TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De contador a Consultor

Por:   •  14/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

ROSA, José Antônio/ OLINQUEVITCH, José. De Contador a Consultor. 2°Ed São Paulo. 2008.

No decorrer das interações do dia-a-dia, o contador acaba atuando ora como assessor de planejamento, como conselheiro, ora como psicólogo, ora despachante, ora como preposto, ora como representante.(p.10).

“O contador é, hoje, chamado a desempenhar uma nova, importante e nobre função que se confunde com as lides de um controller empresarial, de elevado status na hierarquia organizacional” (p.13).

“Muitos consultores realizam tarefas muito mais simples do que se imagina, porem, mesmo simples, tais tarefas geram benefícios para outros, que estarão dispostos a pagar por elas” (p.15).

“(...) abranger realizações profissional e pessoal no trabalho, satisfação de estar fazendo algo de que se gosta, encontrar a estabilidade financeira e profissional” (p.19).

“O trabalho de consultoria, além de ser dos mais variados, é aberto a criatividade” (p.27).

Decisões refletidas e firmes costumam dar mais solidez à carreira profissional, em qualquer área. Então, antes de mais nada, é fundamental que o contador pense bem e verifique se efetivamente pretende adotara consultoria para valer ou se, pelo contrario, o entusiasmo é, como se diz, fogo de palha (p.35).

“Do mesmo modo os conhecimentos e a experiência acumuladas em determinada área tornarão o trabalho do consultor mais valioso, assim como os recursos que tem poderão potencializar seu desempenho” (p.37).

“Se não houver motivação, é melhor não iniciar o trabalho” (p.39).

“Não se exige que o consultor seja um doutor numa determinada área - a maior qualificação escolar é sempre desejável, naturalmente, mas não é um requisito para a consultoria” (p.43).

“Muitos profissionais têm pontos fortes em determinadas áreas. Alguns são particularmente capazes na comunicação, enquanto outros se destacam em organização ou criatividade” (p.45).

“Sempre há um modo criativo de buscar informação. É um trabalho de paciência e de persistência” (p.51).

TEXTO DISSERTATIVO

É de fato que o mundo nos últimos anos vem passando por grandes evoluções, e para o contador não deixa de ser diferente. É de extrema importância que o profissional da contabilidade esteja sempre se atualizando nas informações que surgem na sua aera, e de acordo com o decorrer do tempo, o próprio esteja atualizado, bem informado e ativo no mercado de trabalho.

O livro vem mostrar que com a evolução dos tempos e com o surgimento da internet alguns profissionais perderam espaços para essa ferramenta tão poderosa que realiza trabalhos mais eficazes e reduzindo os custos de uma entidade, mas o próprio livro vem mostrar as oportunidades que se tem como consultor, que para uma boa parte é algo pra se manter no mercado de trabalho.

“O consultor é um profissional que orienta outros a realizarem seu trabalho, a tomarem suas decisões. Sem esta vinculada permanentemente ao processo de trabalho especifico, é convocado a estudar questões, analisar problemas, fazer avaliações, opinar, sugerir para que os outros levem o trabalho adiante, atuando com executores ou como lideres”, essa função normalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com