TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

          CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

1º SEMESTRE

PRÉ PROJETO TCC:

MENORES MÃES SOLTEIRAS

Alunos:

GIUMAR ALVES NUNES                  RA-2292617045

LUZIÂNIA-GO

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

          CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO SOCIAL E GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS

1º SEMESTRE

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA:

PRÉ-PROJETO TCC

Pré-Projeto Tcc apresentado como requisito para aprovação da disciplina “Metodologia da pesquisa Cientifica ” sob orientação do professor-tutor presencial _______________e Tutor Ead- ________________.

LUZIÂNIA-GO

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................05
  2. JUSTIFICATIVA......................................................................................................06
  3. OBJETIVO................................................................................................................06
  4. METODOLOGIA DE PESQUISA...........................................................................07
  5. CRONOGRAMA.......................................................................................................08
  6. REFERENCIAS.........................................................................................................08

INTRODUÇÃO

O projeto se baseia em estudar um pouco sobre as vivencias das jovens que engravidam e não tem o apoio dos pais das crianças. São inúmeras as causas que podem levar as jovens a enfrentarem sozinha a difícil tarefa de ser mãe, o destino obriga essas jovens mães a exercerem esse papel sozinhas.

Iniciar o processo de maternidade já é difícil para as jovens imaginam sem a ajuda do companheiro, as dificuldades são enormes e muitas vezes essas jovens chegam ate a tomar remédios abortivos para não terem os bebês, porque ficam com medo do futuro que vem pela frente, e já as que têm os bebês tem mais medo ainda, pois não sabem o que é ser mãe e nem estão preparadas para exercer essa função.

Este projeto consiste em falar e argumentar um pouco mais sobre o que ocorre com essas jovens mães solteiras.

  1. JUSTIFICATIVA

O assistente social tem como função ajudar a comunidade, e durante essa pesquisa vamos falar sobre as mães solteiras e as dificuldades que encontram no seu dia a dia, vamos realizar pesquisas sobre os motivos que levam essas jovens a engravidar e todas as dificuldades que passam durante a gravidez e depois.

Iniciar-se sozinha na maternidade é uma realidade que tem aumentado nos últimos anos, uma nova organização familiar que se desenvolve com força nas sociedades modernas. Embora ao longo de todas as gerações o fato de uma mulher estar grávida sem ter marido é algo duramente criticado, são cada vez mais as jovens que, por diversos motivos, se iniciam sozinhas na grande aventura da maternidade.

Enquanto muitas mulheres adultas esperam obter estabilidade para poderem engravidar, as adolescentes têm filhos cada vez mais cedo, a presente pesquisa irá relatar um pouco mais sobre o que acontece com essas mães, e como se torna a vida delas após terem filhos, e quais as dificuldades encontradas pela maioria. Vamos tratar dos paradigmas encontrados acerca do assunto

  1. OBJETIVO

O objetivo do trabalho é acompanhar algumas mães solteiras e analisar o seu dia a dia de forma que possamos conhecer um pouco mais sobre a historia de vida de algumas e como fazem para garantir o sustento da nova família, e quais são as dificuldades encontradas por elas durante o seu dia a dia.

A falta de informações é uma das causas mais freqüentes da gravidez na adolescência, por mais que o ministério da saúde promova diversas campanhas a respeito do assunto os adolescentes ainda são mal informados.

Pesquisas realizadas recentemente mostram que a quantidade de jovens grávidas está superando a de qualquer outra década. Segundo as pesquisas mais de 20% das crianças nascidas no país são de meninas de menos de 20 anos, ou seja, a desinformação está grande, pois se houvesse mais informação haveria uma quantidade menor de meninas grávidas.

Esses dados são preocupantes, porque muitas meninas que engravidam são obrigadas a deixar os estudos, e isso acaba por diminuir o tempo de escolaridade e conseqüentemente a possibilidade de obter ascensão social.

 A gravidez na adolescência envolve muito mais do que problemas físico, mas também acarreta em vários problemas emocionais, jovens de 14 anos não são capazes de cuidar de um bebê, pois praticamente ainda soa bebês, além de perder uma importante fase da vida, pois vai passar os próximos quatro anos da adolescência aprendendo a ser mãe, quando deveria aprender a ser adulta. Quando o filho tiver 10 anos não irá saber dar o apoio necessário na escola, por não ter condições de ajudar, por não ter conhecimento necessário para lidar com certas situações.

O presente texto terá como introdução a diferença de mulheres que pensam para ter filhos e as jovens que tem filhos sem pensar, por impulso ou imaturidade. Os aspectos abordados serão a falta de informação, a irresponsabilidade e falta de dialogo entre pais, filhos, escolas e ate mesmo o governo.

As jovens mães devem se programar, se cuidarem, porque na maioria das vezes o problema pode não ser a gravidez e sim a transmissão de doenças, o que pode levar a conseqüências drásticas para as jovens.

Ser mãe não é uma tarefa nada fácil, quando se trata de mãe adolescente então nem se fale. A função materna deve ser exercida com equilíbrio e por varias vezes administrada por terceiros. As questões sociais abrem lacunas educacionais, a falta de apoio e diálogos sobre sexualidade pode acarretar em gravidez prematura e traumática na vida de uma menina-mãe. A maternidade precoce é tema de muitas discussões realizadas nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (131.2 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com