TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.009 Palavras (13 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

                   CIÊNCIAS CONTÁBEIS

          AUDITORIA

     

   MANAUS

      2018

FLORA CAROLINA FREITAS DOS SANTOS - C63330-5

YAN FELIPHE DA SILVA MARTINS - C7113G-2

AUDITORIA

AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES

[pic 1]

MANAUS

2018

INTRODUÇÃO

A auditoria tem por princípio auxiliar o administrador a tomar decisões mais eficazes em relação a gestão administrativa, evitando erros, omissões ou fraudes que possam ser efetuados.

As disponibilidades dentre os investimentos patrimoniais representam o ativo de maior liquidez, sendo o mais sujeito a fraudes, devido a movimentação constante de numerários, mesmo que a empresa mantenha um bom sistema de controle interno. Nos dias atuais é de vital importância a manutenção de um controle interno, principalmente sobre suas disponibilidades. Como citam FRANCO e MARRA (1992,p.298), na maioria dos casos,os alcances, desfalques e desvios estão diretamente relacionados com o dinheiro disponível.

Por outro lado, a auditoria não procura apenas fraudes em seu sistema, mas sim obter opinião de profissionais com maior especialização na área contábil e saber se retrata fielmente a situação da empresa. A Auditoria fornece análises, apreciações, recomendações, sugestões e informações relativas à atividade examinada, podendo revelar as fraquezas, determinar causas, avaliar as conseqüências e encontrar uma solução para que o administrador possa agir. Sendo o processo pelo qual é realizado o exame minucioso na escrituração contábil e nos documentos que lhe deram origem, fazendo-se os confrontos e sugerindo as retificações necessárias,motivados por erros ou omissões, assim o auditor estabelecerá procedimentos, que funcionarão como uma investigação, fundamentando a sua opinião. A empresa deverá ter um controle interno que garantirá a veracidade dos registros e a exatidão das informações, que serão utilizadas para a formação dos papeis de trabalho, que são um conjunto de formulários e documentos que fornecem todas as informações referentes ao trabalho do auditor.

O surgimento da Auditoria, está diretamente relacionado aos seguintes principais motivos:

  • Evolução natural do mundo capitalista;
  • Transformação de empresas familiares em empresas corporativas, administradas por terceiros;
  • Processo de globalização evidenciado, principalmente, por:
  • abertura de capital para investimentos externos;
  • expansão dos negócios para "além" fronteiras;
  • Crescimento, modernização e evolução tecnológica, principalmente nas áreas ligada à informática;
  • Crescimento de fraudes, erros e atos ilícitos nas áreas fiscais, societárias, legais, administrativas e financeiras das empresas;

A auditoria deixou de ser, para as entidades, e especialmente para empresas da atualidade, apenas mais um instrumento criado pela administração para aumentar seus controles sobre o pessoal administrativo. Atualmente é meio indispensável de confirmação da eficiência dos controles e fator de maior tranqüilidade para a administração e de maior garantia para os investidores, bem como para o próprio fisco, que tem na auditoria o colaborador eficiente e insuspeito, que contribui indiretamente para melhor aplicação das leis fiscais

1 - AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES

As disponibilidades são recursos financeiros que se encontram à disposição imediata. Podem estar na própria entidade (caixa) ou em bancos (depósitos bancários à vista ou aplicações de liquidez imediata).

  1. – OBJETIVOS DA AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES

A auditoria das disponibilidades tem a finalidade de:

  1. Determinar sua existência, que poderá estar na própria entidade, em bancos ou com terceiros.

A entidade, por meio de seu Balanço Patrimonial informa aos usuários que possui determinado valor em seu Ativo Disponível. O auditor então deverá certificar-se de que estas informações estão corretas. Dessa forma, a verificação da existência de qualquer item do Ativo deve ser o objetivo primordial da auditoria.

A existência na própria entidade seria o numerário em caixa (a conta CAIXA); em bancos, refere-se aos recursos em conta corrente de livre movimentação ou aqueles aplicados, mas cuja liquidez seja imediata; e com terceiros, os recursos destinados à manutenção do caixa tipo fundos rotativos ou fundo fixo. Terceiros, neste caso, são funcionários aos quais a entidade confiou recursos destinados a pagamentos de despesas de pequeno valor.

b) Determinar se os recursos disponíveis são pertencentes à entidade que se está auditando.

Apesar de fundamental, convencer-se apenas quanto à existência não basta. O auditor precisa certificar-se de que os recursos, cuja existência ficou comprovada, pertencem efetivamente à entidade.  

  1. Determinar se as Normas Brasileiras de Contabilidade e outras normas aplicáveis (legislação específica) foram obedecidas.

As contas do Disponível, por compreenderem recursos líquidos (dinheiro), praticamente não apresentam dificuldades no que se refere à avaliação.. O que precisa ser observado é que os valores em bancos sejam efetivamente disponíveis, não vinculados à alguma obrigação da entidade; que não existam saldos credores em algumas contas “Bancos contas movimento”, caso em que tais saldos deveriam ser reclassificados para o passivo; e que as aplicações financeiras incluam os rendimentos até a data do Balanço Patrimonial.

   

  1. Determinar a existência de restrições de uso ou de vinculações em garantia.

Primeiro determinar a existência dos recursos, depois se são de propriedade da entidade auditada. Satisfeito isso, ver se existem algumas restrições de uso, que poderão determinar a necessidade de reclassificação para outro grupo de contas, tanto do Ativo quanto do Passivo, conforme já comentado no item anterior a este.

  1. Determinar se está corretamente classificado nas Demonstrações Contábeis e se as divulgações cabíveis foram expostas em Notas Explicativas.        

Obedecendo a ordem de classificação das contas do Ativo, pelo grau crescente de liquidez, as disponibilidades compreendem o primeiro grupo de contas. Basicamente duas situações devem ser observadas e que podem determinar a reclassificação para outro grupo de contas: Restrições de uso, por estarem vinculados à alguma obrigação da entidade, não podem ser considerados valores disponíveis e devem ser reclassificados; e saldos credores em contas banco, que devem ser considerados como empréstimo e, como tal, devem ser classificados no Passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com