TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Eron

Por:   •  5/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

Essa resenha se refere a um dos maiores escândalos ocorridos no EUA, o caso da Enron que era uma grande empresa que atuava no ramo de energia, localizada no Texas.

A Enron era famosa e estava entre as sete maiores empresas do EUA, e também uma das maiores do mundo, era considerada uma empresa modelo onde todos queriam copiar sua capacidade de gerar lucros. Seus números eram surpreendentes e suas ações na bolsa de valores eram consideradas um dos melhores investimentos dos EUA.

O grande choque ocorreu quando em apenas 24 dias a “Gigante Quebrou”, como que uma empresa com patrimônio de bilhões em menos de um mês pode estar completamente falida e completamente endividada.

Nesse documentário podemos entender afundo os reais motivos que levaram a falência a Gigante Enron.

Podemos destacar alguns pontos essenciais para a chegada no fundo do poço,

O primeiro deles é a ausência de ética e escrúpulos, os responsáveis pela Enron não se intimidaram a utilizar meios ilegais, e cometeram diversos crimes para conseguir o que queriam, maquiaram suas demonstrações financeiras fazendo diversas jogadas contábeis, fraudaram livros contábeis, para que a empresa aparentasse altamente lucrativa fazendo com que cada vez mais pessoas quisessem investir em um negócio tão rentável.

Porém acredito que o maior dos erros cometidos pela Enron foi a ganância e dificuldade de enfrentar um possível fracasso, na busca incessante de mais poder econômico eles não mediram esforços para cada vez mais tornar a empresa um negócio inabalável, investiram em diversos seguimentos e provisionaram os seus lucros antes deles ocorrerem efetivamente, utilizando o modelo contábil de marcação a mercado. O foco no dinheiro era tão abrangente que implantaram um método de bônus por avaliação de desempenho estimulando a competição, levando aos colaboradores não medir os meios nem os esforços para conseguirem seus bônus. A política da empresa era tão convincente que a cada dia mais o seu nome foi crescendo e suas ações também quem estava dentro se sentia satisfeito e quem estava fora queria entrar dentro dessa máquina de fazer dinheiro.

A empresa aparentava tanta confiabilidade que todos indicavam a Enron como um grande negócio para se investir, muitas pessoas que possuíam investimentos conservadores, aplicaram seus dinheiros em ações da Enron, afinal quem não investiria numa empresa com a imagem tão inabalável quanto aquela.

Os relatos do documentário nos levam a observar que os próprios diretores acreditavam nessa mentira, eles estavam tão acostumados com esconder seus prejuízos que acredito que nem se lembravam que uma hora ele viria à tona. Eles utilizavam um método de finanças estruturada para encobrir que a cada ano eles perdiam dinheiro e mais dinheiro. Não podemos afirmar quando a fraude se tornou descarada mais podemos notar que o que estava em jogo não era mais apenas lucros e sim o poder eles se sentiam dos de um império e acreditavam que o que importava era a imagem da empresa e a alta das ações.

Analisando a fundo o caso Enron fica claro que diversas instituições tiveram participação na fraude, o que nos leva a refletir como é alto o poder da corrupção, e será possível que cada pessoa tem um preço, todos os envolvidos não se importaram com as consequências das suas ações, mas sim o quanto receberiam por elas, vimos que a única motivação era o dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com