TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTROLE INTERNO

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 15

CONTROLE INTERNO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA[pic 1]

Autor: Emerson Januário da Silva*

Orientador: Michael Dias Corrêa**

RESUMO

O presente artigo trata de estudo do controle interno nas entidades públicas. É uma revisão de literatura de cunho descritivo qualitativo, que tem como objetivo de conhecer acompanhar o curso das ações administrativas dos órgãos públicos, tais como Observar as normas legais, estatutos e regimentos, e a admistração. O controle exerce na administração sistemática, tem papel essencial para atuação eficaz de qualquer instituição. É por meio dele que detectamos eventuais irregularidades que acontecem durante o desempenho de um trabalho, permitindo a adoção de medidas corretivas. Para este estudo foram analisados 19 documentos publicados entre 1988 a 2012. A busca do material foi através da biblioteca eletrônica, utilizando como palavras chaves: “Controle Interno. Auditoria Interna. Administração Pública”. Conforme pesquisa bibliográfica realizada, o controle interno é uma realidade em todo o mundo. Este estudo possibilitou demonstrar que o Controle Interno é de suma importância na Administração Pública, considerando-se a relevância de seus objetivos voltados para a avaliação da ação governamental no que faz referencia à execução de metas e efetivação orçamentária, e avaliação da gestão dos gerenciadores públicos nos feitios de economicidade, eficiência e eficácia.

Palavras chaves: “Controle Interno. Auditoria Interna. Administração Pública”.

*Emerson Januario da Silva: Especialização em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal Turma 2012/02 Faculdade Internacional De Curitiba - FATEC/FACINTER.

 **Orientador: Professor Michael Dias Corrêa, Bacharel em Ciências Contábeis (Universidade  Federal do Paraná), Mestre em Contabilidade (Universidade Federal do  Paraná), orientador de TCC do Grupo UNINTER.

INTRODUÇÃO

Para sociedade contemporânea, o estado em que se configura a administração pública é intensamente estigmatizado pela deficiência de recursos e por uma cobrança cada dia mais vasta da coletividade em geral, refletindo nos gestores públicos uma culminante inquietação relacionada aos aspectos que ferem à essência de um controle mais hábil nas instituições cuja administração é de sua responsabilidade(CALIXTO;VELÁZQUES,2005).

Controle interno quando bem ordenados e efetuados promovem o avanço da instituição, e os funcionários têm que ter ciência da seriedade em dar prosseguimento das atividades do empreendimento. Estar sempre à procura de novos métodos para prevenir ou mesmo corrigir disparates que possam vir a tona, evitar maneira possível as informações desvirtuadas.

Sendo o empreendimento um contíguo de atividades unidas, Segundo Schimidt, Santos e Arima (2006, p.65), “o controle interno é um conjunto de controles interligados de maneira lógica, abrangendo todas as funções administrativas, ou seja, o planejamento, a execução e o controle”. Controle interno deve ser aplicado em todos os campos do empreendimento, onde pode ser abordados conceitos e aplicações no arcabouço organizacional da instituição, por exemplo: nas extensões de tesouraria, cálculos a granjear/vendas, contas a saldar/compras, estoques, folha de remuneração. Com objetivo de transmitir a relevância da inserção dos controles internos, e o quanto se faz quão é importante para comprovar perfeição nos esclarecimentos financeiros e os seus procedimentos correlativos.

De acordo com o Manual de Controle Interno – CGU (2007) pode-se dizer que controle Interno é uma ferramenta que adiciona credibilidade aos frutos originados pelos andamentos das intervenções, que permitem sufrágio para tomada de deliberação dos empresários. O controle interno se faz importante e devem ser vivenciados por todos os empreendimentos, sejam públicos ou privados, independentemente do seu segmento. Pois o mesmo é uma ferramenta que provê segurança admissível para os administradores, não podendo ser confundida com garantia integral.

Attie (1992,p.197) afirma que: “O controle interno compreende todos os meios planejados numa empresa para dirigir, restringir, governar e conferir suas várias atividades com o propósito de fazer cumprir os seus objetivos”. O controle interno administrativo busca a preservação de ativos e a veracidade dos registros financeiros, estão relacionados ao plano organizacional e toda metodologia e processos concernentes à eficácia operacional.

 Justificativa

A justificativa para o estudo que traz por tema o Controle Interno na Administração Pública se dá por estabelecer em uma atividade indispensável a todo empenho humano pela busca dos objetivos firmados. Se não existe controle não tem como mensurar o desempenho e o resultados das tarefas e nem a execução orçamentária pela falta de ferramentas concernentes aos meios da administração.

Sendo que é o Controle Interno que desempenha co papel de proteger o patrimônio institucional, obviamente se constitui em ferramenta de apoio. Assim sendo ressalta a relevância em expandir além dos limites das ações, para ir além dos conhecimentos, agrupando também eficiência e conceitos de eficácia, evidenciando indicadores de excelência.

Objetivo Geral:

 Acompanhar o curso das ações administrativas operacionais e financeiras dos órgãos públicos.

Objetivo Específico:

  • Observar as normas legais, instruções normativas, estatutos e regimentos;
  • Averiguar a utilização de ferramentas de controle interno que garantam a eficiência da gestão.
  • Certificar nas informações contábeis, financeiras, administrativas e operacionais, sua exatidão, confiabilidade, integridade e oportunidade;
  • Certificar sobre a aderência às diretrizes, planos, normas e procedimentos do órgão/entidade.

Metodologia

Este estudo buscou publicações relacionadas ao tema para o referencial teórico. O desenvolvimento está centrado no Controle Interno na Administração Pública. A temática abordada em discutida neste estudo tem caráter de pesquisa bibliográfica, que se desenvolve por meio de material já publicado.

Beuren (2002, p.86 apud Cervo e Bervian, 1983, p 55) faz a definição da pesquisa bibliográfica como àquela que elucida um problema a partir de algum referencial teórico já publicado como documento. O autor cita que é uma busca de conhecimento utilizando contribuições culturais e cientificas já estudadas no passado sobre determinado tema, assunto ou problema. Versa na análise documentária, artigos e livros, para o levantamento e análise d e dados.

Para este estudo foram utilizadas 19 publicações relacionadas com a temática em estudo, publicadas entre 1988 a 2012. Para busca do material utilizou-se como palavras chaves: “Controle Interno. Auditoria Interna. Administração Pública”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com