TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS: Domínio de habilidades do Assistente Social

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO EM GRUPO – TG

ACADÊMICA:

                 ELISANGELA NASCIMENTO DA LUZ      - RA 1500542

             

                                                                       

                                                                         

POLO

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM/ES

2016

GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS: Domínio de habilidades do Assistente Social

Desde a década de 80, a descentralização administrativa desencadeia transformações na formulação e na implementação de políticas públicas em todo o mundo. Porém, no Brasil, a institucionalização de apoio às reformas pró-descentralização das políticas sociais vem ocorrendo desde os anos 90. O processo de redemocratização proferiu-se a descentralização na sociedade brasileira a partir da demanda de movimentos sociais e por maior participação popular nos processos decisórios. Dessa maneira, o profissional de Serviço Social passou a atuar através da realização de atividades específicas a fim de garantir os vários processos que as políticas públicas tendem a passar até os resultados favoráveis obtidos em um projeto social.

As políticas sociais eclodiram a partir do crescimento do movimento operário, em oposição ao modo capitalista da sociedade burguesa, onde a reivindicação de direitos, cidadania política e social. Os projetos sociais passaram a se destacar e se fazer necessário em todas as políticas, seja ela nacional, estadual ou regional. Uma das principais funções de um projeto social são ações direcionadas à transformação da realidade do público-alvo, que na maioria das vezes se encontra em situação de vulnerabilidade social, sem garantia de suas condições básicas de sobrevivência ou impossibilitado de usufruir plenamente seus direito.

A atuação do Assistente Social, com a descentralização, passou a ser embasada na prática de estudos que revelam as condições de determinada área de abrangência dos projetos socais, isso inclui diversos estudos sobre: Dados populacionais do Público-alvo, estrutura do projeto destacando deficiências e potencialidades locais, realidade regional e suas problemáticas existentes, forças categóricas, intérpretes públicos e sociais envolvidos no contexto. Nesse contexto, o profissional de Serviço Social precisar utilizar diversas ferramentas para a formulação, implementação, monitoramento e gerenciamento, demonstrando sua ética e respeito para com a sociedade a qual está inserida.

O profissional de Serviço Social é capacitado para o enfrentamento das manifestações da questão social. Existe a necessidade que o profissional do Serviço Social, ao assumir ações na gestão, reconheça seus objetos de trabalho e as funções exercidas como matéria e atribuições do assistente social para que não ocorra uma crise de identidade, que possa descaracterizar a profissão.

 Na gestão de instituições o trabalho do profissional de Serviço Social tem uma característica essencial que é de sempre estar avaliando o andamento do projeto, pois uma vez tendo início, o cumprimento do seu cronograma, seu tempo determinado incluindo as eventualidades é fundamental para o sucesso do mesmo, pois através do planejamento os contratempos são esperados e contabilizados.

Sendo assim, a investigação enquanto um componente fundamental do exercício profissional permite o desvendamento da realidade para propor alternativas de ação compatíveis com as necessidades e interesses dos usuários. Segundo a disciplina estudada a prática da investigação deve ser a ferramenta mais usada pelos profissionais em Serviço Social, tendo o seu início com a instituição, no intuito de conhecer seus ideais, filosofia e idoneidade.

Ao realizar as pesquisas sobre a relação entre os recursos institucionais necessários e disponíveis o perfil dos usuários e demandas (reais e potenciais) o profissional está em seu perfil de planejamento das ações, objetivando identificar e estabelecer prioridades entre as demandas a fim de contribuir para a reorganização dos recursos institucionais e planejamento de rotinas e ações necessárias; efetuando estudos em relação aos espaços de controle social a fim de subsidiá-los, tendo em vista o fortalecimento de seu potencial político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (89.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com