TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO CONTADOR COMO EDUCADOR

Por:   •  11/5/2018  •  Monografia  •  22.685 Palavras (91 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 91

FACULDADE DO MARANHÃO - FACAM[pic 1]

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GABRIELLA FRAGA ALVES

O PAPEL DO CONTADOR COMO EDUCADOR: A experiência da docência no curso de contabilidade da Faculdade do Maranhão – FACAM.

        

São Luís

2015

GABRIELLA FRAGA ALVES[pic 2]

O PAPEL DO CONTADOR COMO EDUCADOR: A experiência da docência no curso de contabilidade da Faculdade do Maranhão – FACAM.

Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Maranhão, para obtenção do grau em bacharel em Ciências Contábeis à Banca examinador da FACAM – Faculdade do Maranhão.

Orientadora: Profa. Msc. Carolline Botelho

São Luís

2015

GABRIELLA FRAGA ALVES[pic 3]

O PAPEL DO CONTADOR COMO EDUCADOR: A experiência da docência no curso de contabilidade da Faculdade do Maranhão – FACAM.

Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Faculdade do Maranhão, para obtenção do grau em bacharel em Ciências Contábeis à Banca examinador da FACAM – Faculdade do Maranhão.

Aprovada em:        /        /

BANCA EXAMINADORA

Prof. Msc. Carolline Botelho(Orientadora)

Mestre em Educação

EXAMINADOR

EXAMINADOR

[pic 4]

Dedico este trabalho, primeiramente à Deus, por ter me dado o dom da vida e que sem ele não seria possível concretizar este sonho, bem como os docentes, cuja atuação tornou possível a escolha pelo tema.


AGRADECIMENTOS[pic 5][pic 6]

Agradeço em primeiro lugar a Deus que é a minha base, à minha mãe por ser meu porto seguro, minha família que é minha estrutura, e aos amigos, que estiveram comigo em todos os momentos da minha vida, me incentivando nos estudos e na conquista dos meus objetivos.

 Agradeço em especial a minha mãe Terezinha de Jesus Fraga Alves, por sempre investir em mim e acreditar no meu potencial, estimando o melhor para o meu futuro, e me ajudando a tornar possível a minha conquista como Bacharel em Ciências Contábeis.

Agradeço também aos meus amigos: Rayane Oliveira, Vanderson Diniz, Imelda Raissa, Thiago Cutrim, Marcelo Andrade e Nathalia Sampaio por estarem presentes na elaboração deste trabalho contribuindo de forma direta e indireta na realização do mesmo.

Meus agradecimentos também se estendem ao corpo docente da instituição (FACAM) e aos colegas que tornaram possível a coleta de dados para a pesquisa, em especial a Profª. Dra. Marilande que me acompanhou e me estimulou para desenvolve do presente trabalho, assim como estimo em agradecer a Profª. Msc. Caroline Botelho por ter me acompanhado, e me orientado na elaboração deste trabalho, para que este pudesse se tornar possível.


 [pic 7]

“Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Cora Coralina


LISTA DE GRÁFICOS

[pic 8]

Gráfico 1 – Faixa etária dos docentes                                                     35

Gráfico 2 – Gênero dos docentes                                                             35

Grafico 3 – Pós-graduação                                                             37

Gráfico 4 – Tempo de docência no Ensino Superior                                     38

Gráfico 5 – Docentes com o curso de didática                                             39

Gráfico 6 – Docentes que exercem outras atividades                                     41        

Gráfico 7 – Apoio da IES em relação a publicação de artigos periódicos.             46

Gráfico 8 – Caracterização do projeto político-pedagógico da FACAM             47

Gráfico 9 – Faixa etária dos Alunos                                                     53

Gráfico 10 – Gênero dos discentes                                                     54

Gráfico 11 – Comunicação do professor em sala                                     57

Gráfico 12 – Flexibilidade na interação aluno-professor em sala                     59

Gráfico 13 – Preparo dos docentes nas respostas dos questionários em sala 61

Gráfico 14 – Alinhamento do conteúdo ministrado com a elaboração das avaliações                                                                                                 63

Gráfico 15 – Classificação quanto a satisfação dos alunos diante dos métodos utilizados                                                                                      66

Gráfico 16 – Reavaliação dos métodos avaliativos                                      67

Gráfico 17 – Experiência de mercado nas área da disciplinas ministradas              69

Gráfico 18 – Relação do conteúdo teórico com a experiência prática.              70


        RESUMO        [pic 9]

O presente trabalho teve como objetivo a análise da atuação docente do Contador enquanto educador. Para tanto, buscou-se examinar quatro competências docentes, entre elas, a didática, o relacionamento, o domínio na área de conhecimento e a experiência de mercado, na perspectiva dos estudantes de Ciências Contábeis do 8º período da FACAM, bem como identificar as percepções dos sujeitos envolvidos da pesquisa, acerca do trabalho pedagógico destes profissionais. Os sujeitos que compuseram o universo da pesquisa corresponde aos contadores que atuam como docentes na Instituição campo de pesquisa e os alunos do 8º período do curso de Contabilidade. Para coletar os dados para analise, utilizou-se como instrumento de pesquisa 2 questionários distintos para os dois grupos: alunos e professores. Nos resultados alcançados foi constatado que na perspectiva do aluno embora mais da metade destes reconheçam que o professor alinha o conteúdo ministrado com o conteúdo utilizado na elaboração das avaliações. Em contrapartida, a grande maioria classificam-se como insatisfeitos e razoavelmente satisfeitos acerca da reavaliação dos métodos avaliativos por parte dos docentes. Quanto a perspectiva do docente em relação aos pontos nevrálgicos que dificultam o trabalho didático-pedagógico foram apontados como principais causas a centralização administrativa e a falta de escuta dos seus anseios, entretanto um ponto bastante relevante foram os resultados apontados pela motivação da escolha da profissão que respectivamente se deu pela realização pessoal, amor pela profissão e vocação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (145.7 Kb)   pdf (780.4 Kb)   docx (532 Kb)  
Continuar por mais 90 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com