TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE CONTRATOS

Por:   •  26/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  679 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]


Universidade Fasipe Rondonópolis

Curso de ciências Contábeis

        

Leticia, Luiz Angelo, Jean.

Auditoria Financeira

Rondonópolis

2022

Leticia dos Reis Sousa, Luiz Angelo, Jean¹[pic 2]

           Eliezer Moreira²

           Universidade Fasipe Rondonópolis

           Curso Ciencias Contabeis – 10/09/22

  1. INTRODUÇÃO

A auditoria financeira é um processo vital para uma boa gestão empresarial, tanto para negócios de grande quanto de pequeno porte. Ela é um importante processo sistemático de análise para aferir a realidade e certificar que os saldos presentes nos registros contábeis, relatórios gerenciais, extratos bancários e no boletim de caixa estão de acordo com os valores físicos da empresa. Afinal, se os dados não estiverem corretos, o gestor não conseguirá tomar as melhores decisões para o futuro do negócio.

Além disso, ela também foca em verificar como o dinheiro da empresa está sendo gasto, além de fiscalizar os mecanismos financeiros do empreendimento para identificar se os controles internos são adequados o suficiente para detectar ou prevenir fraudes.

Para chegar a essas conclusões, é papel dos auditores mapear absolutamente todos os processos financeiros de cada departamento da empresa, além de entender a origem e o destino de cada real que passou pela conta do negócio. Isso significa analisar transferências bancárias (de onde veio e para onde foi), pagamentos de fornecedores, salários, compras, pagamentos de dividendos, multas e outros.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

American Accounting Association define auditoria financeira como:

Um processo sistemático de obtenção e avaliação objetiva de evidências

relacionadas a afirmações a respeito de ações e eventos econômicos, para

aferir a correspondência entre essas afirmações e critérios estabelecidos e a

comunicação dos resultados a usuários interessados (1972, p. 18 apud

GRAMLING et al., 2012, p. 6).

Uma empresa que realiza com frequência o processo da auditoria em suas finanças tem a certeza de que os seus saldos registrados estão de acordo com os valores existentes, bem como aqueles que estão no banco, aplicações e outros destinos. Por causa disso, ela pode se beneficiar de algumas vantagens competitivas importantes como:

Melhor tomada de decisão: A gestão financeira do negócio se beneficia de ter informações mais precisas e confiáveis. Dessa forma, é possível tomar melhores decisões que trarão efeitos positivos para a empresa.

Melhor adequação às leis: Quanto mais uma empresa cresce, maiores são os riscos de erros que possam quebrar a lei. Por isso, a auditoria beneficia o negócio ao testar os seus mecanismos financeiros e identificar possíveis falhas ou fraudes.

Reduzir custos: A auditoria ajuda a empresa a identificar se existem falhas de administração, prejuízos ou outros problemas que acarretam em custos desnecessários ao negócio. Assim, ela permite que os problemas sejam eliminados e o negócio seja operado com menos burocracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com