TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Humanidades Atividade 1.1 – Sociedade Ideal

Por:   •  27/5/2019  •  Dissertação  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1.1 – Sociedade Ideal

A sociedade ideal está muito além de ser alcançada diante da extravagante diferença sócio econômica. Segundo estudos, cerca de 1% mais ricos concentra 28% de toda a renda no Brasil, em 2015 esse percentual correspondia a 1,4 milhão de pessoas enquanto os mais pobres correspondiam a 50% equivalente a 71 milhões de pessoas.  

        Robert Owen diz que a determinação do caráter humano era condicionado a frutos das condições do ambiente de trabalho, ou seja, se trabalharmos em um ambiente insalubre com péssimas condições de trabalho e higiene, por exemplo, vai gerar insatisfação humana, surgindo doenças e levando consequências a sociedade. Ele acreditava que a adoção de práticas sociais nas quais colocassem a felicidade, harmonia e a cooperação como premissa, poderiam transpor as dificuldades geradas pela economia capitalista. Viu que a melhor forma de levar essas condições, foi reduzindo a jornada de trabalho dos operários e defendendo melhores condições de educação e moradia, dando dignidade e valor a pessoa humana.

        Para Charles Fourier, as ações cooperativas na complacência de capitalistas esclarecidos e sintonizados com as ideias liberais, poderiam sustentar uma sociedade justa e igualitária. Uma nova etapa no desenvolvimento da humanidade dependia de convencer ricos e poderosos a se juntarem a ele em seu sonho. Seu anseio por uma justiça social, na qual acabasse com as distinções que diferenciavam os papéis assumidos por homens e mulheres, baseado no bem-estar do ser humano.

        O conde de Saint-Simon acreditava que a sociedade deveria ser composta por uma maioria de produtores capazes de gerar riquezas, segundo ele, as empresas capitalistas podem existir desde que elas assumissem a responsabilidade social para com a classe de trabalhadores. Um exemplo seria assumir os custos com tratamentos de enfermidades da época gerada pelo esforço ou das condições de trabalho e higiene oferecidas pelas empresas.

        No ponto de vista atual, o ser humano espera que a sociedade seja idealizada através dos valores implantados pelo seio familiar, cultura, religião, na qual o respeito à dignidade humana é principal fator para constituir uma sociedade mais humanitária e justa.         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com