TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento De Fundamentos Da Educação

Por:   •  3/4/2023  •  Resenha  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Aluno/a: Alice Júlia Maciel Vieira                                 RA: 124113

Aluno/a: Rafaela Vedovoto Magi                                RA:125751

Aluno/a: Maria Sandra Martins Menezes                     RA:119880

Aluno/a: Mathielo Felipe Mendoza                               RA: 124867

Análise do Livro Didático

Introdução

Escolhemos o Livro didático de Língua Portuguesa: Uma proposta para o Letramento, desenvolvido por Magda Soares - Livro 4 para o Ensino Fundamental, publicado pela Editora Moderna.

Unidade escolhida - Unidade 2 - Papéis que vencem Distâncias, páginas 56 a 63.

Para desenvolvermos esta atividade, vamos trabalhar as seguintes orientações dos PNC’s:

  • Língua Oral: uso e formas
  • Língua Escrita: uso e formas
  • Prática de produção de texto
  • Análise e reflexão sobre a língua

O objetivo de avaliação dos tópicos citados acima é sobre o conhecimento do aluno sobre a interligação entre a língua portuguesa com seu cotidiano, expandindo suas limitações, formas de comunicação, desdobramento da própria cultura e outras, valorização da leitura e desenvolver seu senso crítico. Uma das propostas impostas para a avaliação, é o processo em que o aluno está inserido está sendo bem fundamentado e implantado pelos professores, com isso, a produção de texto sobre os conhecimentos já adquiridos pelo o aluno, é a melhor opção para ver se o aluno realmente se desenvolveu em língua portuguesa, lhe dando autonomia.

Desenvolvimento

        Para desenvolvermos esta análise, vamos comentar sobre as orientações do PCN aplicado no livro didático.

  • Prática de leitura (p. 56 - 59)

No texto 1 da unidade 2, o autor aborda o gênero textual Reportagem. Para fazer a adubação do conteúdo, o professor dá início com questões sobre selos, em seguida, o professor faz uma leitura com os alunos de uma reportagem feita sobre cartas

Dando início as atividades, o autor trabalha o intercâmbio oral e a formulação de respostas de perguntas, se encaixando no primeiro tópico da Língua Oral do PNC, logo após, trabalhou com as manifestações de experiências e ideias vindas da criança trabalhando o segundo tópico, narrou fatos, causalidade, terceiro tópico, descreveu e destrinchou a carta que se encaixa no quarto tópico, junto a leitura em conjunto, quinto típico. Para ajudar na compreensão da carta, o professor já teve o intuito na discussão sobre selos e verificando o conhecimento do aluno sobre o mesmo, que entra no sexto tópico. Dentro disso, ele trabalha o último tópico trabalhando o gênero textual carta, que está incluso em situações comunicativas, formais e informais no seu cotidiano.

Interpretação escrita - O autor trabalha a primeira atividade retirando um trecho do texto (utilizar indicadores para antecipações em relação ao conteúdo). Com as questões, ele irá utilizar os dados obtidos através da primeira discussão e leitura da reportagem para realizar a atividade (emprego de dados obtidos por meio da leitura para a confirmação das suposições  de sentidos feita anteriormente).

        A atividade dois, três, cinco e seis também contempla as questões abordadas acima; atividade quatro não se encaixa pois trabalha com interpretação visual. Atividade 7 trabalha com respostas pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (211.4 Kb)   docx (164.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com