TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fenômeno da globalização

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 5

A respeito do fenômeno da globalização

Nos últimos tempos, mais especificamente nos derradeiros quarenta anos, e em atenção ao forte desenvolvimento tecnológico, a sociedade tem se deparado com intenso fluxo transnacional de informações, imagens, recursos, pessoas e bens de consumo, que transformaram por completo as relações humanas. Esse fenômeno é normalmente associado ao vocábulo, que se tornou usual, “globalização”.Muito embora haja discussão e divergência a respeito do enquadramento conceitual, além de implicações lexicais na definição do termo, pode-se detectar como ponto comum o fato de que o processo de globalização exerceu influência direta na mudança de comportamento dos sujeitos e, como fenômeno de poder, potencializou, em muito, os valores do pensamento econômico. O que ocorreu de forma destacada em uma de suas frentes.Nesta subseção, pretende-se discorrer sobre a globalização, sobretudo com o propósito de deixar clara a conexão direta entre o regime neoliberal globalizado, que, nesta tese, aborda-se como fase atual do capitalismo contemporâneo, e o pensamento econômico-eficientista, que oferece a matriz central e o código lógico da Teoria da Análise Econômica do Direito.

Com o advento da Lei 11.638/2007, tornou-se necessária uma interpretação dessa vasta legislação que, além de convergir para a harmonização com as normas internacionais de contabilidade, a transparência das demonstrações contábeis e a busca da essência sobrepondo à forma. Tornou-se obrigatório a elaboração das demonstrações contábeis, pelas novas regras, para empresas qualificadas no rol das denominadas sociedades de grande porte que possuem um volume de negócios significativo, e/ ou ativos representativos (ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual acima de R$ 300 milhões), o que proporciona uma percepção mais transparente por parte do mercado. Todas essas modificações, foram de grande relevância e representaram um passo importante para que houvesse uma integração das companhias brasileiras com a convergência contábil internacional. Porém, ainda não iguala o Brasil ao padrão contábil internacional.As principais alterações promovidas pelo processo de convergência não se limitaram às questões de apresentação. Ocorreram alterações conceituais profundas, as quais se podem destacar do texto da Lei 11.638/2007: a) Não influência da legislação tributária na escrituração mercantil;b) Inclusão, no conceito de ativo imobilizado, dos bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens;c) Obrigatoriedade de efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no ativo imobilizado e ativo intangível (impairment test);d) Cálculo da depreciação, exaustão e amortização em função da vida útil econômica estimada do bem;Analisando-se as alterações promovidas, verifica-se que, além da exigência de apresentação de novas demonstrações contábeis (Demonstração de Fluxos de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado) e da alteração da nomenclatura de alguns grupos patrimoniais, ocorreram alterações normativas que impactaram a forma pela qual os contabilistas executavam suas rotinas diárias.

acredito que as normas internacionais há vários pontos positivos que agregam e valorizam, deixando mais prático para o administrador e contador, evidenciando melhor os problemas financeiros e resgatando soluções mais viáveis ao mercado.
Foi importantíssima essa transformação, com a adoção das normas ouve mudança significativa no Balanço Patrimonial. 
Além disso, a norma internacional faz com que todas as instituições possam valorizar seus bens, usando a avaliação patrimonial. Sendo assim muito positivas tais mudanças nesse sentido...

  1. No ano de 2007, quais as mudanças que se iniciaram na Contabilidade Brasileira?
    Em 28 de dezembro de 2007 foi promulgada a Lei 11.638 que altera e revoga os dispositivos da Lei 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). Esta alteração da legislação societária, proposta pelo Projeto de Lei 3.741/00, veio com o objetivo de harmonizar as normas contábeis com as Normas Internacionais de Contabilidade, emitidas pelo International Accounting Standards Board – IASB. Fazem parte desta harmonização todas as normas contábeis emitidas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM, que tem o objetivo de emitir normas para as companhias abertas de acordo com os padrões internacionais. Em virtude da quantidade de mudanças, da complexidade das mesmas e das diversas dúvidas das maiorias das
  2. 2. Quais as mudanças específicas que estas novas normas trouxeram?

    1) Substituição da demonstração das origens e aplicações de recursos (DOAR), pela demonstração do fluxo de caixa (art. 176, IV).
    As sociedades anônimas de capital fechado deverão publicar as demonstrações de fluxo de caixa e se for sociedade anônima de capital aberto além da demonstração de fluxo de caixa  deverão publicar a demonstração do valor adicionado que de acordo coma a NBCT a demonstração do valor adicionado e a demonstração contábil destinada a evidenciar, de forma concisa os dados e as informações do valor da riqueza gerada em determinado período e sua distribuição.
    2) Criação de dois novos grupos de contas conforme o art. 178.
    No ativo permanente, a conta de bens intangíveis, que são bens que não possuem existência física, porém representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos da empresa como direitos sobre marcas e patentes, ponto comercial, fundo de comércio (Neves e Viseconti, 2004; 5 ) após as alterações o permanente ficou dividido em investimento, imobilizado, intangível e ativo diferido. E no patrimônio líquido a conta de ajustes de avaliação patrimonial no lugar da reserva de reavaliação a  nova lei substitui a reavaliações de bens pela obrigação de se ajustar o valor dos ativos e passivos a preço de mercado. Pela nova lei o PL passa a ser estruturado da seguinte forma:
    a)Capital social
    b)Reserva de capital
    c)Ajustes de avaliação patrimonial
    d)Reserva de lucros
    e)Ações em tesouraria
    f)Prejuízos acumulados

Introdução

A Contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimento, como objeto e finalidades definidos, tem sido consideradacomo arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.
Sua função é registrar, classificar, demonstrar,auditar e analisar todos os fenômenos que ocorrem no patrimônio das entidades, objetivando fornecer informações, interpretações e orientação sobre a composição e as variações desse patrimônio, para atomada de decisões de seus administradores.
Seu objeto de estudo é, pois, o patrimônio, e seu campo de aplicação o das entidades econômico-administrativas, assim chamadas àquelas que, para atingiremseu objetivo, seja er econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessários a seus fins.
Objeto:Patrimônio, que a Contabilidade estuda e controla, registrando, classificando, analisando, interpretando e informando, através das demonstrações contábeis, todas as ocorrências ele verificados.Baseados nessas noções gerais, podemos chegar á seguinte conceituação de contabilidade:
È a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, ademonstração expositiva analise e a interpretação desses fatos, com fim de oferecer informações e orientação – necessária á tomada de decisões – sobre a composição do patrimônio, suas variações e oresultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com