TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÁLISE DA POSTURA DO CONTADOR COMO CONSULTOR DE NEGÓCIOS

Por:   •  20/1/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.669 Palavras (15 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 15

CONTABILIDADE CONSULTIVA

ANÁLISE DA POSTURA DO CONTADOR COMO CONSULTOR DE NEGÓCIOS

Leila Mara Pascoal Antunes Cerqueira

Graduanda em Ciências Contábeis pela

 Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB

email: leilapacerqueira@hotmail.com

RESUMO - Introduzir o contexto geral sobre contabilidade consultiva é o objetivo geral deste trabalho, assim, uma definição baseada na teoria bibliográfica foi determinada com base na análise da postura do contador como consultor de negócios. A revisão bibliográfica narrativa foi a metodologia utilizada para desenvolver o tema, e foi feita por meio de métodos qualitativos e descritivos. Para selecionar os autores citados, foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados Scielo, Capes e Google Acadêmico, bem como livros, revistas etc., visualizados no Kindle. A lista bibliográfica foi desenvolvida com base em critérios analíticos para o título e uma breve leitura do resumo de cada trabalho. Foram considerados materiais em português, inglês e espanhol. A divisão do período foi determinada entre os últimos 10 anos. Os referenciais usados como base para a criação da discussão acerca da contabilidade consultiva apresentam muito conhecimento sobre o assunto. Dessa forma, a pesquisa é rica, responde à pergunta de pesquisa originalmente definida e facilita uma definição clara das considerações finais.

Palavras-chave: Contabilidade. Contador como consultor de negócios. Contabilidade consultiva.

ABSTRACT - Introducing the general context of consultative accounting is the general objective of this study, thus, a definition based on bibliographic theory was determined based on the analysis of the accountant's posture as a business consultant. The narrative bibliographic review was the methodology used to develop the theme, and it was carried out using qualitative and descriptive methods. To select the cited authors, scientific articles were searched in the Scielo, Capes and Google Scholar databases, as well as books, magazines etc., viewed on Kindle. The bibliographic list was developed based on analytical criteria for the title and a brief reading of the abstract of each study. Materials in Portuguese, English and Spanish were considered. The division of the period was determined between the last 10 years. The references used as a basis for creating the discussion about consultative accounting present a lot of knowledge on the subject. In this way, the research is rich, answers the originally defined research question and facilitates a clear definition of the final considerations.

Keywords: Accounting. Accountant as a business consultant. Advisory Accounting.

  1. INTRODUÇÃO

Um bom profissional deverá estar preparado para possíveis obstáculos que possam surgir no dia a dia das empresas, sendo criativo, ágil, seguro e estratégico nas soluções a serem propostas. A contabilidade consultiva é um novo padrão que começa a integrar a relação entre as empresas e os contadores. Uma visão mais estratégica passará a desenvolver diferentes planos e metas, e apoiará o avanço e a melhoria de cada fase da visão geral (BALDUINO, 2019).

Importante ressaltar também que ao ser empresário, ou mesmo considerar o contador como funcionário da empresa, se competente, estará disposto a alcançar outros tipos de objetivos alheios à sua função e contribuir para o crescimento da empresa que busca soluções.

No panorama do mundo empreendedor, não se pode pensar de cabeça fechada, é normal ver mudanças acontecerem, o fundamental é adaptar-se à modernidade, abrir novos caminhos e correr riscos, garantindo que os riscos sejam mínimos (BENICIO et al, 2021).

Introduzir o contexto geral sobre contabilidade consultiva é o objetivo geral deste trabalho, assim, uma definição baseada na teoria bibliográfica foi determinada com base na análise da postura do contador como consultor de negócios. Para atingir esse objetivo geral e demonstrar o domínio do assunto, foi desenvolvido os seguintes objetivos específicos:

- Evidenciar uma contextualização geral acerca da contabilidade consultiva;

- Determinar a importância da contabilidade consultiva para o negócio;

- Caracterizar a postura do contador como consultor de negócios.

A partir destes objetivos determinados, e considerando o que precisa ser apresentado no desenvolvimento do trabalho para atingir essas classificações, pode-se determinar que o problema de pesquisa é: como se dá a postura do contador como consultor de negócios?

O conteúdo aqui apresentado enriquece os resultados da pesquisa contemporânea ao argumentar sobre a postura do contador como consultor de negócios, levando em conta o maior referencial científico sobre o tema. Dadas as lacunas levantadas e a resolução dessas, apresentam benefícios tanto a nível acadêmico como profissional e social como um todo. Pois, dessa forma, além das respostas às questões colocadas, atribui referências a novas questões e a base para o surgimento de experimentos. Em seguida, contribui para a sociedade e atribui melhorias aos processos comumente utilizados por grandes públicos. Além disso, contribui para o campo acadêmico, pois enriquece ainda mais o acervo científico de pesquisas sobre esse tema e levanta questões que precisam ser discutidas em pesquisas futuras.

A revisão bibliográfica narrativa foi a metodologia utilizada para desenvolver o tema, e foi feita por meio de métodos qualitativos e descritivos. Para selecionar os autores citados, foram pesquisados artigos científicos nas bases de dados Scielo, Capes e Google Acadêmico, bem como livros, revistas etc., visualizados no Kindle.

Segundo Lakatos e Marconi (2017), materiais complementares publicados por fontes confiáveis, assim como as próprias revisões bibliográficas, possuem alto grau de confiabilidade e atestação do que suas fontes cobrem, o que fornece uma base para o uso de dados e relatórios, e legitimidade às pessoas que o usam.

A lista bibliográfica foi desenvolvida com base em critérios analíticos para o título e uma breve leitura do resumo de cada trabalho. Foram considerados materiais em português, inglês e espanhol. A divisão do período foi determinada entre os últimos 10 anos.

Então, de acordo com os objetivos propostos, o desenvolvimento deste trabalho é feito em três subtópicos, elencados como: Contextualização geral acerca da contabilidade consultiva; Importância da contabilidade consultiva para o negócio; A postura do contador como consultor de negócios. Após analisar o que é abordado, o estudo pode ser concluído e uma lista bibliográfica fornecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com