TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Notas Explicativas

Por:   •  2/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.510 Palavras (11 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 11

NOTAS EXPLICATIVAS

Amanda Scheuermann 1

Bruna Taiane de Souza 2

Daniela Klemann 3

Luiza de Col4

Renata Pozzo 5

RESUMO

        O presente artigo foi grafado sobre as orientações do professor Ari Dal Vesco, que coordena a unidade curricular de Contabilidade III, no curso de Ciências Contábeis, ministrado pela Universidade do Contestado. O tema central exclusiva o assunto sobre notas explicativas, demonstração contábil obrigatória a todas as entidades. O artigo contou com benefícios de pesquisas em meios digital, meios bibliográficos e contribuições do professor. Seu principal objetivo é elencar a importância das notas explicativas, assim como a importância e a competência na hora da elaboração da mesma. Essa produção resultou na intenção de que as notas explicativas são se suma essencialidade entre as demonstrações contábeis financeiras de uma entidade, pois apresenta todas as informações não cabíveis nas demais demonstrações, complementando o quadro informacional de forma efetiva.

Palavras – Chave: Notas Explicativas. Demonstrações. Contabilidade. Legislação. Finalidade. Importância.  

ABSTRACT

        This article was spelled on the teacher's guidance Ari Dal Vesco, who coordinates the course Accounting III, in the course of Accounting, taught by University of Contestado. The unique central theme the issue of notes, mandatory financial statement to all entities. The article includes benefits of research in digital media, bibliographic resources and teacher contributions. Its main objective is to list the importance of the explanatory notes, as well as the importance and competence at the time of preparing the same. This production resulted in the intention that the notes are to short essentiality between the financial accounting statements of an entity, it displays all information not applicable in other statements, complementing the informational framework effectively.

Keywords: Notes. Statements. Accounting. Legislation. Goal. Importance.

1 Amanda Scheuermann, graduação em ciências contábeis, Universidade do Contestado;

2 Bruna Taiane de Souza, graduação em ciências contábeis, Universidade do Contestado;

3 Daniela Klemann, graduação em ciências contábeis, Universidade do Contestado;

4 Luiza de Col, graduação em ciências contábeis, Universidade do Contestado;

5 Renata Cristina Pozzo, graduação em ciências contábeis, Universidade do Contestado.

INTRODUÇÃO

        A contabilidade nos oferece amplas ferramentas para a realização de um trabalho financeiro dentro de uma entidade. A evolução dentro dos princípios da contabilidade cresce cada vez mais, e assim a compreensão dos fatores básicos se torna mais simplifica.

        Associar os ricos conhecimentos antigos com os conhecimentos modernos e acrescer os pensamentos acadêmicos pode revelar tendências futuras sobre a profissão e o assunto em pauta, além de esclarecer como o ensino acadêmico vem progredindo na formação de novos profissionais.

        O assunto abordado neste artigo trata sobre as demonstrações contábeis, em particular as notas explicativas. Estabelecendo sua definição, sua utilidade, sua importância, sua legislação, seu modelo de elaboração, seu objetivo, suas vantagens e desvantagens e suas características de maior relevância dentro da profissão.

        O propósito deste artigo é levar o conhecimento dos profissionais para os trabalhos realizados na área da contabilidade, quanto à elaboração das notas explicativas e sua interação com as demais demonstrações, como todas trabalham juntas de forma flexível e suplementar.

        A analise da produção opta em sanar dúvidas encontradas dentro da busca pela profissionalização diante da academia, de forma a contribuir para o conhecimento vigente, e de expor uma nova opinião sobre o conhecimento existente.

NOTAS EXPLICATIVAS

        Na linguagem formal, o termo nota explicativa é utilizado para descrever um adicional de implementação de comentários, esclarecimentos ou expansões textuais. Em outras palavras, em algumas produções escrituradas se faz necessária à prestação de informações ao leitor ou interessado, no intuito de enriquecer a qualidade textual.

        Dentro da contabilidade, o termo assume um caráter parecido, porém voltado ao sentido da prestação de informações que complementem os relatórios financeiros, estabelecendo critérios particulares sobre o relatório e a entidade, de forma auxiliar e obrigatória em muitos casos. Para Osni Moura Ribeiro, a finalidade das notas explicativas pode ser compreendida como:

“As notas explicativas facilitam a interpretação dos dados contidos nas Demonstrações Financeiras. Para fins de publicação, elas devem ser apresentadas após as Demonstrações Financeiras.” (RIBEIRO, 2009, p. 369).

        As notas explicativas compõem o que denominamos em termos técnicos como as demonstrações contábeis, as quais possuem o escopo de apresentar, geralmente, a situação financeira de uma entidade. José Carlos Marion destaca a que nível institucional as notas explicativas devem ser emitidas:

“Também conhecidas como “Notas de rodapé”, as notas explicativas são normalmente destacadas após as demonstrações financeiras. Apesar de já serem obrigatórias para sociedades anônimas de capital aberto, a nova lei das sociedades por ações, estende-as aos outros tipos societários. (MARION, 2012, p. 519).”

        Mandatória regularizada pela lei 6.404/76 que elucida quais demonstrações são obrigatórias, seus requesitos de validação e a padronização ratificada para cada modelo institucional ou empresarial, notas explicativas são supletivas as demonstrações contábeis principais, designadas como balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstrações da mutação no patrimônio liquido, demonstração do fluxo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (253.3 Kb)   docx (105 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com