TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA CONTROLADORIA NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS

Por:   •  8/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

O PAPEL DA CONTROLADORIA NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS

TERESINA / 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

O PAPEL DA CONTROLADORIA NO PROCESSO DE GESTÃO DAS EMPRESAS

[pic 2]

TERESINA / 2017

LISTA DE FIGURAS        

FIGURA 1 - Dimensões do controle organizacional........................................................7

FIGURA 2 - Alternativas de Relacionamentos para o Controller....................................8

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO        5

2.0 REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1 DEFINIÇÃO        6

2.2 ATRIBUIÇÕES        6

2.4 O PAPEL DO CONTROLLER        7

2.5 O CONTROLLER E A UNIDADE        8

3.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10


1.0 INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca enfatizar a importância da Controladoria no processo de Gestão das Empresas. Baseada na atual competitividade no mercado e constantes mudanças nos ambientes internos e externos. Em um mundo de transformações, onde mudanças ocorrem em pouco tempo, implicando cada vez mais em alcance de maiores vantagens competitivas, as empresas necessitam de uma estrutura organizacional bem desenvolvida para sua sobrevivência. No cenário das organizações em todo o mundo, apresenta-se como instrumento imprescindível a utilização da Controladoria, que exerce um papel essencial no planejamento e controle auxiliando os gestores no processo de tomadas de decisões, visando assegurar informações que contribuam para eficiência de suas operações, com finalidade de evitar riscos e recomendar ações visando a otimização dos resultados da empresa. A informação é hoje considerada o principal insumo e, em muitos casos, o principal produto das organizações e quando bem gerenciada, ela se transforma em soluções estratégicas, assim como um fator para crescimento de lucros, reduções operacionais, otimização do processo decisório, solução de problemas e eliminação de barreiras de comunicação.

Neste sentido, é de grande valia o presente estudo, visto a importância da controladoria e a necessidade da sua utilização, envolvendo os usuários externos e internos da contabilidade enquadrados no âmbito organizacional. Diante destes fatos, este trabalho tem como objetivo geral demonstrar a importância e a missão da controladoria enfatizando sua relevância para gestão empresarial. Além disso, serão destacados os conceitos fundamentais sobre a Controladoria, bem como as principais atribuições, funções e atividades desempenhadas. Será também enfatizada a importância do papel do Controller e as ferramentas operacionais utilizadas no processo de tomada de decisão das organizações, através de uma pesquisa bibliográfica com diversos autores que tratam acerca do assunto em questão. Por fim, a apresentação das considerações finais e as referências bibliográficas utilizadas no desenvolvimento deste estudo.

2.0 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 DEFINIÇÃO

Pode-se definir Controladoria como a área da empresa responsável por projetar, atualizar e garantir a eficiência e confiabilidade das informações que dão suporte a implantações estratégicas, sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da Contabilidade. A Controladoria tem a finalidade de garantir informações adequadas aos processos decisórios, colaborando assim para a busca pela eficácia dos resultados da empresa e de suas subdivisões, levando-se em conta o aspecto econômico ela desempenha o papel primordial no êxito empresarial, tendo como missão primordial a geração de informações relevantes para a tomada de decisão no âmbito da organização.

“É responsabilidade da controladoria a veracidade das informações, bem como garantir que os dados examinados sejam importantes e indispensáveis para a continuidade da organização”. (Crepaldi, 2012)

Nesse contexto, a missão da Controladoria é de garantir a otimização do resultado econômico, sendo responsável pelo fornecimento de informações relevantes no processo decisório empresarial e projetação dos mecanismos de controle. Dessa maneira a Controladoria vem apresentando uma crescente participação no processo de gestão, auxiliando, os gestores na tomada de decisões exigidas durante as fases do planejamento estratégico, bem como de sua execução e controle.

2.2 ATRIBUIÇÕES

A controladoria disponibiliza um fluxo de informações necessárias ao cumprimento da missão e da continuidade da empresa, objetivando com isto a otimização de resultados. As atribuições da controladoria estão interligadas ao conjunto de objetivos diretamente relacionados com a missão da empresa:

 Subsidiar o processo de gestão dando suporte e apoio para projeções e simulações sobre eventos econômicos que possam afetar as decisões dos gestores;

 Elaboração a avaliação de desempenho de todas as áreas da empresa;

 Elaboração de indicadores e análises de resultado econômico da empresa;

Gerenciamento dos sistemas de informação padronização e harmonização das diversas informações econômicas transmitidas aos gestores.

Considerando os conceitos já mencionados, a figura abaixo ilustra de maneira detalhada o processo funcional da controladoria e das dimensões de controle.

Figura 1 -  Dimensões do controle organizacional [pic 3]

   Fonte: Nascimento e Reginato (2013, p. 5)

Nesse contexto, as dimensões de controle organizacional são ampliadas sob as perspectivas de controle de gestão que servem de base para o permanente monitoramento das operações da empresa pela Controladoria, cujos funcionamentos e interações são interdependentes. Dessa forma é de suma importância, as organizações atentarem-se para a elaboração e implementação de um planejamento estratégico, devidamente ajustado para o porte e atividade da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (625.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com