TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO O PRÍNCIPE MAQUIAVEL

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 6

FICHAMENTO

O PRINCIPE- MAQUIAVEL

Capitulo 1. Os vários tipos de estado, e como são instituídos

Maquiavel classifica os estado em dois tipos, os principiados e a república. Os principiados são os hereditários ou fundados recentemente.

Capitulo 2. As monarquias hereditárias

Esse livro não falara sobre as republicas e sim sobre os principiados.

Exista uma maior facilidade em manter estados hereditários, pois o povo já está acostumado com as tradições da família. E se não ofender seus súditos, o príncipe será adorado por todos, o que já não acontece em estados novos.

Capitulo 3. As monarquias mistas

Maquiavel ressalta nesse capitulo a dificuldade de manter os estados novos, pois os homens veem na mudança do governante uma possível melhora, que raramente acontece.

Para um novo governante dominar um território é necessário primeiramente ter o apoio da população que ali vive.

Um território que já foi perdido nunca será perdido novamente do mesmo jeito, pois os governantes após as primeiras revoltas se tornam mais rígidos

Capitulo 4. Por que o reino de Dario, ocupado por Alexandre, não se rebelou contra os sucessores deste, após sua morte

É mais fácil conquistar um território se a linha política do governo antigo for mantido no atual, o que evita muitas revoltas.

Um governo com um soberano é fácil de manter mas difícil de conquistar, ressaltando que para o estado ser dominado é preciso matar o príncipe e sua família.

Um governo com mais de um soberano é fácil de conquistar mas difícil de manter, analisando que para o estado ser dominado precisa matar não só o príncipe e sua família mais também todos os outros soberanos.

Capitulo 5. O modo de governar as cidades ou estados que antes de conquistados tinham suas próprias leis

Maquiavel nesse capitulo da três opções para se dominar um estado que já tem suas próprias regras, a primeira é arruína-lo, a segunda é habita-lo e a terceira é permitir que eles continuem vivendo com suas próprias regras. Mas a forma mais segura é arruína-lo, destruir toda a cultura que ali tinha, pois se não a população sempre ira litar para recuperar a liberdade.

Capitulo 6. Os novos domínios conquistados com valor e com as próprias armas

Quando se torna um príncipe por virtude mesmo sendo difícil a conquista é mais fácil manter seu território, sendo assim sua única dificuldade a inovação, pois quando se muda uma lei ele terá contra todos aqueles que as leis beneficiara.

Capitulo 7. Os novos domínios conquistados com armas alheiras e boa sorte

Os príncipes que conseguem o domínio do território por sorte ou ajuda alheia, podem até conseguir facilmente, mas irá manter com muita dificuldade, pois não tem experiência.

Capitulo 8. Os que com atos criminosos chegaram ao governo de um estado

Existe também um outro jeito de alcançar o poder, pelo ato criminoso, mas quando se consegue o poder assim muitas vezes não se consegue a gloria, pois o povo sabe quais foram os meios.

Capitulo 9. O governo civil

É quando a pessoa se torna príncipe com a ajuda dos outros cidadãos, sendo esses a nobreza e a plebe.

É importante analisar q são duas linhas bem opostas, a nobreza quer oprimir e o povo não quer mais ser oprimido.

Nesse caso destaca-se que se o príncipe chega ali com a ajuda da nobreza é mais fácil conquistar a confiança dos outros envolvidos, pois o príncipe só precisa trazer alguns benefícios e será bem visto.

Capitulo 10. Como avaliar a força dos estados

Primeiramente é importante avaliar se o príncipe consegue manter o poder sozinho, ou se precisa de ajuda alheia.

Um príncipe que tem poder e conquista o carisma de seu povo muito dificilmente será atacado, e se for o atacante não sairá bem disso.

Capitulo 11. Os estados eclesiásticos

São conquistados por sorte ou mérito, mas não é preciso manter, por são assim devido a tradições religiosas, são protegidos por Deus.

Capitulo 12. Os diferentes tipos de milícia e de tropas mercenárias

A principal base do estado é composta pelas leis e pelos exércitos. Os exércitos mercenários não são confiáveis, pois lutam por dinheiro e não pelo estado. Para se ter um bom exercito o estado tem q ter seu próprio exército, comandado pelo príncipe ou algum subordinado.

Capitulo 13. Forças auxiliares, mistas e nacionais

As tropas auxiliares são tropas perigosas, pois são enviadas para ajudar um príncipe em situação difícil, mas não devem lealdade a ele.

Tropas nacionais são as tropas do próprio estado, são mais fortes e seguras, pois devem lealdade ao príncipe.

E as mistas nada mais é do que uma união de tropas auxiliares e nacionais, são consideradas melhores que as auxiliares, mas inferiores as nacionais.

Capitulo 14. Os deveres do príncipe para com suas milícias

A guerra é algo muito importante para um príncipe, pois é através dela que príncipes perde o poder e cidadãos comuns acabam alcançando o governo.

Mesmo em épocas de paz o príncipe deve estar sempre preparado.

É importante também que o príncipe saiba táticas e saiba lidar com seus equipamentos, caso contrário não será respeitado pelos soldados.

Capitulo 15. As razões pelas quais os homens, especialmente os príncipes, são louvados ou vituperados

Um príncipe precisa se rígido e bondoso apenas quando necessário para que não perca a autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com