TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE TEORIA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.221 Palavras (13 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE TEORIA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

RUBIA BASILLI BERALDO MENDES

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

SEMÍ CAVALCANTE

CURITIBA, NOVEMBRO DE 1997.


O SABER LER SERVE PARA ABRIR OS OLHOS DA GENTE NÃO APENAS PARA APRENDER A PALAVRA DO MUNDO DOS OUTROS, MAS TAMBÉM DO MUNDO DA GENTE”.

                                                                (DE UM ALFABETIZANDO)

SUMÁRIO

1.0 RESUMO

04

2.0 INTRODUÇÃO

05

2.1 Problema

06

2.2 Objetivos

07

2.3 Finalidade

08

2.4 Hipótese de Trabalho

09

3.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

10

3.1 O Financiamento da Educação de Adultos

10

3.2 Recomendações para uma ação estratégica

11

3.3 A Educação de Adultos deve ser de qualidade

11

3.4 Como alfabetizar

12

4.0 CONCLUSÃO

14

5.0 BIBLIOGRAFIA

15

6.0 ANEXOS

16


1.0 RESUMO

        O homem está continuamente se educando, e portanto, tem condições de aprender durante toda a sua vida.

A educação permanente visa propiciar uma integração na vida e na sociedade, oportunizando ao homem condições de aperfeiçoamento, enriquecimento e capacitação que o encaminhem a uma participação mais autêntica e completa para o “exercício consciente da cidadania”, auto - realização e qualificação para o trabalho.

        A lei 5692/71 que regulamentou o Ensino Supletivo expressa uma aspiração social do aumento de oportunidades educacionais para que se possa “suprir escolaridade” e realizar repetida volta à escola.

        É importante que o trabalho educativo seja uma ação planificada e regulada, consciente de seu valor e de seu papel na comunidade e na sociedade, que exige participação ativa de todos e não apenas uma parte da  população.

Isto implica na necessidade de mudar a finalidade  da escola, passando a instrução de alguns para a educação de todos, caso contrário não existirá a verdadeira democracia .

        O papel do professor atual é o de levar o educando a pesquisar , colher informações necessárias, formar autodidatas, enfim “aprender a aprender, utilizando integralmente suas potencialidades para que sobreviva a uma época de enorme complexidade tecnológica e social.

        Na realidade, o maior e mais amplo objetivo educacional na atualidade é fazer do indivíduo mestre e agente de seu próprio desenvolvimento cultural.


2.0 INTRODUÇÃO

        A alfabetização de adultos – apesar da estrutural falta de estímulos desses últimos decênios – nunca cessou de ser experimentada e concretizada a nível das mais diversas iniciativas, e, ultimamente, vem ocupando e preocupando um número cada vez maior de pessoas vinculadas às atividades de educação popular,

        Salvo alguns núcleos onde a atividade da alfabetização de adultos se faz acompanhar de uma elaboração mais sistemática, o terreno da reflexão sobre esta prática tem sido pouco explorado. Não que isso seja deliberado. Na maioria das vezes o contexto no qual a atividade é desenvolvida não é de modo a facilitar o acompanhamento sistemático do processo de trabalho por seus próprios participantes.

        Se alguém como membro de uma família pobre, em uma favela, sente que sua vida já se gastou, já a apostou e perdeu, tem a esperança de que não se passe o mesmo com seus filhos. Apostam que vão ganhar e ganhar quer dizer que apostam que vão Ter uma educação de qualidade, apostam que através da educação eles vão ter acesso a melhores possibilidades.

        Podemos analisar a Educação de Adultos sob duas dimensões que ele pode assumir. Na primeira, a Educação de Adultos pode ser caracterizada como um processo destinado a suprir a carência escolar daqueles que não usufruíram do processo comum de escolarização, e, portanto não utilizam os meios mais simples de comunicação escrita. A Segunda dimensão tem por objetivo o aperfeiçoamento e/ou reciclagem de adultos que já dominam os mínimos indispensáveis da comunicação escrita e que se utilizam do processo como uma forma de aprimoramento ou especialização..

        No entanto, quer seja para atender a adultos carentes de instrução básica, quer seja como processo tendente ao aperfeiçoamento ou especialização profissional, a Educação de Adultos vem despertando na atualidade, grande interesse como uma nova problemática de estudo.

        A realidade brasileira, neste caso, não foge à regra observada nos países em desenvolvimento: busca-se dar ao adulto aqueles elementos básicos de formação indispensáveis a uma forma mais complexa de integração ao meio social. Em outra palavras, a educação de adultos no Brasil, ainda cuida, especialmente, de adultos analfabetos.


2.1 PROBLEMA

        O analfabetismo é a expressão da pobreza, consequência inevitável de uma estrutura social injusta. Seria ingênuo combatê-lo sem combater suas causas, conhecendo as condições de vida do analfabeto sejam elas as condições objetivas, como o salário, o emprego, a moradia, sejam as condições subjetivas, como a história de cada grupo, suas lutas, organização, conhecimento habilidades enfim sua cultura. Mas conhecendo-as na convivência com ele e não apenas “teoricamente”. Não pode ser um conhecimento apenas intelectual, formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com