TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SURGIMENTO E PRINCIPAIS AUTORES

Por:   •  28/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

SURGIMENTO E PRINCIPAIS AUTORES

A Escola Controlista ou Escola Veneziana surgiu em Veneza, na Itália, no ano de 1880, com a publicação do livro “La Ragioneria”, de Fabio Besta, seu principal mentor.

A origem desta escola se deu em contraposição as ideias de Gioseppe Cerboini, fundador da Escola Personalista, na qual se entendia que as contas representavam pessoas, ou seja, o administrador da empresa seria o responsável por todos os direitos e obrigações da própria empresa. E, ao contrário, Besta se preocupava com o conteúdo das contas e não a forma com estas se apresentavam.

O Controlismo pautou-se no estudo do controle econômico que era obtido por meio da administração do patrimônio da empresa com a finalidade de gerar riquezas. A marca da Escola Controlista era a diferenciação entre o que vem a ser Administração geral e Administração Econômica. Aquela, enquanto ação de administrar; esta, a ação de administrar o patrimônio da empresa, tendo por objetivo a obtenção de mais riquezas, portanto, uma riqueza econômica.

Com o surgimento da Escola Veneziana, além de Fabio Besta, seus principais estudiosos foram Vittorio Alfieri, Carlo Ghidiglia, Pietro D’Alvise, entre outros.

Fabio Besta nasceu na cidade de Teglio Valtellina, na região da Lombardia, quase na divisa da Itália com a Suíça, em 1845. Em 1868, graduou-se e se tornou contador pelo Instituto Técnico Comercial de Sondrio. Dedicou-se à docência a partir de 1872 na mesma instituição.

Besta escreveu diversas obras, mas a sua principal contribuição foi o livro “La Ragioneria”, em três volumes, obra que marcou o surgimento da Escola Controlista. O referido pensador faleceu aos 77 anos na sua cidade natal, em 1922 e deixou um legaod de ideias e pensamentos para a contabilidade, influenciando, ainda, outras escolas, como a Neocontista.

Outro pensador da Escola Veneziana é Carlo Ghidigia, considerado um grande doutrinador desta escola. Nasceu na Toscana (Itália) em 1870, dedicando-se ao ensino da Contabilidade.

O citado autor além de estudar o histórico da Contabilidade Pública, também foi um teórico da doutrina controlista e defendeu o conteúdo científico da Contabilidade. É considerado, dentre os discípulos de Besta, o mais importante estudioso do Controlismo, por seu vasto conhecimento e contribuição intelectual. Seu principal colaboração científica é o estudo da riqueza, estudo das funções da riqueza e estudo dos agregados da riquezas, como fenômenos patrimoniais.

Com pouco mais de 25 anos, esse emérito estudioso já tinha obra publicada e seu nome já se constituía em evidência no campo cultural. Morreu muito jovem, aos 43 anos, em 1913.

Outro teórico é Vittorio Alfieri que nasceu em 1863, na cidade de Turim, na reigião de Piemonte (Itália). O citado pensador formou-se contador e perito comercial na mesma cidade. Também foi professor, tendo cursado magistério para a formação de professores de contabilidade ministrado por Besta, sendo considerado o mais fiel seguidor deste.

Alfieri publicou diversas obras, tendo como principal a obra “La Ragioneria Generale”. Contribuiu com a revisão e ampliação da obra de Fabio Besta, sendo considerado o mais valoroso historiador da contabilidade, depois de sue mestre. Também ganhou destaque por desenvolver as leis de controle econômico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com