TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Por:   •  12/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Qual é a relação existente entre a motivação e a liderança no ambiente organizacional?

É comum hoje vermos tamanha cobrança por parte dos líderes em termos de rendimento de seus liderados, mas é comum também vermos que há pouca ou nenhuma motivação para que esses venham a mostrar ótimos resultados às empresas.

De que maneira uma má liderança afeta na motivação de seus colaboradores?

É interessante analisar as razões de uma boa liderança ser essencial para o desenvolvimento humano e consequentemente, o crescimento da empresa.Investigar como tornar melhor o relacionamento entre líderes e liderados pode ser o início para a solução dos problemas, bem como saber quais são as possíveis barreiras existente entre eles e o que traz motivação aos funcionários.

Liderança e Motivação no Ambiente Organizacional

Liderança é tudo em uma empresa.Por mais democrata que seja o ambiente, é necessário ter um líder para deixar claro para onde a empresa tem que ir, sem a presença de um líder, pode-se dizer que a empresa não tem noção de onde tem que chegar e o que deve ser feito para que se atinja o nível desejado, sem um líder,fica-se andando em círculos, não há um plano traçado, ou mesmo,cada um pode dizer querer fazer à sua maneira, e nunca chegarem num acordo.

Liderança é um assunto que chama muito a atenção, são muitos os que se interessam em ser líderes, mas são poucos os que se entendem a importância de exercer boa liderança, poucos compreendem que através da liderança deles, seus liderados estarão motivados ou não, sendo bons líderes, provavelmente terão equipes motivadas e decididas a colaborar com o melhor de si para o benefício da empresa, o que acontecerá de forma contrária caso não exista uma boa liderança.

Percebe-se a importância de uma boa liderança quando encontramos um ambiente organizacional agradável para poder desenvolver as tarefas do dia-a-dia, e comparamos com um ambiente organizacional onde a liderança não é satisfatória,o ambiente se torna pesado e desagradável, as pessoas pouco conversam e esperam ansiosamente pelo horário de saída,não desenvolvendo suas funções da melhor maneira.

É importante lembrar que a empresa onde trabalhamos é nossa segunda casa, já que passamos a maior parte dos nossos dias dentro delas, e por passar todo esse tempo nela, ela deveria ser agradável. Um ambiente mais tranqüilo, facilita um melhor trabalho em equipe, aumentando assim a sinergia entre os colaboradores, propiciando também uma relação mais saudável entre colegas.Os resultados almejados pela organização tendem a aparecer naturalmente, como conseqüência dessa boa relação entre líderes, liderados, enfim, no ambiente organizacional.

Mesmo sabendo que, uma boa liderança traz benefícios para a empresa, nem sempre ela existe.Nota-se ainda hoje, tanto dentro de empresa grandes como pequenas, que o líder apenas cobra, se dirige aos seus liderados de forma agressiva, pode ser que eles imaginem que a maneira agressiva de falar vai impor respeito à sua condição de líder, mas não percebem que num ambiente organizacional onde os funcionários se sintam oprimidos, o trabalho não tem o rendimento que deveria ter, as pessoas não encontram prazer em trabalhar.

Um bom líder deve compreender o que faz com que exista motivação, ele deve entender que o capital humano é o maior patrimônio da empresa, e sem esse capital, não há como produzir, a empresa não sobrevive.

Dentre os vários fatores que influenciam no comportamento das pessoas, pode-se dizer que o principal está mais relacionado ao aspecto da motivação.

No dia-a-dia, a palavra líder é freqüentemente usada como sinônimo de alto gerente. Isto pode ser perfeitamente compreendido a partir de expressões tais como: Nossos lideres nunca se empenharão nisso ou Todas as mudanças devem começar pelos líderes. No entanto, esta maneira de pensar apresenta pelo menos dois problemas em sua essência.

O primeiro problema torna-se evidente quando alguém diz: “Grande idéia. Mas o que pensam os líderes?”. Esta pergunta é desrespeitosa e desmoralizante para qualquer um em sua organização, que não seja um alto gerente, pois ela reprime o pensamento e as ações inovadoras.

O segundo problema é mais sutil: se a liderança se define pela alta administração, então não há nenhuma definição real. A existência de dois termos para descrever a mesma coisa significa que um deles é redundante. Mas há outras definições funcionais que seriam amplamente aceitas. É por isso que, mesmo depois das organizações terem descentralizado o processo decisório, as pessoas ainda costumam referir-se aos líderes como pessoas de cúpula.

Esta confusão afeta todos os aspectos da prática organizacional,

incluindo o desenvolvimento de futuros líderes. Que empresa não investe pesadamente no desenvolvimento de liderança?

Gerentes de alto potencial são identificados logo no início de suas

carreiras. Eles têm uma ascensão profissional meteórica, pois são aconselhados e enviados para inúmeros programas caros, cuja intenção é desenvolvê-los para futuros cargos administrativos de alto nível. Isto é sem dúvida importante. Mas porque não dar a isso o nome apropriado: desenvolvimento executivo? Ao chamarmos este programa de desenvolvimento de liderança, reforçamos a noção de

que a responsabilidade pelo futuro do empreendimento recai nas mãos de uns poucos escolhidos. E quem sabe que oportunidades de real desenvolvimento de liderança, em um sentido mais amplo, são perdidas por nos voltarmos exclusivamente para uma elite?

Os líderes bem-sucedidos – estejam eles dentro ou além dos muros das organizações -, são aqueles que lideram, orientando as pessoas para avaliarem a realidade de uma situação, para desenvolverem um curso de ação benéfica, e motivá-las

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com