TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  12/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - CCE

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

TURMA: PEDAGOGIA/2020.1

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO II

PROFESSORA:

  1. OBRA “DESERTOS” - IMPRESSÕES SOBRE COMBATE ENTRE LUZ E SOMBRA;

Clarisse Nunes, logo inicia falando de sua admiração por Anísio. Nessa narrativa sobre sua vida e sua obra, a autora tem o intuito de divulgar a sua prática intelectual, política e educadora para as novas gerações. Mostra a impressão sobre luz e sombra, onde na luz considera suas iniciativas, realizações, seu compromisso com a educação como serviço, a concepção teórica e a imaginação pedagógica.

  1. ATRAVESSAR DESERTOS;

Anísio chegou a “comparar” a vida com um deserto, que atravessamos ao longo do tempo, como o corpo que envelhece, adoece, a falta de inteligência que empobrece a vida. Cita que atravessar o deserto é abandonar as referências que nos habitaram.

  1. DEMOCRACIA – DISCUSSÃO DO CONSENSO E DO CONFLITO;

Há consensos que a facilitam e outros que a entravam. Precisamos de sabedoria para separar uns dos outros. O consenso desejável é aquele formado por uma opinião pública autônoma, o que apenas se torna possível com uma educação não doutrinária, que trabalhe na direção da emancipação intelectual e conte com uma estrutura ampla e diversa de centros de influência.

  1. “NÃO IMPORTA NECESSARIAMENTE OS PROBLEMAS, MAS SIM O QUE FAZEMOS COM ELE.”

Clarisse cita essa frase de Anísio como a maior lição que aprendeu com o mesmo, onde uns viam obstáculos ele via também oportunidades.

  1. CONFIANÇA NA NATUREZA HUMANA.

Confiar na própria natureza é dizer sim ao objetivo maior que traçamos para nós mesmos na vida. Anísio acreditou e entregou ao mundo seus talentos laboriosamente cultivados. Ele a caracteriza como a regra mais sábia. Anísio também se dedicou a educação política e democracia.

  1. MESTRES DO AMANHÃ

Nesse texto, Anísio fala sobre os desafios a serem enfrentados pelos mestres do futuro, onde esses deverão estar sempre se atualizando, nunca deixando a condição de estudante. Critica os meios de comunicação por julgar atrapalhar o raciocínio da mente humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (90.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com