TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Objetivo da Contabilidade

Por:   •  6/8/2018  •  Projeto de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

→ Qual o objetivo da Contabilidade?

  Tem como seu principal objetivo a permissão de avaliar a situação econômica e financeira de determinada pessoa/empresa que possua um patrimônio.

→ Quais procedimentos para Registro de Fatos Contábeis?

  É preciso ter a documentação necessária para registro, como a data do ocorrido, o número da conta devedora e credora, histórico financeiro da transação, valor do registro e uma identificação especifica para todos os registro de determinado lançamento contábil. E também, há casos que são necessários cálculos, rateios e retenções de tributos.

→ Definições:

   ∙ Escrituração: é considerada a mais importante das técnicas contábeis, a partir dela é desenvolvida técnicas de demonstração, analise e auditoria, seu objetivo é fornecer a pessoas informações sobre um patrimônio determinado.

   ∙ Demonstrações Contábeis: além de ser uma representação monetária de fins patrimoniais e financeiro, é responsável por controle de gastos, organizar orçamentos, seguir a evolução patrimonial e contribuir na tomada de decisões.

   ∙ Balanço Patrimonial: é considerado um relatório contábil, originado após o registro dos fatos contábeis da empresa. Exibe todos os registros contábeis, para que a pessoa/empresa possa ter uma posição patrimonial e conhecer seus bens, direitos e obrigações, e ter conhecimento de suas fontes de recursos e planejamentos futuros.

   Demonstração do resultado do Exercício/DRE: há como objetivo principal apresentar um efeito claro em relação ao conjunto de operações realizadas no período determinado, tornando possível uma administração voltada para o aumento de suas habilidades e competências.

   ∙ Analise das demonstrações contábeis: Uma forma de realizar a análise, semelhança e interpretação dos demonstrativos financeiros desejando obter dados para alcançar uma identificação sobre a situação econômica e financeira da empresa.

→ Partidas Dobradas:

  Cada lançamento a debito deve corresponder a um lançamento a credito. A soma dos saldos das contas devedoras devem ser igual ao somatório das contas credoras.

→ Debito e Credito no Livro Diário e Livro Razão:

  O livro razão nada mais é do que a consequência do diário bem construído ,no qual são apresentados , com individualidade, clareza e indicação do documento conclusivo, dia a dia, todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, sendo assim , o uso da regra debito e credito , acontecera dentro do diário bem desenvolvido , e transportado ao razonete, para então tomar decisões de formas inteligente e rápida, no qual dentro do razão há como encontrar quanto devo, e quanto pode-se cobrar, porque todas as contas serão organizadas conforme a sua nomenclatura , por exemplo, na conta caixa, toda vez que entrar dinheiro no caixa, debita se o valor, e toda vez que sair um valor, credita este valor.

→ Regime de Caixa x Regime Competência:

Exemplo:

[pic 1]

Regime competência: são os valores avaliados dentro do mês de origem, ou seja, na data da ação do serviço como a compra do material, da venda, não importando se o item será pago ou recebido, mas sim quando foi realizado o ato.

Regime de caixa: Este é o contrário, ou seja, é considerado o registro dos documentos na data de pagamento ou recebimento, como se fosse uma conta bancária.

→ Plano e Aplicações de recursos:

 Plano de recursos: é como se fosse aquilo que é determinado passivo do plano de contas da empresa, o objetivo é mostrar o que é necessário ser realizado, para que tenha o resultado esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com