TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Software Livre

Por:   •  11/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

O ator Eric Steven Raymond foi um dos representantes pelo movimento open source e visto como um ícone no movimento “software livre”. Esse livro trata-se sobre os métodos de engenharia de software, baseado em suas observações do processo de desenvolvimento do Linux e suas experiências administrando o projeto Fechtmail.

Em sua obra, o autor apresenta sua trajetória em relação ao projeto Fechtmail e como o software se tornou um código aberto e a evolução que ocorreu devido a cooperação entre usuários e desenvolvedores.

Ele relata também que o Linux é o sistema mais colaborativo, já que conta não com um, mas com milhares de desenvolvedores que buscam sempre aperfeiçoar, formar parcerias e partilhar entre si afim de atingir uma melhora de softwares e códigos abertos.

Um outro ponto, é a visão que o autor tem sobre um projeto que inicialmente não é dele, mas que pela sua experiência ou até mesmo pela sua intuição, decide ter uma visão de melhoramento sobre o projeto que então na época se Popclient”. E é aí que entra um dos grandes diferenciais apontados no texto entre o estilo “Catedral e Bazar”. Durante toda a sua narrativa ele expõe argumentos sobre como um sistema mais “fechado” pode ocorrer um certo acomodamento por parte do desenvolvedor enquanto que quando existe a troca de códigos, o projeto é revisto mais vezes, atendendo sempre as expectativas dos clientes, diminuindo assim a insatisfação por parte destes e atingindo possivelmente um nível muito maior que o imaginado no início, “havendo olhos suficientes, todos os erros são óbvios” (RAYMOND, 1999). Percebe-se inclusive, que ocorreu isso com o fechtmail pois o autor conta de forma até um pouco indignada a trajetória do projeto e percebe-se ao longo dos capítulos a proporção muito maior que esse software toma a partir do auxílio de outros usufrutuários do kernel Linux.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (32.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com