TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio área financeira

Por:   •  10/7/2019  •  Artigo  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  7 Visualizações

Página 1 de 4

5 EMBASAMENTO TEÓRICO

Apresenta-se a fundamentação teórica da pesquisa, buscando abordar as ferramentas que ajudam o gerente financeiro na liderança de uma gestão competente na tomada de decisões da empresa. Segundo Iudícibus (2010), a gestão financeira é fundamental para qualquer empresa, pois é um controle fundamentado por sua natureza estratégica e funcional, o autor também enfatiza que a gestão financeira indica orientações de mudança, e com ela é possível atingir o objetivo almejado. Isto é, com uma boagestão financeira a empresa consegue organizar e concretizar um planejamento com precisão.

5.1 Contas a pagar

O controle de contas a pagar permite o acompanhamento de contas a serem quitadas em determinada data, e concede o relatório das obrigações futuras assumidas pela empresa.

A partir desse controle a empresa pode honrar com seus compromissos sem medo de fazer pagamentos equivocados. Ficando assim, sempre em dias com os seus fornecedores sendo esse um ponto primordial dentro da organização.

O manual do Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) descreveem um de seus tópicos que o gestor financeiro tem que organizar os valores a pagar, obedecendo as suas datas de vencimento: dia, semana, quinzena, etc. Mantendo as obrigações em dia,a empresa evita o estresse e ainda adquire uma série de vantagens:

- Estabelece prioridades de pagamento em caso de dificuldades financeiras;

- Controla o montante dos compromissos já vencidos e não pagos, em casos de dificuldades financeiras;

- Fornece informações para elaboração de fluxo de caixa.

Segundo Filho (2005), é através do controle efetivo das saídas de caixa que o administrador financeiro pode evitar o desperdício de recursos, e também alguma fraude nos recursos da mesma.

5.2 Contas a receber

É importante que a empresa tenha um cuidado mais amplo no controle de contas a receber, pois esse controle é o responsável por todas as receitas que entram na empresa, sendo através de cheque, cartão ou dinheiro.

Filho(2005) enfatiza que o controle de receitas necessita que o gestor financeiro tenha muita atenção, especialmente quando tem uma alta quantidade receitas. Somente um controle financeiro atencioso é capaz de impedir que ocorram desvios de recursos da empresa.

O manual do SEBRAEmostra que o controle de contas a receber tem por finalidade controlar os valores a receber, provenientes das vendas a prazo, e deve ser organizado para fornecer:

• A data e o montante dos valores a receber, os descontos concedidos, e os juros recebidos;

• Os clientes que pagam em dia; o montante dos créditos já vencidos e os períodos de atraso;

• As providências tomadas para a cobrança e o recebimento dos valores em atrasos;

• Os principais clientes, o grau de concentração das vendas, e a qualidade e a regularidade dos clientes;

• O acompanhamento da regularidade dos pagamentos, e programar as ações para cobrança administrativa ou judicial;

• As informações para elaboração do fluxo de caixa.

• Conciliação contábil;

Assim, observa-se a importância desse controle para empresa, se bem organizado, é essencial para evitar irregularidade de recursos. O gestor da empresa precisa ser conhecedor de todas as movimentações que acontecem, ou que acontecerão na empresa para que assim tenha um controle seguro.

5.3 Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta do setor financeiro que tem todas as informações de entradas e saídas de recursos financeiros da empresa. Segundo Iudícibus (2010) o fluxo de caixa regula dados importantes sobre pagamentos e recebimentos de uma empresa, ocorrido em determinado tempo.

De acordo com o manual do SEBRAE o fluxo de caixa é uma ferramenta simples que apresenta as entradas e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com