TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  13/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.236 Palavras (25 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1]

TATIANE NOGUEIRA DE SOUZA MIQUELINO

8095145

 

 

TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

 

CADEIA DE SUPRIMENTOS E LOGÍSTICA REVERSA 

 

                          Trabalho presentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Logística Reversa, ministrada pelo Tutor Cláudio Osmir Tomazela.

[pic 2]

RESUMO

Este artigo, tem como principal objetivo apresentar a importância da Cadeia de Suprimento e Logística Reversa no pós-venda e no pós-consumo, estabelecendo o relacionamento das empresas com seus fornecedores, na procura de enfatizar sua importância competitiva e na perspectiva de elevar o nível de serviço aos clientes. Destacando os principais objetivos e desafios no meio logístico. A utilização da tecnologia como chave principal para esse desenvolvimento, utilizando de seus softwares. Para que se tenha um controle e um bom desempenho nas atividades logísticas reversas, são necessários indicadores de desempenho para avaliar todo o processo, portanto serão citados os principais dentro da logística reversa. Analisar os resultados da implantação do processo de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos no ambiente empresarial e identificar os principais conceitos. Será posicionado a forma de análise de SWOT para colocar a importância desta ferramenta no planejamento estratégico dentro da empresa. E concluiremos, falando da empresa Magazine Luiza S/A, empresa brasileira considerada atualmente como um caso de sucesso dentro do setor varejista. Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas comportas por artigos e livros.

Palavras chaves: Cadeia de Suprimento, SWOT, Logística Reversa, Magazine Luiza, Vantagem competitiva.


INTRODUÇÃO.

Este artigo, tem como principal objetivo apresentar a importância da Cadeia de Suprimento e Logística Reversa no pós-venda e no pós-consumo, seus principais objetivos e o seu desempenho de modo estratégico, o conceito de suas atividades primárias, assistência e sua contribuição eficiente para um atendimento almejado ao cliente, tendo os processos aplicados para um bom desempenho do gerenciamento logístico da cadeia. Para atingir este objetivo, será preciso perpassar pelos seguintes objetivos específicos: Utilizando elementos da Logística Reversa, com foco nos aspectos ambientais e no pós-venda, sugerir melhorias na gestão da cadeia de distribuição, visando elevar a performance empresarial (demonstrar por meio de economias de custos). Caracterizar o processo de avaliação e seleção de fornecedores utilizados pela empresa dada sua estratégia logística global, identificando possíveis obstáculos (comportamentais e ou informacionais) a serem superados. Elaborar a análise de SWOT da empresa, bem como das cinco forças competitivas de Porter. Descrever a rede de localização espacial da empresa e de seus parceiros, buscando explicitar os desafios e práticas enfrentados na gestão de estoques e movimentação interna de materiais.


JUSTIFICATIVA.

A cadeia de suprimentos representa um papel extremamente importante, pois devido ao mercado competitivo se tem a necessidade de conquistar o consumidor, que é cada vez mais exigente. Ter uma visão integrada de toda a cadeia deixou de ser um diferencial para tornar-se necessidade dentro das organizações. É preciso evoluir continuamente nos processos, buscando a maturidade que dará à empresa capacidades significantemente maiores de “sentir” a demanda, atendê-la e até mesmo de lançar novas tendências. Devem-se integrar todos os processos envolvidos em seu negócio e garantir todo o suporte fundamental para a realização da sincronização entre oferta e demanda. Logo, o cliente fica satisfeito e a empresa consegue obter seus resultados. Considerando essas informações, para elaboração desse trabalho foi escolhida a Magazine Luíza S.A., empresa brasileira considerada atualmente como um caso de sucesso dentro do setor varejista, para pesquisa e desenvolvimento em relação ao tema escolhido, e vem evoluindo a cada dia e se adaptando de forma permanente às necessidades do mercado, com o compromisso de levar os seus produtos e serviços a todas as pessoas de forma eficiente e produtiva. Desta forma, o presente trabalho será elaborado por meio de pesquisa bibliográfica, composta por artigos e livros.


CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA:

Segundo Ballou (2004), a cadeia de suprimento é um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor. Para o Supply Chain  Council, uma Supply Chain abrange todos os esforços envolvidos na produção e liberação de um produto final, desde o primeiro fornecedor do fornecedor até o último cliente do cliente. Quatro processos básicos definem esses esforços, que são: planejar, abastecer, fazer e entregar (Pires, 2004). Conforme Chopra & Meindl (2003), uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido ao cliente. A cadeia de suprimento não incluir apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadores, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Uma cadeia de suprimento é dinâmica e envolve um fluxo constante de informações, produtos e dinheiro (fundos) entre os diferentes estágios. O objetivo de toda a cadeia de suprimento é maximizar o valor global gerado.  O valor gerado por uma cadeia de suprimento é a diferença entre o valor do produto final para o cliente e o esforço realizado pela cadeia de suprimento para atender ao seu pedido. No desenvolvimento da pesquisa abordaremos as seguintes informações:

  • O que é uma cadeia de suprimentos;
  • O objetivo da cadeia de suprimentos;
  • Como funciona uma cadeia de suprimentos;
  • As atividades logísticas na cadeia de suprimentos;
  • Os processos para o bom desempenho do gerenciamento logístico;
  • Os softwares que são utilizados na cadeia de suprimentos;
  • Logística reversa;
  • Os canais de distribuição reversos;
  • Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) na logística reversa, e por fim;
  • Uma pesquisa realizada na Empresa Magazine Luiza, com suas:
  • Etapas da cadeia de suprimentos, mostrando também;
  • A cadeia de suprimentos da Magazine Luiza  
  • Logística reversa no pós-venda;
  • Logística reversa de sustentabilidade;
  • Os benefícios gerados pela coleta seletiva solidária, e;
  • A análise SWOT da Empresa Magazine Luiza.

2. O QUE É UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS?

Pode ser definido como a junção de uma série de processos que fazem parte do ciclo de vida de um determinado bem, desde a sua origem até a entrega ao destinatário final.Na prática, representa todas as atividades de compra de insumos, produtos, embalagens, armazenagem, beneficiamento, gerenciamento interno, venda e distribuição aos consumidores. Isto é, são todas as etapas pelas quais um produto passa dentro e fora da empresa, até que chegue ao destino final, o consumidor. Para que tudo isso funcione, invariavelmente é necessária a composição de toda uma infraestrutura. Nos moldes atuais, a cadeia produtiva é composta por máquinas, sistemas e profissionais especializados, além, é claro, de toda uma rede integrada capaz de otimizar o fluxo de comunicação e operação entre fornecedores e parceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (443 Kb)   docx (475.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com