TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço Social

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


  1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, uma das palavras que mais está em evidência é a globalização. No início parecia que não teria tanta influência na vida das empresas e das pessoas por conseqüência. Mas hoje está consolidada e é quase unanimidade mundial a importância para a continuidade dos mercados e da sobrevivência das empresas. Trouxe consigo a abertura dos mercados e o aumento da concorrência no mundo inteiro. Hoje as empresas não concorrem somente com os mercados internos, mas na verdade com o mercado internacional.

As empresas de qualquer segmento hoje estão rodeadas de concorrentes, com diversos produtos e serviços cada um com seus valores e potencialidades para ofertas tentadoras, as empresas então devem criar alguma forma de atrair novos clientes e desenvolver um projeto de pós venda para que os consumidores já clientes continuem o processo de fidelização e saia satisfeito em todas as compras.

De acordo com Basso (2005), a contabilidade gerencial é uma das áreas que a ciência contábil disponibiliza muito importante, pois ela é um instrumento indispensável na tomada de decisões do dia a dia da empresa.

A contabilidade gerencial é um processo que produz informações para os diversos níveis da empresa e através destas informações são tomadas as decisões com mais segurança fazendo com que a empresa cresça e se torne competitiva.


  1. DESENVOLVIMENTO

Um novo empreendimento passa, por todo um planejamento na sua implantação. Antes de abrir uma empresa, é importante identificar o mercado e oportunidade dos investimento que se apresentam e os riscos a serem assumidos.

O empreendedorismo surge como uma estratégia para estimular a inovação dentro das empresas. Embora a economia do país esteja caminhando cada vez mais para o crescimento e faturamento constante para todos, as micro empresas ainda lutam para criar estratégias onde estimulem seus colaboradores e desenvolva um crescimento de produção e tecnologia que beneficie seus clientes em potencial.

Segundo MOTTA (2009), a Conab se originou da fusão de três empresas públicas, a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal),a Companhia de Financiamento da Produção (CFP) e a Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem), que atuavam em áreas distintas e complementares, quais sejam, abastecimento, fomento à produção agrícola e armazenagem, respectivamente.

 Atualmente, a Companhia, que é uma empresa oficial do Governo Federal, é encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado. Sua missão é contribuir para a regularidade do abastecimento e garantia de renda ao produtor rural, participando da formulação e execução das políticas agrícola e de abastecimento no país. Com sede em Brasília, a Companhia implementa ações em todo o território nacional por meio de sua rede de 25 superintendências regionais e mais de 90 unidades armazenadoras, realizando ainda ações de cooperação internacional.

Para embasar as decisões e a formulação de políticas públicas, a empresa fornece ao Governo Federal informações detalhadas e atualizadas sobre a produção agropecuária nacional, por meio de levantamentos de previsão de safras, de custos de produção e armazenagem, de posicionamento dos estoques e de indicadores de mercado, além de estudos técnicos que viabilizam a análise do quadro de oferta e demanda, dentre outros dados. As pesquisas e estudos realizados pela Conab estão disponíveis para toda a sociedade, no portal da Companhia na internet, possibilitando a difusão geral da informação. (MOTTA , 2009).

MOTTA (2009), traz também que a empresa atua também na execução das políticas públicas traçadas pelo Governo Federal. Participa da administração da logística de escoamento da safra nacional, da formação de estoques públicos e de sua comercialização, de acordo com a dinâmica de mercado. Sua atuação se dá por meio de diversas políticas e programas, tais como:

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos

PGPM - Política de Garantia de Preços Mínimos

PGPAF - Política de Garantia de Preços da Agricultura Familiar

Prohort - Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro

Refap - Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos

Gestão de Estoques Públicos

Contrato de Opção de Venda

Programa de Vendas em Balcão

Adicionalmente, a Companhia tem a responsabilidade de executar algumas das estratégias de inclusão social adotadas pelo Governo Federal, com ênfase na geração de emprego e renda. Além disso, a Conab participa, como órgão executor, de programas e ações governamentais que contribuam para o bem-estar de comunidades socialmente vulneráveis, tais como:

Fornecimento, em caráter emergencial, de alimentos básicos a países vitimados por calamidades públicas ou em situação de vulnerabilidade social. A Companhia atua na disponibilização e no apoio logístico para o embarque dos alimentos doados, incluindo a formalização dos instrumentos legais para a liberação dos produtos, a certificação de sua qualidade, a avaliação do seu acondicionamento e a emissão da documentação fiscal requerida.

  1. BALANÇO SOCIAL

Segundo definição de Tinoco (2004, p. 87), Balanço Social é um instrumento de gestão e de informação que visa evidenciar, de forma mais transparente possível, informações contábeis, econômicas, ambientais e sociais, do desempenho das entidades, aos mais diferentes usuários.

Para Danziger (1983) citado por Tinoco (2001, p. 30), O balanço social é um documento importante, espelho da situação na empresa, ele testemunha o clima que a rege. Plataforma de cooperação ou de reivindicação, ele inaugura de maneira implícita uma nova era de relatórios entre a direção e os assalariados.

No balanço social, a empresa evidencia o que faz por seus funcionários, dependentes, colaboradores e comunidade, evidenciando de forma transparente as atividades que melhoram a qualidade de vida. A função principal é tornar pública a responsabilidade social, e dessa forma, construir as ligações entre a sociedade, meio ambiente e empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (147.6 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com