TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Político Através Do Acesso À Informação Na Era Digital

Por:   •  30/8/2023  •  Artigo  •  4.472 Palavras (18 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 18

Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão

Faculdade Adelmar Rosado - FAR

Especialização em Contabilidade, Finanças e Orçamento Público

O MARKETING POLÍTICO ATRAVÉS DO ACESSO À INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL

Leonardo Barbosa Lima

Orientador: Prof. Paulo Ximenes

Resumo: Este estudo traz uma análise acerca do direito ao acesso à informação, um direito constitucionalmente garantido à população. A Lei de Acesso à Informação (12.527/2011) chegou para regular e aprimorar a participação popular na gestão pública transformando a transparência em regra e o sigilo exceção, aumentando o controle e vigilância dos atos dos gestores públicos. Devido ao Brasil ser um país muito conectado, onde 62% da sua população utilizam ativamente as redes socias (youtube, facebook,etc), as mesmas tornaram-se um excelente meio de ligação entre agentes políticos e população, logo governantes podem utilizar-se dessas redes como marketing, elaborando canais sociais institucionais, demonstrando todos seus atos e ações, resultando em sentimento de confiança e representatividade diante de seu povo.

Palavras chaves: Lei de Acesso à Informação, marketing, redes sociais, agentes políticos

1.INTRODUÇÃO

A história demonstra que a política surge na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.c, com o surgimento das cidades-estado, com o decorrer dos anos o conceito de política e democracia foi se fortalecendo entre os continentes concomitamente às evoluções que a humanidade se deparava, como o modo de se relacionar com as pessoas.

Os agentes políticos no decorrer da hístória tem se adaptado ao modo de se comunicar com seus eleitores, durante meados do século 20 e até a primeira década do século 21 a televisão era o principal meio de propagar suas idéias e propostas, no início da década atual com o advento das redes sociais( whatsapp,instagram,twitter,facebook,dentre outras), a chamada era digital chegou para ficar com 63,3% das casas brasileiras com acesso à internet e 116 milhões de pessoas no Brasil estão conectadas de acordo com uma pesquisa realizada no ano de 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística(IBGE), nos fazendo entender que a acessibilidade à internet alcançou grande parte dos brasileiros.

Outro resultado de uma pesquisa chamou atenção, realizada pela Ideia Bigdata, demonstrou que mais da metade dos eleitores acima de 18 anos(59,5%) acompanharam as publicações dos candidatos pelas redes, influência esta demonstrada no resultado da eleição para o cargo máximo do executivo no Brasil, onde o candidato vencedor possuia poucos segundos de propaganda de TV e utilizou-se muito das redes sociais para atingir seus eleitores.

Tomando esses números como base, o mundo está diante de um novo paradigma na política e o agente político que não se atentar e adaptar a esse cenário está fadado ao fracasso. Uma alternativa para adentrar nesse mundo pouco explorado é com o marketing digital, um dos muitos tipos de marketing, onde se utiliza das redes sociais com objetivo de demonstrar suas idéias e projeções para o futuro, como conceitua REZ (2014) "Esse tipo de estratégia comercial tem por objetivo criar canais de comunicação em meios digitais".

A partir da criação desses canais de comunicação nas redes sociais, fica de fácil acesso para o cidadão toda movimentação feita pelo agente político envolvendo recursos públicos, direito esse de acesso à informação garantido na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, inciso XIV, reforçado em 18 de novembro de 2011 com a aprovação da lei nº 12.527, reconhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI) que vem evoluindo no cumprimento de suas obrigações e colaborando com a trasnparência e o acesso às informações públicas. Através desta Lei o acesso passa a ser visto como regra e o sigilo como exceção.

A Lei de Acesso à Informação oferece aos agentes políticos a oportunidade de abrir suas portas aos cidadãos, mostrando e descriminando toda a destinação dos recursos públicos, antes tratadas como quase confidenciais, ou mesmo como informações pertinentes exclusivamente ao serviço público e no máximo ao conjunto de seus servidores, criando assim um relacionamento de confiança(Marketing de Relacionamento) entre a máquina pública e o cidadão confrotando a péssima reputação que a classe política obteve com inúmeros escândalos de corrupção do passado, tudo isso sendo permitido e possível devido a publicação dessas informações nas redes sociais onde a população está 24 horas por dia acessando e fiscalizando com seus  smartphones e tablets .

A evolução social associada ao avanço tecnológico, além de uma interação cada vez maior entre todas as culturas sociais por meio da globalização, tem obrigado aos governantes repensarem sobre a necessidade de acompanhar as mudanças de estruturas e de comportamentos, para continuarem a atender a sociedade, utilizando-se desses novos recursos de informatização para melhorar a qualidade da informação produzida e mesmo simplificá-la para fazer essas informações chegarem "legíveis" ao maior número de pessoas.

Na cultura do acesso quase ilimitado e bombardeamento de informações dos mais variados tipos, é impensável o mundo político e seus agentes não adentrarem nesse modus operandi, visto que os mesmos estão obedecendo a um importantíssimo princípio da Administração Pública, o Princípio da Publicidade expresso no Artigo 37 da Constituição Federal  que garante aos cidadãos que a administração pública tem a obrigação de exercer suas funções com clareza e transparência. Diante do exposto, o presente artigo tenciona relacionar uma utilização efeciente e simples das redes sociais pelos agentes políticos com a disponibilidade e fácil acessibilidade dos dados públicos, consequência dessa adição de fatores, uma boa imagem do agente político frente à população. Como os agentes políticos podem utilizar-se da Lei de Acesso á Informação como Marketing nas redes socias ?

Devido aos inúmeros casos recentes de corrupção e mal uso dos recursos públicos no Brasil, o descontentamento e a desconfiança nos governantes aumentou muito a ponto da classe política viver uma crise como nunca se viu antes, diante deste cenário algo deve ser feito pelos agentes políticos para alterar esse quadro e fazer ganhar o respeito e confiança da população, logo justifica-se a elaboração desse estudo como uma forma de contribuição para conscientizar os agentes políticos e da administração pública a utilizarem as redes sociais para melhor comunicação com os cidadãos, demonstrando o fácil acesso da população ao orçamento, despesas públicas e seus atos administrativos. Com a implementação da política da informação o marketing digital pode ser um grande aliados dos mesmos para o fácil acesso da população. " Em última análise, a confiança da população no serviço público aumenta quando há lei de acesso à informação" (BRASIL, 2011, p.1-2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com