TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUTURO DEPENDE DA EDUCAÇÃO

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Um futuro melhor para se viver, constituído de uma sociedade consciente e esclarecida, depende primordialmente da educação. O investimento em educação é item fundamental para o desenvolvimento de um país. Uma educação de qualidade, formadora de cidadãos preparados para enfrentar os desafios da sociedade moderna podem transformar um país. Exemplos de países, como o Japão, que foi devastado na 2a Guerra Mundial e hoje figura entre as maiores potências do planeta em termos tecnológicos, mostram o potencial transformador da educação em uma sociedade.

No nível educacional, há diversas áreas que precisam de investimento maciço para pensarmos num futuro melhor para o nosso país. A educação para o desenvolvimento sustentável é uma delas. Um país de grandes dimensões e com tantos recursos naturais como o Brasil requer inclusão nos mais baixos níveis escolares de temas como: mudança climática, redução de riscos de desastres, biodiversidade, consumo sustentável. Introduzir tais questões ao ser humano desde pequeno permite a ele desenvolver um nível de aprendizagem e consciência que será de grande utilidade no futuro.

Questões como pobreza, consumo predatório, degradação ambiental, deterioração urbana, saúde, conflitos e violação dos direitos humanos, mudanças climáticas, desmatamento, impactos ambientais provocados pelo homem, precisam ser introduzidas às grades curriculares desde o ensino básico, pois trariam uma grande melhoria no nível de consciência ambiental. O maior benefício de se ter uma educação ambiental nos mais níveis baixos escolares é que pode haver mudanças significativas para a melhor preservação do meio em que vivemos, melhorando a qualidade de vida das futuras gerações.

É importante ressaltar que as crianças de hoje serão os gestores e governantes do amanhã, portanto, se desde cedo aprenderem a importância de um desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente, se tornarão adultos mais capacitados e habilidosos para lidarem com problemas que ameaçam o planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com