TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS NÍVEIS ESTRATÉGICOS E TIPOLOGIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  26/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIO 02

NÍVEIS ESTRATÉGICOS E TIPOLOGIAS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2.1. Qual é o objetivo do SIE (Sistema de Informações Executivas):

as. Este tipo de sistema de informação tem como objetivo primordial ampliar as possibilidades de alternativas para problemas organizacionais, assim como permitir a exploração das informações disponíveis que possibilitem ao gestor traçar novos rumos e comportar-se de maneira pró-ativa face ao ambiente em que se encontra

2.2. Qual o objetivo do artigo? Quais as justificativas apresentadas para esse estudo?

O objetivo é fazer uma incursão teórica nas características de um sistema de informações executivas, além de fazer uma reflexão sobre sua aplicação no suporte ao processo de gestão empresarial

2.3. Tendo em vista o referencial teórico do artigo, conceitue Dados, Informações e conhecimento.

Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. A “informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões”. Conhecimento “é a combinação de instintos, idéias,  regras e procedimentos que guiam ações e decisões.” Explica, ainda, que dados são formatados, filtrados e manipulados para criar informação. A conversão de dados em informação é baseada em conhecimento acumulado sobre como formatar, filtrar e manipular  dados para serem úteis em uma situação.

2.4. Campos Filho (1994) destaca que o sistema de informação é baseado em quatro  componentes reunidos de modo a permitir o melhor atendimento aos objetivos da   organização. Destaque quais são esses componentes e exemplifique-os (conceito).

a) a informação (dados formatados, imagens, sons e textos livres);

b) os recursos humanos (que coletam, armazenam, recuperam, processam, disseminam e utilizam as informações);

c) as tecnologias de informações (o hardware e o software); e

d) as práticas de trabalho (métodos utilizados)

2.5. Nos diversos conceitos de SIE apresentados no estudo observa-se a convergência para o fato de que este sistema deve possibilitar praticidade na utilização pelo alto executivo e apoiar a tomada de decisão nesse nível estratégico. Assim, conforme as conclusões dos autores deste estudo, cite as características esperadas de um sistema de informação voltado aos gestores responsáveis pelas tomadas de decisões estratégicas.

Como o foco é a saída das informações para o gerente, a geração dos relatórios em vez de mostrar as transações ocorridas, passa a apontar, por meio de resumos e filtragens, indicadores-chaves para omonitoramento e análise das informações. Dessa forma, entende-se que o sistema de informações gerenciais proporciona ao gestor condições de controlar as diversas rotinas administrativas e é fonte orientadora para o processo decisório.

2.6. Segundo o artigo, os sistemas de informações são classificados em dois blocos: os sistemas de apoio às operações e os sistemas de apoio à gestão. Descreva quais sistemas fazem parte desses dois grupos e seus objetivos.

O primeiro grupo abrange o sistema de automação (SA) e o sistema de processamento de transações (SPT). O SA tem como objetivo automatizar processos onde haja a mínima intervenção do ser humano, enquanto que o SPT tem a incumbência de processar e registrar as transações que são realizadas na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com