TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TIRADENTES

      CIÊNCIAS CONTÁBEIS

      MARIA ASSUNÇÃO ALVES NASCIMENTO

RESUMO INFORMATIVO:

PLÁGIO NO MEIO EDUCACIONAL E AS MEDIDAS QUE VÊM SENDO ADOTADAS PARA COMBATÊ-LO NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

             ARACAJU – SERGIPE

2020

da Costa, D. D. S. V., & de Oliveira, T. (2019). Plágio no meio educacional e as medidas que vêm sendo adotadas para combatê-lo no Brasil: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação17(1), 435-445. Disponível em:  https://doi.org/10.22456/1679-1916.95851 Acesso em: 14 abr. 2020

Com o crescimento do acesso à internet e o surgimento de aplicativos, ficou mais prático realizar pesquisas. Todavia, a facilidade de acesso a trabalhos acadêmicos tornou-se um problema quanto a existência de plágios apresentados nas instituições de ensino.

No estudo apresentado foi realizado uma Revisão Sistemática de Literatura para analisar publicações que tratam sobre o plágio no meio da educação no Brasil e suas perspectivas quanto ao combate do mesmo. A partir dos dados obtidos elaborou-se estratégias e medidas, no sentido de combate-lo.

Nos plágios os alunos copiam as pesquisas já publicadas e assumem a autoria quanto a construção do texto apresentado. Existe uma preocupação no Brasil quanto a este procedimento e por isso estão sendo criadas algumas diretrizes para garantir a integridade das publicações científicas no meio acadêmico do país.

De acordo com estudos analisados da literatura científica nacional percebeu-se que o plágio foi identificado com mais intensidade na graduação e pós-graduação do ensino superior. Quanto ao ensino médio, verificou-se que é fundamental que haja a realização de estudos amplos abrangendo situações diferentes dos ambientes universitários para que a partir daí medidas mais efetivas sejam realizadas para combater o plágio em todo o ambiente educacional do país.

Dentre os artigos analisados, identificou-se alguns meios para combater o plágio.  A utilização de um software é um exemplo que ajuda na detecção do plágio e visa a diminuição de similaridade com textos originais. A existência desse instrumento objetiva reeducar os alunos sobre a gravidade do plágio acadêmico, motivando a escrever com originalidade. Além deste meio utilizado é necessário também a colaboração dos professores para fazerem a sua parte, verificando se está havendo prática desonesta na elaboração dos trabalhos dos alunos.

Por outro lado, os estudos mostram que o plágio pode ter a sua diminuição através da educação acadêmica com a conscientização dos alunos, assim como apoio educacional e infraestrutura adequada para detectar e penalizar possíveis plágios. Outrossim, mostrar aos alunos a necessidade de manter a integridade acadêmica, é um meio efetivo de orientar acerca do plágio nas instituições de ensino.

Foi verificado através da pesquisa realizada que nos últimos anos no Brasil, houve vários estudos falando sobre o tema plágio abordando a sua prática no ensino superior.   A maior parte destes estudos dá ênfase à estratégia de detecção de plágio e poucos mencionam sobre sua prevenção nas instituições de ensino e sobre ferramentas computacionais que auxiliem no trabalho de combate ao plagio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (103.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com