TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Desafio

Por:   •  18/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

(O trabalho  concluído deve ter até 10 páginas, incluindo figuras e/ou anexos, se houver)

TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver

Nome do(a) autor(a)[1] 

Nome do(a) autor(a)[2] 

Nome do(a) prof(a) orientador(a)[3] 

  1. RESUMO

O resumo é uma síntese do trabalho e inclui somente as principais informações sobre o tema em questão. Apresenta-se no resumo o objetivo do trabalho, a metodologia utilizada na investigação, bem como os principais resultados com uma breve conclusão mencionando as principais contribuições do trabalho científico.  Tudo deve ser redigido na terceira pessoa, em voz ativa, numa sequência de frases concisas e objetivas, elaborado em único parágrafo, devendo ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras. As orientações aqui apresentadas se baseiam na norma para apresentação de artigo científico, NBR 6022 (ABNT, 2003).

Palavras-chave: palavra1. palavra2. palavra3. palavra4. (até 6 palavras importantes, relacionadas ao trabalho, que facilitariam sua busca e a classificação da área de estudo do mesmo).

  1. INTRODUÇÃO

O texto deste capítulo deverá conter uma breve introdução sobre o assunto que será abordado, com embasamento na revisão bibliográfica, buscando explorar a problemática da sua pesquisa, porém, sem detalhar o porquê ele acontece e quais são as implicações no seu estudo, uma vez que a ideia é demonstrar, ao longo do artigo, que foram feitas análises e levantados dados para se entender a situação foco do seu estudo. O enfoque desta parte é apenas situar o leitor onde são encontradas as principais informações e teorias do que será abordado no trabalho. Cabe aqui a justificativa do trabalho em questão, ou seja, a importância da solução para a problemática apontada, devendo ressaltar quais as contribuições para a sociedade, a empresa em estudo, o meio ambiente etc. Lembrando, a justificativa nada tem a ver com o que você quer fazer no seu trabalho e muito menos com a conclusão  do seu curso ou para contribuir com seus conhecimentos.

Não serão permitidas citações diretas. Em artigo científico não é recomendado o uso de citação direta, apenas indireta. Portanto, sempre que for citar algum autor, faça-o redigindo o texto com as suas palavras.

A citação indireta pode ser realizada de duas formas. A primeira é aquela em que <dizemos diretamente o que nos interessa e na sequência fechamos com o sobrenome do autor seguido do ano da publicação> (FULANO, 2013), conhecida como citação com autoria fora do contexto. A outra forma é aquela em que chamamos o autor de imediato e na sequência dizemos o que foi postulado, formulado etc. por ele. Essa é conhecida como citação com autoria dentro do contexto. Exemplo: Segundo Fulano (2013), <texto baseado no autor consultado>. Em todos os casos, no lugar de Fulano deve ser sempre colocado o Sobrenome do autor consultado. Em FONTES CONSULTADAS deverão constar todas as informações das referências usadas (citadas) no trabalho.

As partes em negrito foram utilizadas apenas para destacar a parte onde ocorre a citação, portanto, o texto redigido pelo autor não deverá estar em negrito. As partes destacadas em AZUL no parágrafo anterior foram utilizadas apenas para mostrar como se faz a citação quando o autor aparece dentro dos parênteses e fora deles.

  1. OBJETIVOS

Insira aqui os objetivos gerais e específicos do trabalho. Sempre que for escrever uma frase que represente os objetivos do trabalho, deverá ser utilizado o verbo no infinitivo (exemplos: verificar, produzir, caracterizar, desenvolver etc.)

O objetivo geral é aquele que apresenta a ideia central da pesquisa/trabalho acadêmico, devendo descrever de forma clara e sucinta a principal finalidade do estudo que está sendo realizado e qual a meta deve ser atingida.

Exemplo de objetivo geral:

"Verificar se existe relação entre o aumento do uso do celular com o aumento da facilidade de acesso à internet na região sudeste do Brasil."

Nesse caso, a finalidade do trabalho seria "verificar se existe relação entre o aumento do uso do celular com o aumento da facilidade de acesso à internet”. A delimitação seria “na região sudeste do Brasil”.

Objetivos específicos

Esses se relacionam diretamente com os objetivos gerais, pois auxiliam o entendimento do que é necessário para que o objetivo geral seja atingido, ou seja, servem como um guia do conteúdo que será abordado no trabalho e as etapas a serem atingidas e avaliadas.

Exemplo de objetivo específico

Em continuação ao exemplo anterior, os objetivos específicos poderiam ser:

  • Analisar o aumento de facilidade de acesso à internet no último ano;
  • Analisar o número de celular com acesso a internet da região sudeste brasileira;
  • Verificar uso de celular para acesso a internet da região sudeste;
  • Comparar o padrão de aumento do uso de celulares com o aumento do acesso à Internet.

  1. METODOLOGIA

Insira aqui a explicação dos métodos utilizados na pesquisa, como os dados foram levantados? Como se deu o levantamento bibliográfico? Quais ferramentas de engenharia foram utilizadas? Se o trabalho é um estudo caso, experimental ou pesquisa de campo? Não há necessidade de fazer explicação teórica aprofundada dos métodos de pesquisa (exemplo: O que é Estudo de Caso, O que é Levantamento Bibliográfico etc.), seja breve na explicação das teorias e cite a bibliografia pertinente. Informe também qual a importância dos métodos para auxiliar na resolução do problema ou realização da pesquisa.

  1. DESENVOLVIMENTO

Insira aqui como a pesquisa foi realizada, ou seja, como se deu o desenvolvimento do trabalho. Detalhe todos os procedimentos, estudos, relações físicas, matemáticas ou químicas, de gestão, administração etc. que devem ser explicadas para melhor entendimento do leitor. Não reproduza toda a teoria pertinente ao assunto, pois trata-se de um artigo e não monografia. Lembre-se, o artigo pode ter no máximo 12 páginas (o CONIC determina um máximo de 10 páginas).

  1. RESULTADOS

Insira aqui os resultados das análises realizadas no trabalho, lembrando que todo resultado deve ser discutido no texto. Portanto, não basta colocar os resultados nesta seção, tem que comentar, explicar e deixar claro para que o leitor consiga entender os dados obtidos. Nesta seção, espera-se que sejam apresentados gráficos, tabelas, informações processadas dos dados coletados durante a aplicação do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (245.8 Kb)   docx (225.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com