TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DESENCADEANDO VALOR DO ECOSSISTEMA COMERCIAL

Por:   •  3/11/2020  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica

Jhesyca Demétrio Mérida

Trabalho da disciplina:

Gestão e Legislação Ambiental

Tutor: Simara Ferreira Bruno

Rio de Janeiro

2020

Resenha:

Administrando a Cidade:

DESENCADEANDO VALOR DO ECOSSISTEMA COMERCIAL

Referências

VISNJIC, I., NEELY, A., CENNAMO, C. & VISNJIC, N. Administrando a Cidade: Desencadeando Valor do Ecossistema Comercial – Califórnia Management Review 2016, Vol. 59 (1) 109-140.

De acordo com a leitura, todo o contexto do trabalho se refere à dificuldade de administração de cidades, baseando-se grandes cidades referências em todo o mundo, tratadas de ecossistemas que interligam pessoas e empresas, como Londres, Chicago e Viena. O problema prinipal de gestão é escolher a estrutura organizacional adequada para abordar os problemas atuais.

Nesse estudo as cidades foram conceitualizadas como um ecossistema agregado de ecossistemas que contemplam pessoas físicas e jurídicas com atividades e necessidades altamente interdependentes. Se a cidade apresenta o envolvimento direto na prestação de serviços ou opera como o intermediário de um mercado para estes serviços, que nas quais são prestados diretamente por empresas privadas, ela pode estabelecer duas diferentes estruturas do ecossistema urbano. Como fornecedor direto, uma cidade pode se planejar como uma empresa estendida, para integrar bens de consumo e serviços de fornecedores e outros provedores ao serviço final. A cidade pode desempenhar uma função de integrador, pois o participante ativo responsável pela seleção de fornecedores compra de insumos e serviços deles, sua integração ao serviço e prestação do serviço aos cidadãos.

O artigo questiona a forma como as cidades são realmente administradas ou quais são os mecanismos de governança que possibilitam aos governos municipais criem ecossistemas triunfantes. É necessário fazer um levantamento sistemático da administração de cidades e suas estratégias de gestão do ecossistema, para solucionar esse questionamento e, dessa forma, contribuir com outras cidades e outros ecossistemas complexos. Para examinar os ecossistemas das cidades de Viena, Londres e Chicago e as práticas administrativas utilizadas por seus representantes municipais e suas organizações, foi adotada uma lente teórica denominada governança de ecossistema.

Os autores enumeraram questões que julgam necessário para avaliar completamente a natureza dos problemas da administração e as capacidades de resposta dessas questões do próprio ecossistema. Eles colocaram: “Qual é a sua visão de longo prazo? Os objetivos estão claramente definidos? Você avaliou as capacidades internas e externas? Você pode identificar claramente os participantes responsáveis pelas diferentes partes do serviço? Os seus incentivos estariam alinhados com o objetivo geral? O projeto ou serviço envolve alta ambiguidade e/ou requer investimento e conhecimento cumulativo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com