TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel Transformador de ERP, CRM e Padronização de Processos na Empresa FAMÍLIA

Por:   •  28/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 2

Modernização Operacional: O Papel Transformador de ERP, CRM e Padronização de Processos na Empresa FAMÍLIA

Márcio José Borriello dos Santos

A empresa FAMÍLIA, embora próspera em suas vendas, enfrenta desafios significativos devido à falta de processos documentados e controle nas operações logísticas. A ausência de limites claros de compras e controle de qualidade resulta em desafios no armazenamento e atrasos nas entregas, prejudicando a eficiência operacional. Este artigo propõe soluções baseadas na implementação de ferramentas de Tecnologia da Informação (TI), como Enterprise Resource Planning (ERP) e Customer Relationship Management (CRM), aliadas a técnicas de padronização e documentação de processos.

A introdução de um sistema ERP permitirá à FAMÍLIA integrar e consolidar suas operações, proporcionando visibilidade e controle abrangentes. Isso inclui a definição de limites de compras e a criação de alertas automáticos para evitar excessos. Além disso, a implementação de um CRM aprimorará o relacionamento com fornecedores, otimizando a gestão de pedidos e facilitando a comunicação. Técnicas de padronização e documentação de processos serão cruciais para estabelecer diretrizes claras em todas as áreas, desde a recepção de produtos até o armazenamento.

A automação por meio de ferramentas de TI não apenas aumentará a eficiência, mas também permitirá análises detalhadas, identificando áreas de melhoria na logística e compras. A padronização dos processos facilitará a formação de equipes e garantirá consistência em todas as filiais. Pois, “o maior objetivo de um sistema de informação é permitir que o melhor uso dos dados, utilizando cenários e filtros apropriados, possam definir as informações que representam a exceção e a maior relevância do processo organizacional (BATISTA, 2014, p. 49).

Ao abordar os desafios enfrentados pela FAMÍLIA, a implementação de ferramentas de TI e a padronização de processos emergem como soluções fundamentais. O ERP e o CRM proporcionarão controle e visibilidade necessários, enquanto a documentação de processos garantirá consistência operacional em toda a empresa. Essas medidas não apenas resolverão os problemas logísticos existentes, mas também posicionarão a empresa para um crescimento sustentável no mercado, fortalecendo sua competitividade e reputação. Ao priorizar a gestão eficiente e a inovação, a FAMÍLIA estará preparada para enfrentar os desafios do mercado e prosperar em suas operações.

Referências:

BATISTA, E. O. Sistemas de informação : o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com