TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO GRENDENE

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.332 Palavras (14 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Curso : Ciencias Contabéis

Disciplinas: Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, Análise de Investimentos, Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Desenvolvimento Economico.

Desafio Profissional

Fortaleza/Ce

2017

Desafio Profissional

Trabalho das

Disciplinas de

Estrutura e Análise das

Demonstrações Contábeis,

Análise de Investimentos,

Contabilidade de Custos,

Administração Financeira e

Desenvolvimento Econômico

 

Fortaleza/Ce

2017

Sumario

Introdução

Uma empresa está sujeita á analises periodicamente, e sabemos que muitas são as formas que os gestores tem de fazer isso. A empresa então a ser conferida neste Desafio é a Grendene S/A, que é uma organização com mais de 40 anos no mercado e que atua na fabricação de calçados. Por ser um seguimento com grande competitividade, este modelo de negócio deve estar em evidência sempre, inovando sua marcas para que elas estejam ao gosto dos seus consumidores com o passar dos anos.

Desta forma a intenção deste trabalho é entender como uma instituição como essa trabalha, como ela examina seus relatórios, como ele se reinventa, investe, negocia. Pois para o sucesso da mesma é preciso que os profissionais envolvidos principalmente na parte administrativa e contábil, saibam organizar todos os dados que ele apresenta.

Toda a empresa necessita saber se sua saúde financeira esta indo bem, e para isso servem as informações que os relatórios podem nos mostrar, com eles diagnosticamos possíveis problemas, custos desnecessário, ou também conseguimos ver bons resultados, novas formas de aplicar o dinheiro e de multiplicar o capital.

PASSO 1

Politica de Relacionamentos

Em relação aos seus clientes, a Grendene S/A, possui um reconhecimento dentro do Brasil muito forte. Em todos os estados podemos encontrar seus produtos em praticamente todas as lojas do ramo de calçados e também nas suas lojas de marcas especificas. Sendo uma empresa que alcançou também o mercado internacional entendemos que os seus consumidores é composto tanto por adultos como por crianças, ela possui produtos para todos os gostos. Também investe pesado em campanhas publicitárias onde muitas tiveram uma resposta positiva do publico ao qual queriam alcançar.

Analisando os gráficos que ela apresenta por meio de seu site observamos que a empresa estipula uma meta anual de até quanto devem usar para os fornecedores.

[pic 2]

[pic 3][pic 4]

Conforme o gráfico acima nota-se, que a instituição teve uma movimentação significativa durante alguns trimestres de 2016 e o primeiro de 2017. Conseguindo equilibrar-se para que não ultrapassa-se o limite determinado. Assim deduzimos que a empresa possui um controle altamente organizado do que compra.

Com relação aos seus investidores, ela se preocupa em demonstrar todos os relatórios que dizem respeito a investimos, possui reuniões periódicas, e avisa tudo a eles por meio do seu site na internet. Da mesma maneira ela procurar prospectar novos associados aos seus investimentos, tanto pessoas jurídicas como físicas podem fazer parte dessa grande indústria, em sua página na web tem como o interessado saber todos os passos para se cadastrar como investidor, também acompanhar as ações da companhia, ver o calendário de eventos e muito mais. Enfim investir na Grendene S/A mostra-se bastante lucrativo.

Mas além dos rendimentos que o investidor venha a receber, existe um cuidado da parte da empresa de mostrar de forma clara tudo o que esta acontecendo, se sua saúde financeira vai bem. É realmente uma instituição muito organizada, formada por excelentes profissionais.

[pic 5]

Continuando, o ponto da politica de relacionamentos precisamos falar de um ultimo que é extremamente importante, os colaboradores. Uma grande indústria não teria tanto sucesso se não investe-se em seus funcionários, e a Grendene faz questão de falar em sua história que acredita e reconhece nas pessoas o seu crescimento. Eles contam com equipes de gestão em todos os municípios que estão localizados. Possuem um portal de carreiras, ao qual candidatos podem se inscrever para concorrer as vagas ofertadas. Para a Grendene, seus profissionais são talentos, pois a medida que o tempo vai passando e de acordo com o ramo que ela atua é preciso se reinventar a cada estação de moda, e os geradores dessas ideias são exatamente as pessoas que vivem essa história dia a dia.


Estratégias

 

Numa empresa a nível global como a Grendene, grandes são os desafios de sempre estar em evidencia em um mercado tão competitivo. Existe um setor nela especifico para vendas e trade marketing que consiste em pensar sobre as estratégias que deve usar a cada campanha. Por ser uma instituição que trabalha com moda ela necessita que os profissionais envolvidos estejam atualizados com o mundo sempre, buscando novas criações, modelos de calçados que não só vistam pessoas, mas que criem uma relação emocional com seus produtos.

Hoje uma de suas marcas mais famosas sem dúvida é a Melissa, que são sandálias de plásticos femininas dos mais variados modelos. Ela se tornou uma paixão nacional, é querida por milhões de brasileiras, por vir de uma matéria prima que pode ser moldada conforme a imaginação de seus designes, ela passou a agradar praticamente todos os públicos, tem um custo para um consumidor que permite que seja comprada tanto por pessoas com um poder aquisitivo maior como menor.

Buscar novos olhares, novas formas de atrair consumidores é um trabalho que requer muito estudo e projetos. A Grendene prepara seus colaboradores da área de vendas e marketing, oferece cursos, oportunidades para elevar suas metas.

Riscos

Todos os tipos de negócios são sujeitos a riscos, e um ramo de atividade industrial como o que a Grendene atua é bem exposto a isso. Podemos enumerar alguns desses riscos:

  • Mercado Competitivo
  • Tipos de Custeio
  • Pirataria
  • Crise Financeira
  • Perdas de produção

A instituição se preocupa muito com o desenvolvimento sustentável tanto que possui alguns projetos para reduzir desperdícios principalmente em suas fábricas.

Veremos algumas delas abaixo tiradas do site da mesma:

‘’Baixa pegada hídrica – nossas operações industriais estão numa região árida, agimos para aumentar a disponibilidade de água e consequentemente reduzir o impacto da nossa pegada hídrica.
a. Atualmente possuímos uma das menores pegadas hídricas na produção de calçados;
b. Nosso consumo de água é de aproximadamente 80 % para uso humano;
c. Temos como meta reutilizar o efluente tratado em 100 % até 2020, o que significa zero descarte de efluente’’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (306 Kb)   docx (132.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com