TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALUNOS DO CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O RECOLHECIMENTO E MENSURAÇÃO DO BITCOIN

Por:   •  8/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.770 Palavras (12 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE E BITCOIN: NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ALUNOS DO CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O RECOLHECIMENTO E MENSURAÇÃO DO BITCOIN

2019

RESUMO

Com o objetivo de mensurar o nível de conhecimento dos alunos do curso de Ciências Contábeis em relação ao reconhecimento e lançamento da moeda Bitcoin, o trabalho mostra a evolução da contabilidade e uma nova maneira de investimento em moedas não tangíveis e sim caracterizadas como moedas digitais.

O Bitcoin é uma moeda virtual que facilita aos seus usuários o pagamento imediato a qualquer outra pessoa do mundo, sendo desnecessária a participação de terceiros ou de autoridade central, utilizando durante as transações a criptografia.

O projeto de pesquisa foi de base exploratória e descritiva, utilizando a ferramenta de levantamento de dados através do questionário aplicado aos discentes, buscando informações para uma melhor compreensão, conhecimento e entendimento do assunto a ser apresentado. A análise de dados abordados durante a pesquisa foi qualitativa e quantitativa, visando buscar mais informações e métodos estatísticos para formalização dos resultados obtidos durante a pesquisa.

Palavra-chave: Bitcoin. Educação. Contabilidade. Moedas criptografadas.  

ABSTRACT

With the objective of measuring the level of knowledge of the students of the course of Accounting Sciences in relation to the recognition and launch of the Bitcoin currency, the work shows the evolution of accounting and a new way of investing in non-tangible currencies, but characterized as digital currencies.

Bitcoin is a virtual currency that makes it easy for your users to pay instantly to anybody else in the world, with no need for third party or central authority participation, using encryption during transactions.

The research project was exploratory and descriptive, using the data collection tool through the questionnaire applied to the students, seeking information for a better understanding, knowledge and understanding of the subject to be presented. The data analyzed during the research was qualitative and quantitative, aiming to seek more information and statistical methods to formalize the results obtained during the research.

Keyword: Bitcoin. Education. Accounting. Encrypted coins.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        4

3 REVISÃO DA LITERATURA        5

3.1 Bitcoin: definição e características        5

3.2 Investimento X Rendimentos Biticoins        7

3.3 O conhecimento dos graduandos e profissionais de Ciências Contábeis        8

3.4 Contabilização Biticoin        9

4 METODOLOGIA DE PESQUISA        9

5. REFERÊNCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

Bitcoin é uma criptomoeda descentralizada, ou seja, é uma moeda virtual utilizada em transações na Internet, não existe o dinheiro físico, diferente do dólar ou do real sendo uma forma de dinheiro eletrônico. Por ser uma moeda virtual, não existe um órgão regulador oficial, ficando ao mercado a definição das cotações, podendo variar bastante diante da oferta e da procura por esse ativo virtual. Isso tornou alguns milionários da noite para o dia por acreditarem na grande valorização desse ativo.

Com o surgimento das moedas virtuais e o crescimento de sua popularidade no mercado as transações com Bitcoin aumentaram, acarretando em um desafio para a contabilidade. Com âmbito em medir o nível de compreensão dos discentes em relação as transações com Bitcoin e suas funções contábeis, o presente trabalho abordará um novo cenário de moedas criptografadas onde é preciso estar atento aos critérios de mensuração e reconhecimento para fazer os devidos registros na contabilidade.

2 JUSTIFICATIVA

Com a constante evolução da tecnologia, a contabilidade assim como outras ciências foi obrigada a se manter em um constante processo de modernização de suas rotinas e serviços. Podemos exemplificar algo notável, como a evolução de sistemas contábeis e até mesmo a apuração de tributos e declarações contábeis/fiscais que são realizadas através de programas e aplicativos já é uma realidade para os contadores.

A contabilidade tem se modernizado e juntamente com essa evolução surgiu o Bitcoin, uma moeda virtual criptografada criada anonimamente em 2008, que inicialmente possuía um valor baixíssimo de mercado e atualmente possui altos índices de rentabilidade.

Por ser um investimento relativamente novo, é perceptível a necessidade de verificar qual o índice de conhecimento dos futuros profissionais contábeis referente a contabilização e conhecimento da criptomoeda, afinal são os atuais graduandos que estarão à frente de escritórios, empresas e até mesmo em instituições financeiras governamentais nos próximos anos.

O bitcoin, no decorrer de seus 11 anos, passou da casa dos centavos para a do milhar, transformou investidores comuns em milionários e hoje é a escolha de investimento de diversas grandes empresas. Por isso, buscamos através desta pesquisa mensurar e quantificar o nível de conhecimento dos discentes da Faculdade Ciências da Vida, levando esta informação à instituição para que possa fornecer estudos, palestras, workshops, enfim um ensino direcionado a está área para que seus alunos de Ciências Contábeis, concluam o curso capacitados e preparados para esta situação, que está a cada dia ganhando mais espaço no mercado de investimentos, ponderando que a Faculdade Ciências da Vida tem como missão: “Formar profissionais capacitados, que superem as expectativas do mercado [...]”, o presente trabalho visa recolher e quantificar informações referentes ao bitcoin e assim auxiliar a universidade a cumprir sua missão.

3 REVISÃO DA LITERATURA

3.1 Bitcoin: definição e características

O mundo em que se vive esta, mais do que nunca, em constante evolução o que é de conhecimento geral. Com os métodos de investimentos e as ditas moedas não haveria de ser diferente. Há alguns anos já se houve falar em Bitcoins, as moedas digitais, mas pouco se conhece sobre sua regularização quando é usada como receita dita em sua integridade. Principalmente quando as Bitcoins passam a integralizar patrimônio de entidades. Portanto antes de aprofundar no universo da Bitcoin, deve entender o que são as Criptomoedas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (248.5 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com