TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Financeiro e de Capitais

Por:   •  10/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  883 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

2021

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

(AVA 2)

Aluno: Gabriel Martins da Silva

Matrícula: 20203300067

Curso: Gestão Financeira

2021

Joana Martins é uma profissional da área de educação, atua como professora universitária em uma universidade federal. Recentemente recebeu uma herança no valor de R$ 700.000,00. Por não ter formação e nem experiência na área financeira, Joana procurou um profissional especialista na área financeira, a fim de lhe assessorar na aplicação do montante recebido na herança. Joana já possui um imóvel no qual ela reside, por esse motivo, não possui a intenção de adquirir outro imóvel, não possui intenção também de abrir um negócio próprio, pois pretende dedicar-se plenamente à área acadêmica a qual já atua. Joana solicitou que o consultor montasse um portfólio de aplicações financeiras com investimentos diversificados, ou seja, não canalizar todos os recursos para apenas uma direção, outra solicitação de Joana é que o portfólio gerasse para ela, a rentabilidade necessária para fazer o rendimento crescer e liquidez, para que ela sempre tenha recurso disponível para uma circunstância inesperada. Sendo assim, o desafio do consultor financeiro é montar um portfólio de investimento diversificado, formado por aplicações que atendam às necessidades de sua cliente. Tipo de Investimento Nível de rentabilidade Nível de Liquidez Nível de Risco TESOURO SELIC BAIXO ALTO BASTANTE BAIXO CDB BAIXO BAIXO BAIXO AÇÕES COM DIVIDENDOS ALTO MÉDIO ALTO

PARECER

TESOURO SELIC: é um título público federal de renda fixa disponibilizado pela plataforma do Tesouro Direto. Ele tem rentabilidade pós-fixada que acompanha a variação da taxa SELIC. Sendo assim, o dinheiro que é recebido no momento no resgate depende da variação da taxa no período da aplicação. Ele servira de reserva de emergencia em casos de aluma necessidade imediata.

CDB: é um título de renda fixa emitido por bancos para captar dinheiro e financiar suas atividades. Em troca deste empréstimo de recursos ao banco, o mesmo irá devolver ao investidor a quantia aplicada mais o juro acordado no momento do investimento. Ele terá o papel de crescer o patrimônio com baixo risco de perda. AÇÕES COM DIVIDENDOS: é uma seleção de ações de empresas listadas na B3, bolsa brasileira, que pagam participações nos lucros, tendo assim rendimento, através desses pagamentos e também da valorização das ações em si. CONCLUSÃO Os investimentos indicados vão ajudar a Sra. Joana Martins a aplicar seu dinheiro de forma diversificada e de maneira que tenha rentabilidade, risco e liquidez adequados para o que ela busca sem precisar se colocar em situações desconfortáveis, sabendo-se que ela não possui formação e nem experiência no mercado financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

https://www.btgpactualdigital.com/como-investir/artigos/destaque/tesouro-selic-o-que-e-por-que-investir-como-comecar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com