TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do sindicato rural de Nova Xavantina

Por:   •  18/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.838 Palavras (8 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Aberta do Brasil

Universidade Federal de Mato Grosso

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Municipal/PNAP

Regiana Ribeiro dos Santos

 Projeto de pesquisa: Analisar a gestão do sindicato rural de Nova Xavantina – MT, frente às políticas de aperfeiçoamento.

.

         Projeto apresentado ao Curso de Pós-Graduação em Gestão Publica Municipal do Departamento de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso como requisito parcial para à aprovação da disciplina Metodologia de Estudos e Pesquisas em Administração.

                       Orientador Acadêmico: Deisy Martins Santos Toloti

                        Professora Formadora: Dra. Neiva de Araujo Mar

                                               Nova Xavantina/MT        

                                                               Maio/2013

Sumário

  1. Introdução
  2. Objetivo Geral
  3. Objetivos específicos
  4. Justificativa
  5. Revisão Teórica
  6. Metodologia
  7. Cronograma
  8. Orçamento
  9. Referências Bibliográficas.

1. Introdução

O sindicalismo rural, que somente é regulamentado em 1962, (Junior, 1998) no contexto das tentativas de reelaboração do pacto populista, liderado por João Goulart, que não se pautou por acordos com a oligarquia rural, que o rejeitava frontalmente, mais levou ao extremo o corporativismo, o aparelhismo e a referência de "ação" limitada à base territorial de abrangência municipal.

Porém, desde 1903, se registram as primeiras tentativas (no plano legal) de organização sindical do trabalhador rural. No entanto, através do Decreto 979, as intenções já apontavam para o cerceamento da liberdade de organização dos trabalhadores rurais principalmente os colonos do café, que iniciavam movimentos de resistência e contestatórios às condições de trabalho vigentes (Souza, 1994).

O sindicalismo brasileiro tem sido marcado ao longo dos anos por características predominantes de organização, a necessidade de um representante das causas trabalhistas frente ao Estado esta diretamente relacionada à criação do sindicato.

No âmbito das ações municipais, há um sindicato que esta diretamente relacionada à sua gestão nas ações coletivas voltada para a sociedade.

De acordo com Dalberio (2008) A palavra gestão vem do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere, e seu significado é levar sobre si, carregar, chamar a si, executar, exercer e gerar. Assim gestão passa a ser uma nova forma real de gerenciar com democracia, algo que repasse para a comunidade seu objetivo principal que é de trabalhar com uma política voltada a promover ao indivíduo a oportunidade de desenvolvimento e capacidade necessária para adentrar no mundo do trabalho.

Todas as ações governamentais, em qualquer esfera do governo, sejam federais, estaduais e municipais se define como Política pública (Gobert, Muller, 1987). E essas políticas são totalmente focadas no controle de fiscalização da administração pública, as mesmas são diretamente voltadas para o bem social, (Nievola, 2011).

As politicas publicas atua diretamente na desigualdade social (Heredia, 2006) promovendo melhora na qualidade de vida e bem estar social das comunidades. A ação política revela a essência do poder publico frente à sociedade, as desigualdades sociais são inúmeras, e a política do sindicato rural é promover cursos de aperfeiçoamento a comunidade rural que muitas das vezes se torna quase que desconhecida para os políticos (Ribeiro & Galizoni, 2003) e (Nunes & Nascimento, 2010) e são por meio do sindicato que são implantados os recursos para pequenos projetos na comunidade rural, a promoção de cursos e palestras que são de grande valia para os agricultores no que se refere ao manejo e preservação do solo. Essas ações também estão sendo implantada na comunidade urbana contribuindo desta forma para o desenvolvimento do município.

Portanto o objetivo da pesquisa é Analisar a gestão do sindicato rural de nova xavantina, frente às políticas de aperfeiçoamento e disponibilizar a sociedade informações acerca de suas ações promocionais.

2. Objetivo Geral

 Verificar a aplicabilidade dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo sindicato.

3.  Objetivos específicos:

3.1. Pesquisar quais cursos que tem maior demanda;

3. 2. Pesquisar quanto alunos já realizaram estes cursos;

3. 3. Verificar a aplicabilidade dos cursos na vida laboral dos alunos.

4. Justificativa

No âmbito de uma sociedade, faz se necessária à aplicação de políticas voltada a promoção social. Para (Teixeira, 2002), Competências são responsabilidades e encargos atribuídos a cada esfera governamental para realizar sua gestão. São definidas na Constituição Federal e, no caso dos municípios, detalhadas nas Leis Orgânicas. A comunidade de Nova Xavantina é muito carente e o trabalho realizado pelo Sindicato Rural, vem fazendo a diferença no aperfeiçoamento e qualificação de produtores rurais e moradores da zona urbana com promoções de cursos em varias áreas de atuação. A elaboração deste projeto busca apresentar pra populução a grande importancia dos cursos de aperfeiçoamento promovido pelo sindicato contribuindo para o preparo e a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. O projeto funciona como uma ferramenta de pesquisa no funcionamento desses cursos, na viabilização  e relevancia  para a comunidade.

5. Revisão Teórica

Ações políticas de hoje estão bem distribuída por toda parte do país, hoje as decisões do Governo tem envolvimento da população. Para (Junior, 1998) que relata sobre o sindicalismo rural no Brasil, a movimentação, a união, fez frente à criação do sindicalismo, pois antigamente faltava um representante que pudesse levar seus pareceres, reivindicações e necessidades para o Governo (Estado). Então se criou o sindicato que pudesse representar esses trabalhadores.

Para  (Heredia, 2006)  Gênero e acesso a políticas públicas no meio rural brasileiro, as desigualdades sociais são inúmeras e as ações do sindicato frente as políticas publicas vem auxiliando a zona rural e urbana, apesar dessas políticas atingirem essas comunidades tardiamente.  (Nunes & Nascimento, 2010) fala sobre Políticas Públicas Via Sindicalismo Rural, as ações promovidas pelo sindicato rural têm auxiliado na vida de trabalhadores.  Já (Ribeiro & Galizoni, 2003) discute a população rural e gestão, por meio das políticas publicas que o sindicato promove às ações a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (224.4 Kb)   docx (159.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com