TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Organizacional

Por:   •  7/11/2016  •  Artigo  •  1.500 Palavras (6 Páginas)  •  1.538 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ambiente organizacional

Paola Pozzer Werner

05/07/2016

RESUMO

O presente artigo tem como principal objetivo esclarecer a importância do ambiente organizacional nas empresas. Nenhuma empresa atinge o sucesso se não tiver pessoas satisfeitas trabalhando para elas. Cada vez mais as empresas estão preocupadas com o bem-star das pessoas. Atualmente, para que as organizações consigam conquistar bons resultados, é preciso oferecer algo mais do que uma remuneração atraente para deixar os colaboradores comprometidos e motivados. É essencial investir em atividades que visem a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e atividades que busquem o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho. Daí a importância da avaliação do Ambiente Organizacional.

Palavras-chaves: Talentos humanos, motivação, estrutura da organização, clima organizacional.

1 INTRODUÇÃO

Em função da crescente competitividade entre as empresas a busca por diferenciação é uma constante no ambiente organizacional. Historicamente, o ambiente tem sido considerado elemento-chave na definição de estratégias organizacionais. Segundo Chiavenato (1999), as pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. E as organizações, por sua vez, dependem das pessoas para poderem funcionar e alcançar o sucesso. Trata-se de uma relação mútua dependência na qual há benefícios para ambas as partes. As pessoas constituem o principal ativo da organização, por isso a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas á seus funcionários. Assim deparamo-nos a uma questão a ser pesquisada: a grande importância de um bom ambiente organizacional com cultura e clima agradáveis.

Tomando como premissa que ambiente organizacional é importante numa organização, que nem todas as empresas ainda se deram conta disto e que nem todas sabem de que forma alcançar esse ideal, espero, por meio deste trabalho esclarecer a importância do clima, da cultura e do ambiente organizacional.      

2 O QUE É AMBIENTE ORGANIZACIONAL?

O ambiente organizacional é tudo o que envolve uma organização. É o conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas, que tem potencial para influenciar o seu desempenho. Alguns agentes agem diretamente na empresa, tais como clientes, sociedade, fornecedores, sindicatos, políticas do governo e outros agentes que estão ligados diretamente ao ambiente organizacional. Esses agentes são chamados de stakeholders.

O ambiente externo é o contexto no qual as organizações existem e operam, sendo constituídos pelos elementos que se encontram fora dos limites das organizações. Pode ser dividido em dois substratos: o ambiente contextual (afeta a organização indiretamente) e o ambiente operacional (afeta a organização diretamente).

O ambiente interno é composto pelos elementos internos da organização, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional e instalações físicas. Influenciam a adequação da empresa ao ambiente externo e consequentemente ao desempenho organizacional.

É do ambiente que as organizações conseguem os recursos para seu funcionamento e é para o ambiente que produzem. Os processos organizacionais sofrem diretamente com as interferências do ambiente, principalmente com as constantes mudanças nos aspectos social, político, tecnológico e econômico.

2.1 Clima e cultura organizacional

Os modelos de gestão que valorizam seus talentos humanos e veem nas pessoas seu principal investimento e fonte de recursos e resultados estão ganhando espaço nas empresas que querem competir entre as melhores. Para organizações que pensam dessa forma, a gestão do clima interno deve ser fonte de preocupação. O clima e a cultura de uma empresa têm forte impacto no contexto ambiental.

2.1.1 Clima organizacional

O Clima Organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização, é o ambiente humano dentro do quais as pessoas de uma organização executam seu trabalho. Pode se referir ao ambiente dentro de um departamento, de uma fábrica ou de uma empresa inteira. O termo clima organizacional refere – se especificamente as propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aos aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus colaboradores.

Para tornar mais compreensível a abordagem do tema, é importante a definição de clima organizacional. De acordo com Chiavenato (1990, p. 440),

O clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, com os clientes e fornecedores internos e externos, bem como o grau de satisfação com o contexto que a cerca. O clima organizacional pode ser agradável, receptivo, caloroso e envolvente, em um extremo, ou desagradável, agressivo, frio e alienante em outro extremo.

Algumas situações, como a estrutura da organização, as responsabilidades atribuídas, o reconhecimento por um trabalho benfeito, o calor e o apoio recebido interferem no clima organizacional, que está, assim, diretamente relacionado aos estilos de liderança empregados pelas chefias.

Luz (2003), estudando os conceitos de clima organizacional propostos por diversos autores, identifica três palavras-chave: satisfação, percepção e cultura. Ainda de acordo com Luz (2003), clima e cultura são fenômenos intangíveis. A cultura se manifesta por meio dos rituais, códigos e símbolos do dia a dia, interferindo diretamente no estado de ânimo das pessoas, no clima percebido. O clima é um fenômeno temporal, e a cultura se forma por meio de práticas recorrentes.

Em um período caracterizado por incertezas e mudanças, as empresas precisam ser ágeis, flexíveis e criativas, qualidades que são obtidas por meio da participação de toda a equipe de trabalho. Desse modo, elas precisam comprometer todos os seus colaboradores com suas políticas por meio de um conjunto de elementos: estratégia, missão, valores etc.

2.1.2 Cultura organizacional

A cultura organizacional é composta por regras formais e informais que direcionam a forma de agir, pensar, perceber e compartilhar das pessoas que fazem parte de uma organização, direcionando os esforços de todos para alcançar os objetivos da empresa. Assim como cada ser humano tem características próprias, cada empresa tem sua cultura e até mesmo algumas peculiaridades que são bem conhecidas pela sociedade, e sua identidade é revelada por meio de seus valores institucionalizados, hábitos, crenças, atitudes e expectativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com