TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sindicato Rural

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.956 Palavras (16 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 16

1.Introdução

O estudo deste trabalho busca o entendimento oriundo da prestação de contas da entidade sindical rural do Distrito Federal –DF e com o cumprimento do estágio curricular e do enceramento do curso de ciências contábeis, visando demonstrar a importância da Contabilidade Rural para o pequeno, médio e grande produtor rural, vista como uma ferramenta gerencial, que permite, por meio da informação contábil, o planejamento e o controle orçamentário para a tomada de decisões.

Trata-se de estudo de caso realizado com produtores rurais do Distrito Federal junto ao sindicato rural, localizado na Federação da Agricultura e Pecuária do DF – FAPE com o objetivo analisar alguns aspectos na área rural, com enfoque no uso da contabilidade rural como ferramenta para suprir as necessidades de planejar, orçar, organizar e orientar a gestão do patrimônio familiar.

Na contabilização que será apresentada neste trabalho segue o Plano de Contas especificamente utilizado pelo sindicato, os fatos contábeis são outros que segue devidamente subscrito, na mesma ocasião é considerado bens necessário para uso pela entidade. Segue também a tabela com memórias de cálculos com os referidos valores contabilizados, A estrutura de capital, bens necessários onde servirá para utilização para o funcionamento.

E nas Demonstrações Contábeis segue as principais, onde apresentarei em anexo a produção textual desde caso de estudo. O Balanço Patrimonial, Demonstrações de Resultado do Exercício, Demonstrações do Superávit e ou Déficit.

E por fim, ao longo da pesquisa constatou-se que a contabilidade rural ainda é uma ferramenta administrativa, pouco utilizada pelos produtores rurais, que quando a utilizam, ela destina-se, praticamente para fins tributários apenas. A pesquisa demonstrou o desconhecimento e o pouco interesse dos produtores rurais em utilizar a contabilidade gerencial como ferramenta para auxiliar na tomada de decisões, e além disso, demonstram preocupação com o fisco.

2. CONTABILIDADE RURAL

        

A Contabilidade Rural, também denominada Contabilidade Agraria, é a especialização da contabilidade que se ocupa dos atos e fatos administrativos das empresas rurais. A Contabilidade Rural, de acordo com a nossa divisão da contabilidade pode ser pública ou privada.

 “A Contabilidade Rural é aquela que tem suas normas baseadas na orientação, controle e registro dos atos e fatos ocorridos e praticados por uma empresa cujo objeto de comércio ou indústria seja agricultura ou pecuária”. Calderelli (2003, p. 180),

O papel da Contabilidade Rural, bem como de toda a ciência contábil, é sobremodo saliente. No momento em que se avalia a importância da Contabilidade Rural em gerar informações para a tomada de decisões, a empresa, para obter sucesso, deverá estar subordinada a uma administração eficiente, e isso requer conhecimento do negócio, do capital, da especialização e da modernização da agropecuária. É justamente nesses aspectos que a empresa rural apresenta carências e prejudica todo um processo de desenvolvimento e modernização do setor.

Crepaldi (2005) descreve a finalidade da Contabilidade Rural como a de orientar as operações agrícolas e pecuárias; medir e controlar o desempenho econômico-financeiro da empresa e de cada atividade produtiva; apoiar as tomadas de decisões no planejamento da produção, das vendas e investimentos; auxiliar nas projeções de fluxos de caixas; permitir comparações à performance da empresa com outras; conduzir as despesas pessoais do proprietário e de sua família; justificar a liquidez e a capacidade de pagamento junto aos credores; servir de base para seguros, arrendamentos e outros contratos e gerar informações para a Declaração do Imposto de Renda. Crepaldi (2005) comenta ainda, que a contabilidade rural é uma ferramenta pouco utilizada pelos produtores, pois é vista como uma técnica complexa, com baixo retorno na prática, ela é conhecida apenas para a Declaração do Imposto de Renda.

3. CONTABILIDADE SINDICAL RURAL

É a forma de estudar os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, e em especial a do sindicato, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desses fatos, com fim de oferecer informações e orientação necessária à tomada de decisões sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico da riqueza patrimonial.

3.1 OBJETIVO E FINALIDADE

O objetivo da Contabilidade Sindical é sem dúvida alguma, observar o patrimônio da entidade, considerando, naturalmente a qualidade e a quantidade dos aspectos que diz respeito ao modo pelo qual ele se apresenta em determinado momento, no início e no fim de cada exercício, e na liquidação das entidades e ao que pertence ao patrimônio da entidade. Diz respeito ainda à maneira como ele se apresenta em suas variações e nas suas sucessivas variações, operações privativas da entidade a que pertence realizadas com seus elementos componentes. Tudo isto podemos ver em forma de estudo sobre o balanço patrimonial e é sobre ele que se pode observar e acompanhar as suas oscilações e evoluções constantes, bem com examinados os resultados das operações, suas causas e efeitos.

Seus Fins trata da elaboração eficiente e constante que ela se presta sobre a administração econômica, no exercício de suas funções. Eles se desenvolvem sobre várias formas de cooperação, sobretudo na parte concernente na escrituração que trata da análise, coordenação, síntese e relato administrativos. A Contabilidade desta forma busca no seu exercício uma vigilância constante sobre os seus elementos componentes do patrimônio, sobre as operações realizadas e assim sempre informando a administração os seus aspectos estáticos e dinâmicos.

4. ATOS E FATOS ADMINSTRATIVOS

Existe o fato Administrativo que não altera o patrimônio, que podemos citar alguns exemplos; uma boa tomada de preço saber tomar um financiamento com menores juros. E ainda o Fato Administrativo que não altera o patrimônio exemplo compra de imobilizados como moveis e bens para uso da entidade.

5. Escrituração

Como parte integrante e indispensável a toda Contabilidade, a Escrituração, que nada mais é do que o registro dos fatos administrativos a arte de escrever em boa ordem nos livros apropriados todas as transações efetuadas de acordo com os princípios fornecidos pela Contabilidade. A escrituração tem papel importante na demonstração prática dos resultados das gestões das empresas rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (160.6 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com