TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador Negócios

Por:   •  8/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOCTUM DE JUIZ DE FORA

CIENCIAS CONTABEIS

IARINY MARCIA PORTELA DAMIÃO

PROJETO INTEGRADOR

 NEGÓCIOS II

Trabalho apresentado à disciplina PROJETO INTEGRADOR – NEGÓCIOS II - do Curso em EaD pleno em CIENCIAS CONTABEIS requisito para avaliação.

JUIZ DE FORA

2022[pic 1]

JUIZ DE FORA 2022

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................1

2 ENTREVISTA ..................................................................................................1

2.1 entrevista número 1 - O conceito de custos e como ele faz o controle dos custos fixos e variáveis da sua empresa?...........................................................2

2.2 entrevista número 2 - Planejamento e controle de estoque (se fazem como eles fazem) .........................................................................................................2

2.3 entrevista número 3 - Fluxo de caixa e controle financeiro...........................3

2.4 entrevista número 4 - Sistema financeiro......................................................3

2.5 entrevista número 5 - Taxa Selic e dificuldades que ele (empreendedor) se depara no mercado com a procura de crédito.....................................................5

2.6 entrevista número 6 - Mercado de Capitais...................................................6

3 CONCLUSÃO...................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

O Projeto integrador abre a possibilidade do discente um primeiro contato com a pesquisa e com a extensão. Dando condições dos alunos de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos através dos estudos. A proposta apresentada visou através de uma entrevista estruturada com um empreendedor, distinto pode-se dizer que ser empreendedor é diferente de ser empreendedor e segundo Telma Padilha (2011) essa diferença pode ser percebida na forma como cada pessoa administra uma empresa enquanto que o empreendedor é conservador e o empreendedor está em constante busca de melhorar e inovar.

O trabalho foi realizado através da entrevista com o empreendedor Jonathan Goulart. E nesta entrevista conta um pouco sobre sua experiência no ramo comercial.

O entrevistado falou que a cada dia que passa, abrir um negócio torna-se cada vez mais desafiador, e trabalhar nessa área exige mais do que uma simples afinidade.

Jonathan G. está identificando possíveis problemas e oportunidades. Assim, o principal objetivo deste trabalho é identificar como um empreendedor da nossa comunidade pode utilizar o conhecimento e as ferramentas de negócio disponíveis para apoiar a sua empresa. Para tanto, realizamos entrevistas estruturadas com os proprietários da fábrica de uniformes Charme localizada no município de Juiz de Fora.

Enfim a atividade desenvolvida forneceu uma grande oportunidade de estudo

e prática. Ampliando os conhecimentos das técnicas de pesquisa e extensão

desenvolvendo uma integração eficaz.

2 ENTREVISTA

2.1 1ª ENTREVISTA

  1. O que você entende como “custo” dentro da sua empresa?

No meu conceito e experiência, custo é o valor que uma empresa paga, a base de suas operações e tudo relacionado às suas atividades fabris.

  1. Como você faz o controle dos custos fixos e variáveis da sua empresa?

Nossos controles de custos fixos são planejados e controlados através de uma planilha de excel desenvolvida pelo Sebrae que adquiri através de uma pequena empresa de consultoria empresarial que trabalhei, onde faço o controle de despesas, custos e acompanho as margens variáveis ​​dos custos.

2.2   2ª ENTREVISTA

  1) Como funciona o planejamento?

Nossa empresa é uma empresa familiar, somos eu e minha mãe. Minha mãe começou esta fábrica de uniformes há oito anos e antes de eu me envolver ela estava lá apenas para pagar as contas, eu era novo nisso, sabe, mas vi o potencial da fábrica e decidi ajudar minha mãe, eu tornou-se seu parceiro. Um ano depois, e ainda estamos na estrada.

  2)E o controle dos estoques? (se realiza ou não e como são realizados).

Trabalhamos sob demanda, portanto ainda não há necessidade de estoque, e as compras de materiais são feitas sob encomenda.

2.3   3ª ENTREVISTA

  1) Fluxo de caixa é um instrumento de controle financeiro, você o conhece? Se sim, você acompanha a realização dele dentro da sua empresa?

Aprendi o que é fluxo de caixa através da Oficina SEBRAE Pequeno Empreendedor, onde aprendi que é uma ferramenta essencial para o crescimento saudável de uma empresa, principalmente para uma situação como a nossa onde não começamos a ver crescimento até este ano.

  2) O Fluxo de caixa contribui para a tomada de decisão com relação a investimentos e alocação de recursos financeiros para a operação da empresa?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com