TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 4

CASO: ADMINISTRANDO A CIDADE: Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial.

 

REFERÊNCIA: VISNJIC, Ivanka; NEELY, Andy; CENNAMO, Carmelo e VISNJIC, Nikola. Administrando a Cidade: Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial - Califórnia Management Review 2016, Vol. 59(1) 109-140.

Á presente análise do artigo Administrando a Cidade: Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial expõe o relato de como administrar uma cidade pode ser difícil para um líder comercial.

Apresenta um compêndio de conceitos, ferramentas e instrumentos para nortear os pesquisadores se embasando nas seguintes áreas; Viena, Londres e Chicago.

Onde administradores municipais discorrem como ecossistema estruturado e dirigido como empresas estendidas e as relações são entremeadas por líderes municipais.

O autor explana que no período da era industrial seguiam-se as empresas onde eram os maiores fornecedores de patrimônios. Consequentemente empregos, geração de valor e de benefícios.

As análises administrativas eram focadas em administração de empresas e no marketing de negócios. E empresas cultivavam relações com outras empresas, implementando uma melhora nos produtos ofertados, pois uma ira culminar o trabalho da outra.

A partir do século XXI os avanços da tecnologia de informação e comunicação levam ao processo de criação de ecossistemas mais complexos entre empresas e organizações públicas.

 Sendo estabelecidas conexões conectadas superficialmente para abordar impasses da sociedade.

O autor retrata exemplos de cidades, apresentando que se deve estudar sobre o assunto, com ressalva aos estudiosos de administração que  não as analisam profundamente. O mesmo cita o exemplo da cidade de Tóquio, que com 25 milhões de habitantes e US$1,2 trilhões de produção econômica, permanecendo entre as 15 maiores economias do mundo, se tornando a frente de países como Índia e México.

As cidades não são áreas físicas que produzem economia, as cidades são consideradas como ecossistemas comerciais, pois necessitam de outros ecossistemas para adquirirem outros tipos de materiais essenciais para a população.

As autoridades municipais podem ser vistos como gestores de ecossistema, uma vez que de forma direta ou indireta interferem na organização de atividades e prestações de serviços revertidos à população, assim como na coordenação e intermediação do andamento de atividades econômicas que atuam na área urbana.

Sendo assim o desafio de administrar um ecossistema comercial complexo e alcançar os objetivos dos elementos envolvidos, cidadãos e empresas vão aumentando cada vez mais.

Os administradores em suas funções de líderes demandam equilibrar o trabalho duplo de melhorar a qualidade de vida dos habitantes e torná-lo favorável a um clima econômico suscetível para as empresas.

Realizar essa tarefa que se torna mais complexo devido aos recursos limitados, o que os leva a criar soluções revolucionarias governando as cidades como empreendedores e não como administradores públicos.

O autor procura soluções em sua pesquisa a fim de saber como decorre a direção das cidades, determinando quais são os mecanismos de governo mudáveis que possibilitem o processo de criação de ecossistemas triunfantes, tomando como objeto de estudos as cidades de Chicago, Londres e Viena.

Verificou-se  como solução  que há dois modelos de governança:

A abordagem integradora, onde a autoridade municipal age como integrador de recursos, em que escolhe fornecedores, compra insumos e serviços de empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com