TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Balanço de Pagamento

Por:   •  28/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

Balanço de pagamento

Conceito

O balanço de pagamento de um pais é o registro sistemático das transações econômicas, durante um dado período de tempo, então os seus residentes e os residentes do resto do mundo.

Ela demonstra o quanto de dinheiro entrou e saiu do país em um determinado período.

Os registros do BP são normalmente efetuados em Dolores norte-americanos (USD$)

Conceitos Básicos

Transação econômica internacional

Uma transação econômica internacional é uma troca de valores, envolvendo a transferência de propriedade de bens, serviços, dinheiro e outros ativos, entre residente de um país e residentes de outro país.

Residentes e não residentes.

Residentes de um país são as pessoas, fiscais e jurídicas, que tenham este país como seu principal centro de interesesse.

IMPORTANCIA DO B.P

Por demonstrar um fluxo financeiro, o balanço de pagamento funciona como um interessante termômetro da economia nacional.

Por isso o seu resultado pode até mesmo ajudar o governo a definir políticas econômicas como a manutenção de taxa de juros, intervenções no mercado de cambio, variação no valor da tributação, entre outras medidas.

Débitos e Créditos

Tal como outras contas, a balança de pagamento regista cada transação ou como valor positivo, ou como negativo. A regra geral da contabilização da balança de pagamento e a seguinte:

Se permite ao país ganhar moeda estrangeira, uma transação é designada um credito e é contabilizada como um valor positivo. Se envolve a despesa de moeda estrangeira, a transação é um debito e é registada como um valor negativo. Em geral, as exportações são créditos e as importações são débitos.

Com as exportações ganha se moeda estrangeira, pelo que são créditos. A importação e exigem o gasto de moeda estrangeira, pelo que são débitos.

  1. Conta de transações correntes

Mercadorias (ou «balanca comercial»)

Serviço

Rendimento de investimento

Transferecias unilaterais

 

  1. Conta de capitais

Privados

Públicos

Variações das reservas oficiais

Outros

Elementos básicos da balança de pagamentos.

A balança de pagamento tem duas partes fundamentais.

A conta de transições corretes representa a despesa e as receitas em bens e serviços, juntamente com a transferência. A conta de capitais inclui as compras e vendas de ativos e passivos financeiros. Um princípio importante é que as duas tem de somar sempre zero.

Conta de transações correntes+conta de capitais-I+II=0

Regra Básica

Na balanca de transacoes correntes regista se o comercio em bens e servicos, assim como as transferencias. Os servicos incluem os custos de transporte, os pegamentos de licencas de utilizacao de parentes e os pagamentos e os pagamentos de juros . A balanca de transacoes correntes inclui também o rendimento líquido do investimo, o juro e os lucros obtidos pelos activos no estrangeiro menos o rendimento que os estrangeiros obtem atraves dos activos no nosso país. As transferencias incluem, por exemplo, as remessas emigrantes. Na balanca comercialsas emigrantes. Na balanca comercial regista se, simplesmente,o comercio de bens . Acrescento  o comercio de servicos e as transferencias líquidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com