TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO PRÁTICO PROFISSIONAL

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.297 Palavras (6 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

DESENVOLVIMENTO PRÁTICO PROFISSIONAL – CAPITAL

  1.  Objetivo deste DPP

Contextualizar e articular os conhecimentos práticos e teóricos. Desenvolver a capacidade do estudante de tomar decisões e de resolver problemas. Desenvolver a relação entre temas e conteúdo de todo o curso. Estimular a oralidade e a visão crítica dos estudantes. Estimular o desenvolvimento de conhecimentos coletivos.

O projeto deve partir de situações reais e do cotidiano do estudante. A ideia é criar um olhar que investiga problemas do mundo e que, ao final do trabalho, também possa apresentar soluções.

Portanto, para este DPP, o objetivo geral do desenvolvimento deste trabalho é “analisar o processo de gestão financeira de uma empresa do mercado de capital brasileiro, destacando sua situação financeira na gestão do capital de giro e observando o andamento dos ciclos operacional, econômico e financeiro”.

Como objetivos específicos apontam-se os seguintes:

● Analisar a composição do capital de giro da empresa;

● Verificar os prazos de pagamento e recebimentos;

● Analisar e calcular os três ciclos: financeiro, operacional e econômico;

● Identificar a necessidade de controlar o fluxo de caixa para operar com saldo positivo.

● Avaliar a necessidade de modificações no processo de gestão da empresa para torna-la mais eficiente.

  1.  Estrutura do DPP
  1. INTRODUÇÃO
  1. Objetivos
  2. Justificativa
  3. Empresa escolhida
  4. Metodologia
  1. REFERENCIAL TEÓRICO – para cada tópico fundamentar com a literatura (livros, artigos, etc)
  1. Gestão Financeira
  2. Capital de giro
  3. Índices de liquidez
  4. Ciclo Econômico
  5. Ciclo Operacional
  6. Ciclo Financeiro
  7. Fluxo de caixa
  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Caracterização da empresa
  2. Apresentação e análise dos dados – Aplicação prática em uma empresa do Mercado de Capital
  3. Proposta desenvolvida

REFERÊNCIAS

  1. ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO

- Escolher uma empresa do segmento TRADICIONAL – BOVESPA.

- Escolher relatório financeiro, na coluna, CONSOLIDADO.

- Atender os Objetivos Específicos deste DPP.

- https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm

INTRODUÇÃO

  1. Objetivos

Estamos fazendo a análise da empresa o Boticário, analisando os dados financeiros e econômicos do que se refere ao capital de giro da empresa.

  1. Justificativa

É relevante trazer essas informações da empresa do mercado de capital, para saber se a situação e seus índices de liquidez são favoráveis ou não.

  1. Empresa escolhida

O Boticário é uma empresa de cosméticos e perfumes.

  1. Metodologia

Esse trabalho foi estruturado por pesquisas retiradas do relatório financeiro contábil do site da Bovespa, foi feita uma análise desse relatório extraindo as informações necessárias conforme pede esse DPP.

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO

2.1 Gestão Financeira

Segundo Moura (2011), o processo de gestão financeira é composto pelas etapas do planejamento, execução e controle. Através delas os gestores planejam suas ações, implementam os planos e avaliam o resultado do que foi idealizado e orçado.

2.2 Capital de Giro

Segundo Braga (2008) capital são os recursos aplicados no ativo circulante, que se compõe essencialmente dos estoques, contas a receber e disponibilidades. De acordo com Gitman (1997,p.616), Capital e Giro refere-se aos ativos circulantes que sustentam as operações do dia-a-dia das empresas.

2.3 Índices de liquidez

Segundo Dom Alberto , os índices de liquidez ou solvência demonstram a capacidade de pagamento da empresa, sendo que as apurações desses índices são parte integrante da análise primária.

2.4 Ciclo Econômico

Segundo Braga (1988), ciclo econômico é o período em que a mercadoria permanece nas dependências da empresa, ou seja inicia-se com a compra da mercadoria e encerra-se com a venda dela.

2.5 Ciclo Operacional

É um conjunto de fatos periódicos sequenciais e com duração definitiva. Braga (1988,p.127) define como ciclo operacional o intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção até o recebimento da venda. Esse ciclo inclui todas as fases operacionais existentes no interior da empresa, desde aquisição de matérias-primas para o produto até o recebimento das vendas realizadas (PADOVEZE,2005).

2.6 Ciclo Financeiro

Também conhecido como o ciclo de caixa, tem início com o desembolso de valores – etapa entre a compra da matéria-prima e o início da fabricação, para a aquisição da mercadoria que será revendida pela empresa e se encerra com o recebimento dos valores relativos á venda. Pode ser visto como o período durante o qual a empresa financia suas operações sem participação dos fornecedores (Braga, 1988).

2.7 Fluxo de Caixa

Segundo Dom Alberto fluxo de caixa é a previsão de entradas e saídas de recursos monetários , por um determinado período no caixa.

3.DESENVOLVIMENTO

3.1Caracterização da Empresa

O Boticário é uma empresa Brasileira no ramo de cosméticos e perfumes, de sociedade anônima, sendo assim de capital fechado.

A empresa possui polo próprio de pesquisa e desenvolvimento, bem como de produção. Além disso, vende seus produtos em lojas próprias e por consultoras.

A Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza Brasileira.

2019

Cálculo  Giro de estoque 

CPV/estoque x 360

2.244.631 / 1.009.547 x 360

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (357.8 Kb)   docx (276.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com