TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Memorial Funcionalizar

Por:   •  30/4/2015  •  Dissertação  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

PROFUNCIONÁRIO:

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

                                                                            Memorial: Produção Textual: módulo 8

                                                                            Cursista: Terezinha de F. Araújo da silva

                                                                            Tutor: Gilberto Gomes dos Santos

                                                                            Coordenadora: Helen Cristina X.Moreira

2014

1

PRODUÇÃO TEXTUAL

      A professora, autora deste módulo Olga Freitas fala sobre texto, que é a manifestação linguística produzida por alguém numa situação concreta, com intenção determinada. A linguagem escrita só surgiu, por volta de 4000ª C. Entre os povos do oriente.

         Uma das funções mais importantes da escrita é contar os eventos marcantes da existência do indivíduos, sua história. Como exemplo, o nosso próprio memorial que é a memória de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante uma disciplina o mesmo durante todo o curso.

       Uma outra possibilidade de se contar a história de alguém é escrevendo sua biografia. Destacamos também duas das qualidades indispensáveis à produção de um bom texto, que é a clareza e coerência de ideias. A professora Olga fala também da objetividade, a coesão e a criatividade. Objetividade que transmite ideias relevantes, retirando do texto as informações desnecessárias.

          Coesão é a articulação gramatical entre as palavras, orações, frases e parágrafos, ou uma maneira de se recuperar em uma segunda frase, um termo citado em uma primeira. Criatividade é a capacidade de captar a atenção do leitor para o texto.

         É necessário saber usar a linguagem escrita de forma adequada, comunicando o que se deseja com clareza e objetividade evitando-se mal-entendidos. Eficácia diz respeito a realizar a tarefa certa, no momento oportuno, de modo que seja alcançado o objetivo. Diz que é preciso compreender que texto oficial, apesar de apresentar informações formais, institucionais, deve também ser enriquecido por novas formas de linguagem. Devem ser claro, objetivo, criativo. Por isso, quanto mais conciso e facilmente compreendido, mais eficaz é o texto.

      Um dos meios mais antigos de comunicação é a carta. Desde o surgimento da escrita, as pessoas escrevem cartas para informar acontecimentos, expressar sentimentos, fazer solicitações. Felizmente, hoje, apesar do ainda imenso número de analfabetos no Brasil e no mundo, a produção de cartas tornou-se acessível a quem desejar.

     2

          A carta, um dos meios mais antigos de correspondência oficial, ao longo do tempo foi se modernizando até se tornar hoje, como o ofício. O ofício é subdividido em duas categorias: ofício de solicitação e de requerimento. A solicitação é dirigida a pessoas de sua relação de trabalho e o requerimento a autoridades do serviço público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com