TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DE ATUÁRIA USADO NA EMPRESA

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.127 Palavras (9 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 RAMO DE ATIVIDADES........................................................................................4

2.2 TEMPO DE EXERCÍCIO NA ATIVADADE............................................................4

2.3 ORGANOGRAMA..................................................................................................4

2.4 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA E PRINCIPAIS DESAFIOS.............................6

2.5 CONCEITOS USADOS..........................................................................................6

2.6 TIPO SOCIETÁRIO E COMPOSIÇÃO DO NOME................................................7

2.7 VALORES..............................................................................................................8

2.8 CONCEITOS DE ATUÁRIA USADO NA EMPRESA.............................................9

2.9 OPINIÃO DO GRUPO PARA MELHOR GESTÃO................................................9

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisa realizada com uma empresa de nossa cidade, onde foram feitos vários questionamentos, qual o ramo de atividade da empresa, tempo de atividade, organograma, os desafios enfrentados, dentre outros.

A empresa pesquisada é uma cooperativa, e o seu principal ramo de atividade é o recebimento, beneficiamento e comércio de arroz. Esta empresa está no mercado há 30 anos, e é bastante sólida. Em recente pesquisa realizada pela revista Exame, ela aparece na posição 790, das “Melhores e Maiores” do Brasil.

Será visto neste trabalho que, a empresa se preocupa com a administração, e conta com vários profissionais, contadores próprios, controle de caixa, setor fiscal e auditoria interna e externa. E também com ferramentas de gestão financeira como, orçamentos e previsão de custos, de produção, de vendas, de recursos humanos, entre outros.

Esta empresa é uma sociedade cooperativa, portanto, é de responsabilidade limitada, ou seja, a responsabilidade do associado pelos compromissos da sociedade se limita ao valor do capital por ele subscrito.

Ainda, veremos que esta empresa se destaca pela responsabilidade, ética, igualdade, transparência, plano de participação nos resultados, valorização dos associados e colaboradores, com isso cresce ano após ano.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa que colaborou para a realização deste trabalho é uma cooperativa do ramo de Arroz, localizada no distrito industrial de São Luiz Gonzaga/ RS, sendo que, foram feitos diversos questionamentos a respeito das atividades desta empresa.

2.1 RAMO DE ATIVIDADE

O principal ramo de atividade desta empresa é o recebimento, beneficiamento e comércio de arroz. O grão é recebido nas unidades da empresa espalhadas pela região, as principais são as unidades de Garruchos/RS e São José (Santo Antônio das Missões/RS), a cooperativa também recebe os grãos de produtores de Vitória das Missões/RS.

O beneficiamento acontece em engenho próprio, localizado na sede em São Luiz Gonzaga/RS, o engenho trabalha 21 (vinte e uma) horas por dia e sua produção diária é em torno de 1.300 (mil e trezentos) fardos de arroz.

Parte da produção é destinada ao comercio local e região. A empresa, ainda, comercializa seu produto para os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A empresa também atua na exportação de seus produtos, que é feita pelo Porto de Rio Grande.

2.2 TEMPO DE EXERCÍCIO NA ATIVIDADE

A empresa foi fundada em 1985, com o objetivo de satisfazer as necessidades de produtores da região e do município de ter uma agroindústria na própria cidade para beneficiar alimentos, inicialmente foi aberto um moinho de trigo, mas com pouca demanda foi desativado, para dar lugar ao engenho de arroz, que foi construído com a finalidade de receber e beneficiar a produção de arroz em casca dos sócios. Atualmente a agroindústria conta com o engenho, uma fábrica de rações e recebimento de diversos tipos de grãos.

2.3 ORGANOGRAMA DA EMPRESA

O organograma da empresa se dá por a diretoria geral, que seria a matriz, contando com o presidente, vice-presidente e diretor superintendente, e demais cargos administrativos.

O gerente da unidade é quem toma as decisões, coordenando os setores, auxiliado pelo administrativo, e operacional, que conta com dois funcionários para emissão de notas, caixa da unidade, balança e análise do arroz.

Na parte operacional, a unidade conta com um encarregado operacional que distribui o trabalho aos colaboradores.

Também fica a cargo do gerente da unidade coordenar, negociar preço e fiscalizar o trabalho dos setores de logística e vendas, que são terceirizados.

O organograma desta empresa é assim:

2.4 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA E PRINCIPAIS DESAFIOS

A administração contábil é própria, ficando a cargo dos contadores da matriz, e sendo auxiliado pelos gerentes e o pessoal do administrativo, que fornecem as informações aos contadores, que coletam os dados fazendo todas as demonstrações contábeis, obrigações tributárias e emitem os resultados.

O caixa da unidade é uma sub conta, que recebe apenas ativo, declara e transfere os ativos e passivos para pagamento no caixa sede.

Também conta com o setor fiscal, que auxilia nas questões de legislação e burocracia da unidade. O controle financeiro fica a cargo do gerente. A empresa conta, também, com um setor de auditoria interna e uma externa, esta terceirizada, que fiscalizam todas as operações.

Os principais desafios deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com