TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  13/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.028 Palavras (13 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 13

Faculdade Rede de Ensino UniDoctum

[pic 1]

                                          Nome: Edenilson Felipe Carvalho

Projeto Integrador

Ser Empreendedor

[pic 2]

Trabalho apresentado á disciplina PROJETO INTEGRADOR I – SER EMPREENDEDOR do curso EAD em pleno Ciências Contábeis, requisito para avaliação.

Orientador: Antônio Carlos Valente.

                                                                                                                                               

João Monlevade, 2020

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. MERCADO E SEU CONCEITO
  3. HABILIDADES EMPREENDEDORAS E PRÁTICAS GERENCIAIS
  4. TEORIA ADMINISTRATIVA
  5. INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS
  6. CULTURA ORGANIZACIONAL
  7. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


INTRODUÇÃO

O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa realizada em um comércio local da cidade de João Monlevade, observando suas técnicas administrativas mais básicas como também os mais modernos mecanismos de administração que tiveram origem na Revolução Industrial e nas primeiras teorias de Frederick Taylor e Henry Fayol, foi analisados também habilidades empreendedores e quais as práticas gerenciais   aplicadas e quais as teorias administrativas predominam no  local e como é sua estrutura organizacional.

MERCADO E SEU CONCEITO

A empresa é um sistema econômico – social organizado para produzir e ofertar produtos (bens ou serviços), que possam satisfazer as necessidades e desejo das pessoas, e com isto alcançar seus objetivos, sustentabilidade e continuidade. É um sistema composto por pessoas, conhecimentos, métodos, processo de trabalho, tecnologias, estrutura organizacional, políticas, normas e procedimentos, que interagem entre si gerando sinergia para o atingimento de objetivos predefinidos. Em outras palavras, podemos dizer então que uma empresa cria riqueza e existe para atender aos interesses da sociedade.

Quanto a Revolução Industrial podemos dizer que ela foi um alavanco para os empresários e seus empreendimentos, pois foi através dela que as empresas se tornaram potencialmente grandes. Seus trabalhadores eram escravizados explorados e forçados a trabalhar a mais de 15 horas diárias, realizavam as tarefas manualmente e totalmente subordinados ao proprietário, com o tempo os funcionários foram ganhando o seu espaço e seu devido valor, mas claro, com os esforços deles próprios que lutaram e correram atrás do melhor para si conquistando assim o seu espaço.

A empresa pesquisada iniciou suas atividades em 1977 com uma pequena mercearia de 80m² contendo apenas 5 funcionários. Três anos depois, com objetivo de oferecer melhor comodidade para os clientes que a cada dia se multiplicava, uma loja maior e com mais funcionários foi aberta, onde hoje é a matriz. Desde então, sempre prezando pelo bom atendimento e total satisfação dos clientes. No ano de 2005, inaugurou a segunda loja, com padrão de grandes cidades para trazer ainda mais conforto e comodidade que os clientes merecem, com um mix diversificado de produtos, com preços justos e atendimento diferenciado. A loja conta com vários setores como: açougue, hortifrúti, padaria, floricultura, lanchonete, sorveteria e estacionamento. Sempre buscando oferecer o máximo para a clientela, o mercado cresceu em 2016 e passou por uma reforma de grande escala, foram feitas várias melhorias entre elas: um moderno e amplo estacionamento contendo mais de 450 vagas, com esteiras rolantes e elevadores. A lanchonete cresceu e possui um moderno restaurante contendo um variado cardápio.

O mercado pesquisado conta hoje com mais de 600 funcionários, todos eles capacitados e treinados com extrema importância e valor para oferecer o máximo de qualidade e atendimento em serviço e produtos. Na busca pela excelência o atendimento os diferencia dos concorrentes por dedicar atenção total ás necessidades do cliente. Com um empreendimento variado e investimento crescente na qualificação dos colaboradores o mercado se destaca também pela tradição e dinamismo que marcou sua história.

Tendo em consideração a empresa pesquisada, podemos observar várias técnicas administrativas básicas até as mais modernas dos dias atuais que foram utilizadas para o sucesso e crescimento da empresa. Atuante há anos, crescendo e se modificando tornou-se a melhor ao decorrer do tempo, de um simples comércio local, passou a ser empresa de grande porte no Médio – Piracicaba.

Mas para que ela atingisse ao sucesso foi necessário se adequar e se atualizar, sendo assim, observa-se algumas técnicas e teorias usadas ao longo do seu progresso, como as teorias de Frederick Taylor e Henry Fayol que de define em:

  • Princípio do planejamento
  • Princípio do preparo dos trabalhadores
  • Princípio de controle
  • Princípio da execução
  • Divisão de trabalho
  • Autoridade e responsabilidade
  • Unidade de comando
  • Unidade de direção
  • Disciplina
  • Prevalência dos interesses gerais
  • Remuneração
  • Centralização
  • Hierarquia
  • Ordem
  • Equidade
  • Estabilidade dos funcionários.

Observa-se que são teorias distintas e objetiva que ajuda várias empresas de pequeno e grande porte para o alcance do sucesso, gerando satisfação tanto de quem gerencia quanto de quem presta serviços para mesma.

HABILIDADES EMPREENDEDORAS E PRÁTICAS GERENCIAIS

O perfil do empreendedor deve ser flexível, inovador e claro criativo, e este mercado se encaixa perfeitamente no perfil citado acima, sendo assim, observa-se que ela apresenta um ambiente favorável para inovação, com uma equipe motivada, empenhada e comprometida a estar sempre disposta a novas idéias e projetos para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com