TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ACESSO A INTERNET PARA PEQUENAS EMPRESAS

Por:   •  7/5/2018  •  Monografia  •  19.474 Palavras (78 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 78

 O ACESSO A INTERNET PARA PEQUENAS EMPRESAS

ANTONIO MARCOS ALVES DOS SANTOS


RESUMO

É um fato cada vez mais corrente de que informações atualizadas, confiáveis e completas são cada vez mais requeridas nas organizações componentes da gestão administrativa. Estas informações são utilizadas para tomar decisões acertadas sobre o desempenho e a execução das políticas próprias da entidade. A contabilidade pode ajudar a cumprir justamente este papel, oferecendo à organização maior presteza na detecção de sua situação momentânea e possibilitando, assim, um melhor processo de condução, o que amplia sobremaneira o cumprimento aos princípios da eficiência e efetividade já que está se vê melhor amparada no sentido de sua atuação. Sendo assim, este trabalho visa demonstrar o uso da Contabilidade nas micro e pequenas empresas podem auxiliar o gerenciamento de suas atividades, usando procedimentos que se adaptem as necessidades dessas empresas, como implantarem um bom controle interno, controle de caixa, com o uso do fluxo de caixa, da demonstração do resultado de exercício, que são ferramentas de fácil compreensão aos micro e pequenos empresários.

Palavras chave: Informação, Pequenas empresas, Decisão, Contabilidade, Fluxo de caixa.

1- INTRODUÇÃO

 

Nestes tempos, as necessidades das pequenas empresas definidas pelo meio global em que coexistem, neste ambiente muito complexo e exigente; é indubitável que o grande número de necessidades existentes em todos os campos da gestão administrativa e a grande carga de trabalho; exige das microempresas de nosso tempo um ótimo funcionamento, com o propósito de conseguir uma eficiência sobre a sua área de atuação.

Pelo anteriormente exposto, é importante mencionar que a tomada de decisões que se leva a cabo dentro das microempresas deve cumprir com certas características como ser rápida, oportuna, fundamentada em informação concreta, que permita tomar decisões eficientes, efetivas e com um baixo custo para a organização; pois disso dependerá o sucesso ou fracasso de uma pequena empresa.

Laudon e laudon (1999, p.24), enfatizam que algumas das tendências organizacionais estão levando as organizações menores e mais flexíveis a reagir mais rapidamente a eventos externos. Na atual conjuntura brasileira, marcada por intensas transformações na estrutura produtiva e nas relações de produção, as microempresas, no que se refere à geração de emprego e renda, marcam presença bastante significativa na economia brasileira, pois contribuem, para desconcentrar a renda e absorver amplos contingentes migratórios liberados pela tecnificação e mecanização da economia rural. E ante o acelerado processo de automação industrial, que a cada ano elimina centenas de milhares de postos de trabalho, é as microempresas a alternativa mais viável de reciclar os trabalhadores e oferecer-lhes novas perspectivas de progresso (SEBRAE, 1998).

Todas as organizações precisam de informação atualizada, confiável e completa sobre todos os aspectos da para tomar decisões acertadas sobre o desempenho e a execução desta. 

        Este trabalho corresponde ao desenvolvimento de uma pesquisa para evidenciar a importância da contabilidade para a gestão das micro e pequenas empresas, mostrando a necessidade de se ter acesso às informações úteis que possibilitem ao gestor administrar seu negócio de maneira eficiente.

        As micro e pequenas empresas são um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira pela sua enorme capacidade de gerar empregos. Dada essa representatividade no contexto econômico, há necessidade de se dar uma atenção especial a esse segmento.

        De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 2007), as micro e pequenas empresas morrem antes de completar dois anos, portanto surge a preocupação com a permanência no mercado.

        Portanto, serão abordadas as características das Micro e Pequenas Empresas, bem como a necessidade e importância das informações contábeis no processo de tomada de decisão.

        A Importância da Contabilidade para a Micro e Pequena Empresa contribuirá no processo decisório?

        Para responder a esta questão será feita uma pesquisa teórica, para descobrir modelos de gestão e os fatores que influenciaram no processo decisório das micro e pequenas empresas.

        O tema escolhido A Importância da Contabilidade para a Micro e Pequena Empresa remetem aos seguintes motivos:

  • Um elevado número de micro e pequenas empresas, este é um segmento de grande importância para a sociedade, pela geração de emprego e renda.
  • Como se utiliza as informações contábeis disponíveis dentro das micro e pequenas empresas.
  • Verificar se a informação contábil passa segurança para a administração e contribui no processo decisório.
  • Identificar como a informação contábil possibilitará minimizar as adversidades impostas pelo ambiente interno e externo à empresa, propiciando melhores condições para tomar decisões, e maximizando a aplicação de seus recursos da melhor forma. 

                Informar aos micro e pequenos empresários a importância da Contabilidade             no processo decisório.  

  Conceituar micro e pequena empresa, benefícios da contabilidade na utilização em micro e pequenas empresas, divulgar quais são as informações contábeis necessárias para o processo decisório, demonstrar a importância das informações contábeis para o gerenciamento da micro e pequena empresa.

 

2 – Revisão Bibliográfica

 2.1  MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPE)

Fazendo parte da comunidade empresarial, as pequenas empresas contribuem imprescindivelmente para o bem estar social e econômico da nação. Elas produzem boa parte do total de bens e serviços produzidos no país. Garantem uma grande parcela da força de trabalho, e geram grande riqueza ao país aonde deveriam receber mais atenção dos gestores das políticas publicas, pois contribuem para a economia  da mesma forma que as grandes empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.1 Kb)   pdf (304.3 Kb)   docx (205.3 Kb)  
Continuar por mais 77 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com