TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Area Administrativa

Por:   •  19/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 13

                                                                                                                                                                           [pic 1]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE TANCREDO

DE ALMEIDA NEVES - IPTAN

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 2]

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

BIANCA DAS DORES SOUSA

Estágio Supervisionado I  

Área Administrativa

[pic 3]

São João Del Rei

2016

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório de estágio consta as atividades relacionadas na área administrativa, realizado pela aluna Bianca das Dores Sousa, do curso de Ciências Contábeis, no escritório da contadora Elaine Cristina Arantes, situado na cidade de São Vicente de Minas.

Com apenas sete mil habitantes a cidade de São Vicente de Minas conta com quatro contadores, sendo que apenas Elaine é bacharel em contabilidade trazendo grande diferenciação dos demais escritórios. Atende a diversos seguimentos do mercado, tratando de empresas principalmente enquadradas no regime do Simples Nacional, quanto a pessoas físicas trabalha principalmente com declaração de imposto de renda.

Neste relatório constam as atividades relacionadas à área Administrativa que teve como objetivo os seguintes trabalhos realizados durante o estágio: emissão de nota fiscal por arquivo de XML, Sintegra e controle de estoque. 

A administração é uma das primeiras matérias do Curso de Ciências Contábeis, porém essencial, mas só a teoria aprendida em sala não é suficiente para dar clareza ao assunto, desta forma se faz necessário aliar a teoria com a prática e experiência que o estágio curricular oferece. Por este motivo o estágio é requisito parcial para a obtenção do título de bacharel em Ciências Contábeis, pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves.

O setor administrativo de uma empresa é de suma importância em toda sua vida funcional, sendo responsáveis pelo estoque, compras e pelo planejamento estratégico. Uma empresa mal administrada não sobrevive no mercado hoje, por exemplo podendo gerar grandes prejuízos.

  1. CARACTERIZAÇÃO
  1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

A aluna Bianca das Dores Sousa neste ano de 2016, cursa o 7° Período de Ciências Contábeis sob a matrícula nº 11303904 no Instituto de Ensino Superior “Presidente Tancredo de Almeida Neves”, onde o referido curso é oferecido no período noturno.

2.2 IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO

Relatório de estágio referente às atividades exercidas no setor administrativo, realizado no escritório de contabilidade Contel Contabilidade ocorreu  no período de 01/03/2016 a 14/03/2016, de segunda à sexta, no horário de 07h as 12h, onde foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas à área citada para o estágio de 50 horas curricular supervisionado.

O Relatório de estágio realizado no escritório Contábil Contel Contabilidade, tem por objetivo fazer o aprendizado na prática das atividades desenvolvidas no curso estabelecendo laços entre a prática e a teoria. A descrição das atividades realizadas e desenvolvidas pela estagiaria, neste relatório faz assim de cumprir estágio curricular como um componente obrigatório do currículo do curso de ciências contábeis para a obtenção do título de “bacharel em ciências contábeis”.

  1. O PAPEL DO ESTAGIÁRIO

O estágio é a forma que o estudante tem de colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala e também adquirir conhecimento prático e experiência para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Segundo a Lei nº 11788, de 25 de setembro de 2008, Art. 1º. (BRASIL, 2008, s.p.):

Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O estágio pode ocasionar motivação para os estudantes, bem como proporcionar o maior entendimento e assimilação de todo o conteúdo ministrado por professores e mestres em salas de aulas.  (VERONEZZI, 2013)

O papel do estagiário é levar os conhecimentos aprendidos em sala para a empresa, agregando valores e colocando em prática novas técnicas, o contato do estudante com a profissão de forma prática é muito importante, além de proporcionar a oportunidade de dar início em sua carreira na própria empresa em que o estágio está sendo realizado.

É possível verificar pelas palavras de Buriolla (2001, p. 13) a seguinte definição sobre estágio:

O estágio é concebido como um campo de treinamento, um espaço de aprendizagem do fazer concreto, onde um leque de situações, de atividades de aprendizagem de profissional que se manifestam para o estagiário, tendo em vista sua formação.

A relação entre estagiário e empresa é uma troca mútua de benefícios, podendo futuramente se transformar em uma relação de trabalho, beneficiando mais ainda ambas as partes. O estágio é uma fase importantíssima na carreira profissional, pois através do mesmo começa a se moldar o perfil do futuro profissional no mercado de trabalho.

Sengundo o Manual do Estagiário (2013, p.12), as atividades realizadas no estágio têm com objetivo de formar profissionais, devendo ser regido pelas leis que protejam o estagiário e a empresa concedente, formalizando ambas as partes para que todos possam ser beneficiar com aprendizado e gerando novos profissionais.

Para o estagiário é a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e para a empresa é uma forma de obter um profissional especializado que agregará valores e conhecimentos à instituição.

  1. AMBIENTE ORGANIZACIONAL DE ESTÁGIO

Bacharel em contabilidade pela Universidade Federal de São João Del Rei, formada no ano de 2008, Elaine Cristina Arantes deu início em suas atividades como contadora logo após sua formação, primeiramente efetuando seus trabalhos em casa e em 2012 mudando para seu próprio escritório que é situado na Rua Coronel Severino Eugênio, 138, Centro, São Vicente de Minas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com