TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enigma de Kaspar Hauser

Por:   •  12/5/2015  •  Dissertação  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

O Enigma de Kaspar Hauser

Os fatores que explicam o comportamento de Hauser

O fator que explica o seu comportamento é o fato de ter passado quase toda sua vida aprisionado numa sela sem nenhum contato com a sociedade, com o mundo. Nós seres humanos dependemos do contato com a sociedade para adquirir conhecimentos, crenças, moral, leis, entre outras coisas. Mas Kaspar Hauser viveu sempre isolado, tendo somente contato com um homem misterioso e isso acarretou no seu comportamento estranho. Quando nascemos não temos tendências naturais, o nosso comportamento é aprendido. Linguagem, inteligência, postura bípede, entre outras características não se desenvolve naturalmente. Isso explica o fato de Hauser não saber se comunicar, se expressar e viver no meio social.

Tentaram de diversas formas socializar Kaspar, ele aprendeu de uma forma bem limitada a falar, a se comunicar oralmente. Aprendeu, com muita dificuldade a se comportar de uma forma melhor e a se alimentar um pouco melhor, pois só comia pão e bebia água, outros tipos de comidas e bebidas eram rejeitados por ele. Ele tinha uma grande indiferença com a realidade exterior, mas foi aprendendo com a experiência. Com o seu contato com a sociedade começou a expressar sentimentos que nunca havia expressado ou sentido. Hauser tinha dificuldades para diferenciar entre sonho e realidade. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios.

Contudo, ele sempre dizia que não se acostumava com tudo aquilo, não compreendia sua nova forma de viver, pois tudo era muito difícil e complicado para ele pelo fato de desde criança não ter aprendido praticamente nada sobre cultura e por não ter nenhum contato social.

No fim do filme, após a morte dele, alguns médicos examinam todo o seu corpo e percebem uma anomalia no cérebro, que também pode ter colaborado no seu comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com