TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE INTERNO

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DOM PEDRO II

ADRIANA BARBOSA DOS SANTOS

ALEXANDRE SANTOS

ANA CLAÚDIA

AURÍLIO

JESSICA RAQUEL

     

KAREN REIS

CONTROLE INTERNO

SALVADOR

2017

FACULDADE DOM PEDRO II

ADRIANA BARBOSA DOS SANTOS

ALEXANDRE SANTOS

ANA CLAÚDIA

 AURÍLIO

JESSICA RAQUEL

KAREN REIS

CONTROLE INTERNO

Artigo apresentado ao curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, para a disciplina de Controladoria, como requisito avaliativo parcial da II unidade, do período 2017.1, sob a orientação de Victor das Neves.

SALVADOR

2017

SUMÁRIO

    01

INTRODUÇÃO

03

02

REFERENCIAL TEÓRICO

04

2.1

IMPORTÂNCIA

05

2.2

TIPOS DE CONTROLE INTERNO

06

2.3

OCORRÊNCIA DE ERROS E FRAUDES

07

03

CONCLUSÃO

08

04

REFERÊNCIAS

09

  1. RESUMO

O controle interno em uma organização mostra-se como uma importante ferramenta para a empresa melhorar a sua produtividade, como também, evitar fraudes e padronizar os procedimentos. Mostra também que existem vários tipos de controle interno e que devemos implantá-lo de acordo com as necessidades da empresa, pois, certamente, a partir dessa implantação será dado o primeiro passo para eliminação de vários erros e fraudes que costumam acontecer, voluntária ou involuntariamente. Demonstrará também quais são os objetivos do controle interno, suas limitações e as responsabilidades de cada um dentro da organização.

Palavras-Chaves:

 Controle interno, qualidade, controle.

ABSTRACT

The internal control in an organization proves to be an important tool for the

Improve their productivity, as well as avoid fraud and standardize procedures.

It also shows that there are several types of internal control and that we must implement it in company's needs, since, of course, from this deployment, the first step will be taken to elimination of various errors and frauds that usually happen, voluntarily or involuntarily. It will also demonstrate what are the objectives of internal control, its limitations and the responsibilities of each within the organization.

Keywords:

Internal control, quality, control.

                                                                                                                        3

  1. INTRODUÇÃO

O controle interno é aquele executado por órgão, setor ou agente da própria estrutura administrativa do órgão controlado. Diferencia-se, pois, do controle externo, que é de responsabilidade de órgão externo, não pertencente à estrutura administrativa do órgão controlado (Freesz, 2007). Embora todas as empresas já possuam um método de controle interno, nem sempre ele é adequado. A motivação maior deste estudo partiu da necessidade de implantar um método de controle dentro de uma empresa que atualmente não possui essa ferramenta. O controle interno deve ser uma ferramenta eficaz quanto ao controle de desperdícios e fraudes dentro de uma empresa, pois a partir dele faremos as segregações de funções, estabelecendo padrões em documentos e procedimentos. O objetivo principal deste trabalho é de mostrar a importância de um controle interno adequado e planejado dentro de uma empresa.

                                                                                                                               4

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. CONCEITO E DEFINIÇÃO DE CONTROLE INTERNO

O Comitê de Procedimentos de Auditoria do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados, afirma que o significado de controle interno é: "O Controle Interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotadas na empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas executivas prescritas."

Para Almeida (1996, p. 50), "o controle interno Planejamento organizacional e todos os métodos e procedimentos adotados dentro de uma empresa, a fim de salvaguardar seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção, com o objetivo de evitar FRAUDES, ERROS, INEFICIÊNCIAS e CRISES nas empresas.

Com base nesses conceitos, podemos compreender o controle interno como métodos e procedimentos que visa verificar a exatidão dos dados contábeis, auxilia na detecção de erros e fraudes na Empresa, ajuda no desenvolvimento e auxilia a mesma a garantir informações seguras e confiáveis, afim de proteger os ativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com