company, produção em massa, baixos custos de manufatura, linhas de montagens mecanizadas, e produtos padronizados, o que naquela época, era um fato único e desafiador.

Os primeiros estudos das relações humanas sobre o comportamento dos trabalhadores em seus ambientes de trabalho disseminaram entre os gerentes de produção, e gerou o entendimento básico dos trabalhadores e suas atitudes em relação ao seu trabalho, isso deu início ao movimento Behaviorista no final do século XIX, em seguida começaram as pesquisas operacionais.

3 Ciclo de Vida dos Produtos e Serviços

O Ciclo de Vida do Produto são as etapas definidas de seu lançamento até sua descontinuação. Essas etapas são inspiradas no ciclo de vida biológico e levam os nomes: Introdução, Lançamento, Maturidade e Declínio. As etapas não tem duração determinada, variam de acordo com o produto ou serviço.

Conhecendo o ciclo você identificará a fase que seu produto está, podendo definir qual a melhor estratégia a tomar. A análise pode ficar ainda mais fácil se você utilizar a Matriz BCG, uma ferramenta que está relacionada com o modelo de Ciclo de Vida do Produto.

3.1 Introdução

A Introdução é o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a aumentar consideravelmente. Nesse período, a produção é pequena e as vendas são limitadas a pequenos grupos de pessoas. Nesta etapa há pouca ou nenhuma concorrência.

Em um mercado em introdução, você deve investir nas validações de mercado: qual a melhor maneira de produzir? Qual a melhor maneira de atrair clientes? Qual a melhor estratégia para escalar as vendas?

Vendas limitadas

Lucro mínimo

Quase não há concorrência

3.2 Crescimento

O Crescimento é a etapa onde o produto ganha forma comercial sólida para a produção em escala. O produto já adquiriu potencial e possuiu demanda. Nessa fase, muitos competidores começam a aparecer e as vendas começam a aumentar.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com