TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE DOS NEGÓCIOS

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é  discutir o tema, “ética nos negócios”, no ambiente de trabalho, levando ao leitor informações importantes de forma clara e objetiva, sobre comportamentos legais e ilegais, na administração de algumas empresas. Com o objetivo de melhor esclarecer os fatos, utilizaremos também alguns trechos do código de ética do profissional contábil.

Ética nos Negócios

É inegável reconhecer que a ética profissional, inserida em um ambiente dominado pelo capitalismo onde concorrências são disputadas severamente pelos primeiros lugares no mercado, se torna um atributo essencial para que as corrupções e fraudes sejam diminuídas e eliminadas. Segundo Ethos (2001):

Dentro do contexto competitivo e das grandes mudanças, característico da maior parte dos setores da atividade empresarial, busca-se um conjunto de premissas gerenciais que estimulem a integridade pessoal e possibilitem fazer frente ao mercado econômico.

A busca por se estabelecer com segurança e com maior rendimento financeiro é comum dentro das organizações, e as decisões precisam ser tomadas pelos administradores para direcionar o caminho que será percorrido pela empresa, conforme Ethos (2001):

Ganha evidência a idéia de que os administradores tomam decisões com implicações éticas, pois a maioria das atividades empresariais têm impacto sobre outras pessoas além daquelas diretamente envolvidas, ficando assim sujeitas a uma avaliação das conseqüências de benefício ou malefício originadas para todas as contrapartes.

Diante disto a importância do profissional de contabilidade, é evidenciada, pois é ele, que tem o papel de apresentar com veracidade e fidelidade as informações contábeis bem como as sugestões de melhorias para seus usuários. Segundo Oliveira e Souza (2013) “A contabilidade tem por objetivo suprir a necessidade de informações de diversos usuários frente a relevantes processos decisórios”.

Sá (2007), relata que, “É papel da contabilidade justamente, por meio das suas informações e documentações, oferecer confiança à esfera dos negócios e à sociedade”.  A profissão contábil é regida de acordo com Código de Ética Profissional do Contabilista e suas atitudes são moldadas para que eventuais situações contrarias não venham ocorrer.

É importante ressaltar que a alta carga tributaria brasileira, desperta a vontade do empresário em reduzir seus custos mesmo que de forma ilegal. Diante disto, os contadores devem conhecer suas responsabilidades sociais, éticas, profissionais e legais que estão sujeito no momento em que realiza seus trabalhos e apresentar maneiras licitas com base na ética (CRUZ E MENESES et al, 2006). 

Segundo Sá (2007)

O contabilista enfrenta um árduo desafio, distinguir os limites da honestidade e dignidade de seus atos. Deve saber identificar, com clareza, quais são os princípios morais que irão nortear a sua conduta, uma vez que, os princípios éticos aplicáveis a sua profissão representam a essência das intenções para viver e a atuar na sociedade.

Segundo Cruz e Meneses et al (2006):

Se a carga tributária representa uma grande parcela dos custos gerados em uma empresa, passa o planejamento tributário a ser essencial para a boa gestão dos negócios, evitando, assim, que o contribuinte caia na tentação de sonegar. A sonegação é um ato de desvio de conduta ética, principalmente quando praticado de forma consciente.

O código de ética é uma ferramenta de extrema importância para a sociedade como discorre Oliveira e Souza (2013), “O objetivo do código de ética para o contador é habilitar esse profissional a adotar uma atitude pessoal, de acordo com os princípios éticos conhecidos e aceitos pela sociedade”.

O profissional contábil, busca efetuar seus serviços para atender as expectativas de seus usuários, com base nesta vertente, alguns “profissionais” desconsideram o Código de Ética Profissional do Contabilista e realizam seus trabalhos em atos que não condizem com a realidade da organização.

Constantemente exposto a questionamentos éticos, os contadores são julgados pelos atos cometidos ainda que subordinado pelos “patrões/clientes” e penalizados. Conforme o Código de Ética do Contador no seu Capítulo V:

Art.12 – A transgressão de preceito deste código constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicação de uma das seguintes penalidades:

I – advertência reservada

II – censura reservada

III – censura pública

Parágrafo Único: Na aplicação das sanções éticas, são consideradas como

atenuantes:

I – falta cometida uma defesa de prerrogativa profissional;

II – ausência de punição ética anterior;

III – prestação de relevantes serviços à contabilidade.

Em comparação com o caso estudado (Caso Schincariol), pode-se observar que alguns pontos éticos que foram infringidos pelo contador da empresa. Tendo como base o próprio Código de Ética do Contador, alguns fatos foram levantados e analisados como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (203.1 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com